Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

Uso Precoce de Antibióticos e Desenvolvimento de Asma em Adultos

Uso Precoce de Antibióticos e Desenvolvimento de Asma em Adultos
Comunidade Academia Médica
jul. 16 - 3 min de leitura
000


Uma pesquisa realizada pela Universidade Monash trouxe novas descobertas sobre a relação entre o uso precoce de antibióticos e o aumento no risco de desenvolvimento de asma em adultos. O estudo, liderado pelo Professor Ben Marsland e publicado no jornal Immunity, revela que a exposição precoce a antibióticos pode desencadear uma susceptibilidade a longo prazo à asma.

O estudo enfoca uma molécula produzida por bactérias no intestino, conhecida como IPA (ácido indolpropiónico), que desempenha um papel crucial na proteção duradoura contra a asma. A equipe de pesquisa identificou que o uso recorrente de antibióticos na infância interfere na microbiota intestinal saudável, reduzindo a produção de IPA e, consequentemente, aumentando o risco de asma.

A pesquisa aponta que a formação da microbiota intestinal durante os primeiros anos de vida é influenciada pela ingestão de alimentos, genética e exposições ambientais. Crianças com alto risco de alergias e asma frequentemente apresentam uma maturação desregulada e retardada do microbioma intestinal. A pesquisa descobriu que o uso de antibióticos no primeiro ano de vida pode ter o efeito indesejado de reduzir as bactérias que promovem a saúde.

O estudo realizado com camundongos predispostos a desenvolver asma, observou que aqueles que receberam antibióticos na infância mostraram-se mais suscetíveis à inflamação alérgica das vias aéreas induzida por ácaros da poeira doméstica, uma das causas comuns da asma. Essa susceptibilidade se manteve a longo prazo, mesmo após a normalização da microbiota intestinal e dos níveis de IPA.

A boa notícia é que, quando a dieta desses camundongos foi suplementada com a molécula IPA durante a infância, eles foram efetivamente curados de desenvolver inflamação alérgica das vias aéreas ou asma na idade adulta. Essa descoberta abre caminho para a possibilidade de prevenir a asma em crianças em risco por meio de uma simples intervenção dietética.

Dada a prevalência global de asma, que afeta mais de 260 milhões de pessoas e causa cerca de 455.000 mortes anualmente, essas descobertas são particularmente significativas. Elas fornecem uma explicação mais profunda sobre como o uso precoce de antibióticos pode aumentar o risco de asma, e oferecem uma nova abordagem potencial para a prevenção da doença.

A equipe de pesquisa espera que futuros ensaios clínicos possam explorar o uso de suplementos de IPA como uma estratégia preventiva para crianças em risco de desenvolver asma, marcando um avanço potencial no combate a esta condição crônica e frequentemente debilitante.




Referência:

Monash University. "Early life antibiotic increases risk of asthma: providing clues to a potential prevention adult asthma." ScienceDaily. ScienceDaily, 15 July 2024. <www.sciencedaily.com/releases/2024/07/240715135652.htm>.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você