Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Reforma tributária - Como impacta os(as) médicos(as)?

Reforma tributária - Como impacta os(as) médicos(as)?
Academia Médica
jul. 19 - 4 min de leitura
000

A reforma tributária está em vigência no país e isso tem levantado muitos questionamentos.

Entre as pautas que entrarão na reforma está a tributação de dividendos, que será mantida a primeiro momento em 20% ao mês com isenção até R$ 20.000, podendo diminuir a alíquota para 15%.

Com a participação especial da profissional Luciana Vaz, isso foi um tema da pauta do Troca de Plantão #97.

 

Em relação à profissão médica, qual o cenário?

Em relação às tributações que incidirão sobre a profissão médica, a provável melhor opção será as pessoas se tornarem CLT’s para que não haja a incidência de um alto imposto para quem recebe por pessoa física.

O problema nisso, só vai ser encontrar lugares que empreguem CLT’s. Pois não é de interesse comercial aos contratantes pagarem impostos pelos contratados, como falado no Troca de Plantão, excetuando profissionais extremamente renomados e famosos no mercado.

 

Existem estratégias para fugir dessa alta tributação de impostos?

Boa parte do nosso Troca de Plantão #97, foi dedicado a isso, curta o conteúdo na íntegra clicando no player abaixo.

 

Trocamos o cenário CLT para ter um salário maior

Segundo os convidados do nosso programa especial, acreditam que irá ocorrer uma demanda aumentada por CLT, apesar de que a maioria dos médicos serão obrigados a manter a “PJtização” que vem ocorrendo.

O Felipe Prohaska, um dos nossos convidados de carteirinha, relatou a experiência em ter um grupo no whatsapp oferecendo e compartilhando oportunidades na área profissional que atua, em prol de auxiliar os profissionais colegas. Com isso, ele percebeu que à medida que as ofertas foram sendo expostas, o valor médio pago passou a subir, uma vez que haviam mais explícitas as ofertas.

 

Outro ponto que a Luciana Vaz levantou foi que:

O governo pretende tirar isenções de alguns setores, sendo alguns deles os setores farmacêuticos e químicos.

Um ponto extremamente importante se refere a lucros, dinheiro e spread, foi em relação aos custos que os hospitais possuem, uma vez que os hospitais necessitam comprar muitos insumos em dólar e entregá-los em reais, não tendo o mesmo lucro que possuía anos atrás quando a cotação do dólar era menor.

A discussão passou também pelos radiofármacos utilizados em tratamento e diagnóstico, setor que será impactado fortemente, uma vez que tais fármacos possuem uma logística complexa e que demanda bastante recursos. O impacto, será que a isenção de impostos para esse setor será retirado, piorando o cenário para todo o setor que depende de transportes.

 

O que mais foi abordado?

Foi abordado os impostos que mudarão nos investimentos de renda fixa também, além de todos os setores da economia que serão impactados foram listados.

Haverá tributação em serviços de transporte de juízes, políticos entre outros serviços.

Fica a dica:

Tudo que puder transferir de custo de pessoa física para pessoa jurídica melhorará a situação da tributação.

Você sabe quando você parou de gastar e começou a receber? Em relação ao financiamento ou pagamento de uma universidade particular? Também foi tema do debate.

Com isso, já deve ter percebido que foi uma conversa de alto nível contextualizando e sumarizando tudo que envolve a profissão médica no que se refere à reforma tributária no Brasil.

 

Você já participou de algum Troca de Plantão? Nos conte nos comentários!

 

 


Escrito por Yan Kubiak Canquerino - Colaborador da Academia Médica



Referências:

https://open.spotify.com/episode/7ykvOVy2LwNzN5g83CMQ5d?si=DXaIyGMqQTWDcehhX-0wVw&dl_branch=1.  Acesso em 15/07/2021.

Reforma tributária: qual o impacto para o serviço médico? | Universo DOC. Acesso em 15/07/2021.

85% dos médicos serão afetados com o novo texto da Reforma Tributária - Medicina S/A (medicinasa.com.br). Acesso em 15/07/2021.

Reforma tributária: APM vai a Brasília para defesa de pacientes e dos médicos | APM - Associação Paulista de Medicina (associacaopaulistamedicina.org.br). Acesso em 15/07/2021.

Reforma tributária afeta profissionais liberais que têm CNPJ, como médicos e advogados - Jornal O Globo. Acesso em 15/07/2021.






















 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você