Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Reconhecimento de emoções faciais em pacientes com esquizofrenia

Reconhecimento de emoções faciais em pacientes com esquizofrenia
Academia Médica
mai. 30 - 2 min de leitura
000

 

A cognição social é um domínio especialmente relevante na esquizofrenia, uma vez que está associado ao comprometimento funcional, e o rosto humano é uma das fontes mais ricas para inferir com precisão o estado mental e emocional de outras pessoas. Cognição social é o conjunto de as operações mentais por trás das interações sociais, que incluem a capacidade humana de perceber as intenções e disposições dos outros. Embora o processamento de informações socialmente relevantes também dependa da neurocognição (por exemplo, atenção ou memória), foi demonstrado que neurocognição e cognição social são domínios dissociáveis.

Breno Fiuza Cruz e equipe analisaram 104 pacientes com diagnóstico de esquizofrenia e 89 controles para apresentar qualidades psicométricas e contribuir para a validação da versão brasileira do instrumento Hinting Task e do Teste de Reconhecimento de Emoções Faciais (FERT-100).

Um dos autores do estudo Validação da versão brasileira do Hinting Task e do Teste de Reconhecimento de Emoções Faciais (FERT-100) em pacientes com esquizofrenia, publicado no periódico Demência e Neuropsicologia, Breno observou lacuna de estudos de validação para a população brasileiras de instrumentos psicométricos de qualidade internacional.

Um achado muito relevante do trabalho de Breno e equipe é que testes de cognição social se correlacionam com a medida da capacidade funcional mesmo quando a neurocognição é considerada, reforçando a importância dos teste diante da importância do domínio cognitivo como fator essencial para compreender, propor e avaliar intervenções que visem a plena recuperação funcional de pacientes com esquizofrenia.

Fonte
https://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1980-57642022005004204&lng=en&nrm=iso&tlng=pt


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você