[ editar artigo]

SBP se pronuncia sobre atitude de Bolsonaro de retirar máscara de criança

SBP se pronuncia sobre atitude de Bolsonaro de retirar máscara de criança

MOÇÃO DE REPÚDIO

SBP defende uso de máscaras e cobra exemplo do Presidente da República

Há poucos dias da celebração dos 31 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990), o Brasil se depara com caso de afronta ao dever de proteção a esse segmento da população e desrespeito à Lei. Assim, diante do episódio recente em que a autoridade máxima do País, em ato político, pede a uma criança que retire a mascara e remove de outra criança sua máscara facial contra o coronavírus, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) vem a público reiterar que:

  1. Reprova essa atitude por entender que a exposição das crianças fere frontalmente o ECA que, em seu artigo 5, determina que “nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais”, colocando em risco a saúde e a vida das crianças envolvidas e de seus familiares.
  2. Recomenda fortemente o uso de máscaras por crianças a partir de dois anos de idade, por serem instrumentos eficazes para a redução da transmissão de vírus respiratórios, bem como a adoção de outras ações para contenção do avanço da pandemia da covid-19, como o distanciamento físico, o não compartilhamento de objetos de uso pessoal e a frequente higienização das mãos.

Neste momento de grave crise epidemiológica, a SBP lembra a todas as autoridades e personalidades a necessidade de agirem de forma consciente, sobretudo em espaços públicos, pois seu comportamento tem grande repercussão junto à população.

Por isso, precisam contribuir com o esforço nacional contra a covid-19, por meio de atos responsáveis e a reprodução de informações baseadas na ciência, evitando posturas que confundem o cidadão e podem causar risco de agravar ainda mais a situação sanitária do País.

Rio de Janeiro, 25 de junho de 2021.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA (SBP)

Academia Médica
O que a faculdade esquece de falar!
O que a faculdade esquece de falar! Seguir

Página da redação da Academia Médica para divulgar atualizações pertinentes aos médicos, acadêmicos de medicina e profissionais de saúde.

Ler conteúdo completo
Indicados para você