{{ warning.message }} Ver detalhes
Post
Link
Pergunta
Semiologia - O corpo fala
[editar artigo]

Semiologia - O corpo fala

Semiologia - O corpo fala

Curiosamente, esse foi um dos poucos textos que já escrevi em que o título veio antes do conteúdo. Não sei se possuo alguma referência inconsciente para tal, mas nem cogitei trocá-lo. Acredito que é porque é disso que falaremos aqui. De uma linguagem não-verbal. Do que o paciente nos conta mesmo sem ele querer. E foi impossível não associar a habilidade de ler esses dados, disponíveis, porém de difícil captação, com dois personagens fictícios populares: Dr. House e Sherlock Holmes.

Quem os conhece sabe do que eu estou falando. A habilidade extraordinária de identificar informações, criar associações, interpretar e realizar conclusões brilhantes é o que torna os personagens tão fascinantes. Mas até onde isso é real? Trazendo para o nosso contexto. Até onde um médico pode, apenas com o olhar, inferir tantas informações do paciente? Essa resposta me foge a credibilidade por minha falta de experiência, contudo, não foram poucas as vezes que ouvi um médico, seja em uma aula ou em uma palestra, expressar a seguinte ideia: “Muitos pacientes, eu sei do que se trata, só de eles entrarem em meu consultório.”. O que me faz acreditar que sim. De uma forma mais humana, ou seja, limitada, a prática, associada ao conhecimento, nos leva a essa habilidade.

E quando mais a usaremos? Exatamente quando realizarmos nosso primeiro contato visual com o paciente. O momento que iniciamos o exame físico geral, mais especificamente a inspeção geral do mesmo. É nesse momento que avaliamos o estado geral de saúde do paciente, analisamos sua postura, sinais de desconforto, seus movimentos, sua fisionomia em busca de fácies típicas, sua higiene, seu vestuário... Realizamos uma varredura com olhar por todo o paciente. Além disso, para completar, ainda enriquecemos essas informações com pequenas atitudes utilizando outros sentidos. Verificamos o nível da consciência com o auxílio do tato e da audição, além de captarmos os odores possíveis com nosso olfato.

Porém, se você não sabe o que está procurando, não saberá identificar quando ver. E como já ressaltei, precisamos de conhecimento e de experiência para isso. Sendo que este último irá depender exclusivamente de você, contudo posso tentar te ajudar no primeiro. Então, convido-o a assistir ao vídeo sobre o assunto e espero que eu alcance esse objetivo.

#MR Semiologia - Exame Físico Geral - Inspeção

Até o próximo fim de semana com um novo vídeo no Medicina Resumida e bons estudos.

Academia Médica

Academia Médica

Página da redação do Academia Médica para noticiar atualizações pertinentes aos médicos, acadêmicos de medicina e profissionais de saúde.

Fique informado sobre as novidades da comunidade
Cadastre-se aqui
Gostou desse artigo? Escreva o seu também!
Nova publicação

Artigos relacionados

Continue lendo!

Cadastre-se gratuitamente e tenha acesso
aos conteúdos exclusivos.

Entrar