Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Terapia Ocupacional, trabalho informal e Covid-19

Terapia Ocupacional, trabalho informal e Covid-19
Academia Médica
mai. 31 - 2 min de leitura
000

A desregulamentação do trabalho de Terapia Ocupacional resulta em consequências para as diversas áreas da vida dos profissionais, e diante do crescente número de trabalhadores informais no Brasil é importante apontar os desafios envolvidos neste cenário. É necessário ampliar a atuação da profissão no campo do trabalho de forma a os trabalhadores informais, compreendendo sua realidade nos diferentes dispositivos que os recebem e as questões econômicas/sociais envolvidas no desenvolvimento desse tipo de trabalho.

Marina Batista Chaves Azevedo de Souza e Isabela Aparecida de Oliveira Lussi defendem esse posicionamento, e publicaram artigo teórico com discussões baseadas em documentos legais, dados estatísticos atuais e estudos que traçam o panorama histórico da economia informal, além de estudos clássicos da Terapia Ocupacional no campo do trabalho.

Autoras do artigo Terapia Ocupacional e trabalho informal: reflexões para a prática, publicado no periódico Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, ambas pretendem apontar possíveis consequências dessa situação para a prática da Terapia Ocupacional. 

Para Marina e Isabela, embora as intervenções em Terapia Ocupacional e no trabalho tenham caminhado para a superação de abordagens estritamente voltadas ao retorno das funções motoras, ainda existem desafios práticos e é necessário que os profissionais dos diversos pilares da previdência social estejam comprometidos, além da rede de saúde e previdenciária.

Marina e Isabela ressaltam também a importância de práticas voltadas ao exercício da sociabilidade, conscientização e informação sobre direitos  visando à transformação social.

Fonte

SOUZA, Marina Batista Chaves Azevedo de; LUSSI, Isabela Aparecida de Oliveira. Terapia Ocupacional e trabalho informal: reflexões para a prática. Ter. Ocupar. , São Carlos , v. 30, e2901, 2022 . Disponível em <http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2526-89102022000100208&lng=en&nrm=iso>. acesso em 26 de maio de 2022. Epub em 14 de janeiro de 2022.  https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoao21902901 .


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você