[ editar artigo]

Regressão de neoplasia escamosa da superfície ocular, uso tópico de interferon e tamanho inicial do tumor

Regressão de neoplasia escamosa da superfície ocular, uso tópico de interferon e tamanho inicial do tumor

 

A literatura médica conta com evidências sugerindo que a duração do tratamento tópico com interferon alfa-2b necessário não depende do tamanho inicial do tumor da neoplasia escamosa da superfície ocular, usualmente encontrada na prática clínica. Um estudo retrospectivo foi realizado em 15 pacientes diagnosticados clinicamente com neoplasia escamosa da superfície ocular e tratados com interferon alfa-2b tópico (1 milhão UI/mL, quatro vezes ao dia) chegando a essa conclusão.

Magí Vilatella e Valentín Huerva, autores do estudo publicado no periódico Arquivos Brasileiros de Oftalmologia, selecionaram casos de neoplasia escamosa da superfície ocular com acometimento córneo-límbico, para determinar a correlação entre tamanho inicial do tumor e tempo de regressão após terapia tópica com interferon alfa-2b (1 milhão UI/mL) no tratamento da neoplasia escamosa da superfície ocular.

A extensão inicial da neoplasia escamosa da superfície ocular foi medida em milímetros quadrados utilizando o programa ImageJ (LOCI, University of Wisconsin, Madison, EUA) em imagens obtidas dos olhos de cada paciente imediatamente antes do início do tratamento. O tempo até a resolução do tumor foi medido para cada caso.

Magí e Valentín observaram que a resolução tumoral completa foi alcançada em todos os casos, com extensão média inicial do tumor de 26,71 mm² (desvio padrão ± 17,21 mm²) e tempo médio até a resolução de 77 dias (desvio padrão ± 32 dias), além de aumento do volume tumoral após 15 dias de tratamento, observado em dois pacientes, e que se resolveu completamente.


Fonte

VILATELLA, Magí  e  HUERVA, Valentín . O tempo de regressão da neoplasia escamosa da superfície ocular com uso tópico de interferon alfa-2b não depende do tamanho inicial do tumor. Arq. Bras. Oftalmol. [conectados]. 2022, vol.85, n.2, pp.109-114. Epub 18 de agosto de 2021. ISSN 0004-2749.  https://doi.org/10.5935/0004-2749.20220018

Academia Médica
O que a faculdade esquece de falar!
O que a faculdade esquece de falar! Seguir

Página da redação da Academia Médica para divulgar atualizações pertinentes aos médicos, acadêmicos de medicina e profissionais de saúde.

Ler conteúdo completo
Indicados para você