Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Sobre liderança, médicos, profissionais de saúde e 6 anos de vida

Sobre liderança, médicos, profissionais de saúde e 6 anos de vida
Academia Médica
abr. 19 - 5 min de leitura
020

Falar o que a faculdade esqueceu de nos contar…

Muita pretensão, não? Foi, sim. Mas apenas hoje podemos enxergar isso.

A Academia Médica iniciou sua trajetória em busca do objetivo de tirar o médico da caixa há 6 anos, no dia 19 de abril. Naquele momento, a visão predominante era de que o médico era um profissional alienado, pouco cívico, que não sabia fazer fluxo de caixa ou comunicar-se adequadamente com o seu paciente cliente e, talvez por tudo isso, mostrava que o pior lobo do médico era o próprio médico. Após experiências em iniciação científica, convivência com grandes cirurgiões e algumas decepções morais, elaboramos o projeto que culminou inicialmente em uma página no Facebook e, dois dias depois, no site academiamedica.com.br.

Nos anos que se passaram, tivemos o processo de expansão e alguns processos de falência e recuperação. De fato, crescemos e chegamos a atingir mais de 3 milhões de visitas na página por ano. Estávamos comunicando a nossa visão e o nosso propósito, que no fim do dia se traduz em “Devolver a criatividade para o médico”. Embora, de certa maneiras, ainda estivéssemos fazendo tudo isso de forma incompleta. Éramos um portal de conteúdo para médicos, que fomentou muitos de nossos colegas com informações valiosas que modificaram suas formas de desenvolver alguma atividade relacionada à profissão ou até mesmo à vida pessoal.

De lá pra cá, vivemos intensamente uma montanha russa. Nossos fundadores eram exatamente aqueles que a Academia Médica queria mudar. Tinham acabado de entrar na profissão médica, mas nada sabiam sobre o que era ser um profissional. Quais eram as necessidades de uma empresa? (todo médico é uma empresa em si, porém a faculdade não nos falou isso). Como deveria ser o seu crescimento? Quais são os indicadores que tornam ela viável e auditável? (você estudou construção de indicadores em algum lugar?).  

Nossa vontade inicial de falar sobre criação científica, marketing, direito, tecnologia, administração e outras áreas do conhecimento mutou para o entendimento real de que nunca saberemos tudo; que tudo o que sabemos é que nada sabemos. Até o entendimento desta frase modificou-se. Sabemos que nada sabemos, mas temos a obrigação de criar um ambiente fértil e produtivo que para os que sabem um pouco mais que nós compartilhem isso com a comunidade de seus pares. A inteligência de nossos pares é fundamental para criar o único caminho possível. Precisamos - nós profissionais de saúde - criar, compartilhar e liderar toda a nossa atividade. Deixar de ser um instrumento na mão de um desconhecido.

Assim como um acadêmico, saímos do ciclo básico machucados em saber que tínhamos ainda um árduo caminho pela frente. Durante o ciclo clínico, aprendemos muito sobre falibilidade e potencial de cura. No internato da Academia Médica, colocamos em prática muito do aprendizado dos quatro anos anteriores; escolhemos nossos mentores de vida e focamos nossos esforços para ser o melhor que podíamos ser. Depois de 6 anos buscando ser diferente, chegamos no momento certo. Comemoramos nossos 6 anos de existência entregando realmente o que prometemos e percebemos que  a função de contar o que a faculdade esqueceu não é apenas nossa. É de todos!

Começamos 2018 com um grande passo novamente. Demos início, neste ano, aos nossos webinars de medicina interna e ventilação mecânica com a Dra Roberta Fittipaldi. Criamos o Journal Club e o Med tech Research, com os doutores Marcelo Tournier e Thiago Julio, com o intuito de ampliar a pesquisa em Health Tech aqui no Brasil. Formamos também a Global Health League, em parceria com a Dra. Juliana Soares Linn (Columbia University), na qual ja recebemos e discutimos a prática médica com grande nomes como Paulo Saldiva (USP SP), Jaime Rocha (PUCPR), Bernardo Almeida (UFPR), Joel de Castro (Columbia University) e Alyson Rose Wood (CDC - Hepatites Elimination).

Isso tudo nos ajudou a entender a nossa vocação educacional: não somos os que virão com o conhecimento para vocês. Somos o canal dos bons profissionais que trabalham na Saúde e desejam compartilhar as suas experiências práticas com a comunidade. Apoiamos todas a formas de conhecimento que tenham o intuito de resolver problemas reais, de pessoas reais, que estão imersas em sistema complexo como o da saúde.

 

Criamos a Health.School para atender esta necessidade.

Iniciamos com programa especial de imersão em formação executiva chamado Leadership, Innovation & Management - LIM, um curso que busca promover o mindset colaborativo, que demosntra que, para liderar, precisamos doar valor; para inovar, precisamos conhecer a fundo o que fazemos e o que as pessoas que estão conosco fazem; para executar, precisamos de gerenciamento sobre todos os recursos necessários. Com essas premissas, pretendemos ajudar a construir o executivo que os sistemas de saúde precisam.

Venha conosco para mais um ano. Estamos aqui para você. A Academia Médica é tão sua quanto nossa. Fale você também o que a faculdade esqueceu de contar.


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você