Um artigo divulgado em JAMA Pediatrics ressalta a importância vital do rastreamento precoce e das intervenções terapêuticas para crianças com autismo, fornecendo insights para pais e cuidadores sobre o desenvolvimento infantil e os sinais de alerta para o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Fonte: Vasudevan V, Nagel A, Thompson LA., 2024
Cada criança se desenvolve em seu próprio ritmo, apresentando habilidades únicas em áreas como comunicação, habilidades motoras (grossas e finas), sociais e de resolução de problemas. A importante recomendação, é monitorar essas habilidades conforme a criança cresce, especialmente as habilidades sociais e de comunicação. Atrasos nessas áreas podem ser indicativos de TEA, especialmente se acompanhados de perda de habilidades anteriormente adquiridas ou atrasos na atenção e na linguagem.
A Importância do Rastreamento Precoce
Pediatras geralmente realizam uma triagem para autismo nos exames de 18 e 24 meses de idade da criança, além de avaliações adicionais sempre que houver preocupações com o desenvolvimento infantil. A identificação precoce é crucial, pois estudos demonstram que quanto mais cedo a criança for inserida em um programa de tratamento precoce, melhores serão seus desempenhos escolar e social futuros.
Intervenções e Terapias Sem Diagnóstico de Autismo
O estudo ressalta que crianças que demonstram atrasos no desenvolvimento podem se beneficiar de terapias como fisioterapia, terapia ocupacional ou fonoaudiologia, mesmo antes de um diagnóstico formal de autismo. Nos Estados Unidos, crianças menores de 3 anos podem acessar essas terapias gratuitamente ou com custo reduzido através de programas de intervenção precoce disponíveis em todos os estados.
Serviços Educacionais e Apoio Escolar
Para crianças a partir de 3 anos, as escolas públicas locais oferecem serviços que podem ser acessados independentemente de a criança estar matriculada na escola. Os pais podem solicitar uma avaliação através do sistema escolar para serviços de educação especial pré-escolar, o que é um direito garantido mesmo que haja períodos de espera.
Paciência e Apoio Contínuo
Embora as famílias possam enfrentar períodos de espera para tratamentos, o artigo enfatiza a importância de manter a paciência e explorar cuidados enquanto se aguarda uma avaliação e um plano de tratamento para autismo. Os pais são encorajados a se envolver ativamente e a colaborar com profissionais de saúde para apoiar o desenvolvimento de seus filhos.
Referência:
Vasudevan V, Nagel A, Thompson LA. What Parents Need to Know About Autism Screening and Early Treatment. JAMA Pediatr. Published online June 24, 2024. doi:10.1001/jamapediatrics.2024.1324