Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Violência Universitária

Violência Universitária
International Federation of Medical Students Association - Brazil
dez. 5 - 8 min de leitura
000

O trote é um fenômeno social, cultural e histórico do meio universitário que resulta na formação de opressores em que sua maior ferramenta é a violência no meio acadêmico. Desta forma, a Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina do Brasil (IFMSA Brazil) reafirma sua defesa de direitos humanos no ambiente universitário e a preservação de valores e respeito à dignidade humana, sendo contra a cultura trotista. Requisitamos às faculdades, aos discentes e aos docentes, o combate à violência no ambiente universitário e o posicionamento contra todo e qualquer tipo de opressão. Também recomendamos um processo de educação continuada e atenção à saúde do estudante de medicina, entendendo que o combate a violência institucionalizada está intimamente ligado a um processo de mudança de cultura.

CONTEXTUALIZAÇÃO

O ingresso à universidade é uma vulnerabilidade para o primeiranista, fase da vida a qual apresenta implicações na formação social, como indivíduo e como profissional. Ademais, também é uma etapa conhecida pelo acontecimento do trote, um fenômeno social, cultural e histórico do meio universitário. Muitos definem trote como brincadeira ou como visto como um rito de passagem, uma vez que algumas práticas no trote são símbolos da entrada ao ensino superior como cortar o cabelo, pintar o rosto e realizar "pedágio".

Têm-se universidades em que o trote é episódico, porém há outras instituições de ensino superior em que o trote é recorrente, persistente e violento. Nessas, o trote não é só relação entre alunos, mas entre o grupo trotista e a universidade ou, ainda, entre a instituição e os ingressantes, sendo esse contexto o responsável pela cultura trotista.

A formação de opressores é o resultado do processo do trote e sua cultura, em que se pode dividir em dois momentos: no início do ano letivo, quando o ingressante submetido ao trote terá de obedecer sem questionar, caso deseje fazer parte do grupo, do contrário serão punidos com maior gravidade e excluídos do grupo trotista; e após a seleção, o qual o aluno que obedeceu e se manteve em silêncio, será obrigado a impor trotes aos próximos ingressantes, agindo como o opressor.

Assim, o grupo trotista tem a violência como elemento essencial para sua existência e manutenção. Quando se trata de direitos humanos, a violência abrange todos os atos de violação dos direitos: civis, sociais, econômicos, culturais e políticos. É importante definir trote como violência universitária, uma vez que, ao retomar suas definições mais usadas, percebe-se a incongruência dessas: brincadeiras têm riscos compartilhados entre os participantes, já no trote, um indivíduo se torna brinquedo do outro; rito de passagem são processos de mudança de um status a outro e delimitando novos direitos, responsabilidades e deveres do grupo ingressante.

Na graduação de medicina, o trote assegura a definição hieráquica de relações de poder, transcendendo desde o ingresso a graduação até a prática médica, podendo ser causa da gênese dos problemas de saúde mental. A taxa média de prevalência de depressão entre estudantes universitários é de 30,6%, bem como a exposição à violência no ambiente acadêmico durante a formação médica tem um impacto negativo na saúde mental dos graduandos, levando ao aumento da chance de depressão leve em 75% e de depressão severa em 598% em caso de exposição à violência considerada grave.

O ensino superior incorpora conhecimento a seus estudantes a fim de colocá-lo em prática para o benefício da sociedade, mas, ao inserir violência neste processo de formação da pessoa, rompe-se o dever das instituições de ensino perante a sociedade. Não obstante, o trote ocupa o lugar da celebração pela entrada a um curso superior, em que a alegria da conquista é substituída por um esquema de poder, preconceitos, opressões e torturas. Uma prática clara de violação dos Direitos Humanos.

JUSTIFICATIVA

Desta forma, a IFMSA Brazil acredita que todo tipo de violência universitária contraria todos os seus princípios básicos, bem como sua missão, visão e seus valores. Além disso, a instituição considera que atitudes agressivas e violentas por parte dos estudantes de medicina corroboram para a disseminação de condutas discriminatórias, preconceituosas, desrespeitosas, antiéticas e que ferem os direitos humanos e perturbam o bem-estar do estudante de medicina, devendo ser, portanto, veementemente combatidas.

POSICIONAMENTO

A IFMSA Brazil tem como missão promover um impacto positivo na sociedade, a partir da prática dos valores que compreendem a união, a equidade, a cidadania, a ética e a humanização, sendo esses últimos imprescindíveis para a construção de um caráter íntegro e correto, necessário para o futuro profissional que está se formando. Em suma, a IFMSA Brazil é contra qualquer perpetuação da cultura trotista.

COMPROMISSOS

A Federação, seus comitês locais e membros devam assumir o compromisso de:

Posicionarem-se contra a violência e a opressão aos seus pares, respeitando princípios básicos de ética e cidadania;

Promoverem atividades de recepção em conjunto com a universidade;

Advogar contra perpetuação da hierarquia médica opressora no ambiente profissional, consequência da naturalização da violência aplicada no trote;

Advogar com outros órgãos estudantis contra a violência universitária a fim de tornar o ambiente universitário acolhedor e humanizado;

Desconstruir a cultura trotista em seus próprios membros através de debates, disseminação de informações, sessões nos encontros oficiais e reuniões online, principalmente próximo ao início do ano letivo.

REQUERIMENTOS

Diante de todos os seus valores, a IFMSA Brazil reafirma ser contra qualquer tipo de violência, agressão física e verbal, atitude constrangedora e vexatória aos estudantes, discriminação, abuso e relações de poder, hierarquia entre os estudantes, danos morais, humilhações e a desumanização, de modo que qualquer ação que tenha uma figura vista como superior e outra como inferior é recriminada.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O trote é uma violência inserida no meio universitário. Baseia-se em preconceito, humilhação e opressão e perpetuação dessas violações. Não assegura a formação e o desenvolvimento físico, intelectual e moral de um ser humano proposto pela educação, faz o contrário. Permitir a perpetuação da cultura trotista no ensino superior brasileiro é um equívoco e uma grande negligência das instituições de ensino, dos discentes, dos próprios estudantes e da sociedade. Todos esses são responsáveis por combater e erradicar a cultura trotista, só possível se for uma ação em conjunto, com todas as esferas envolvidas. 

*Declaração de Política aprovada na 51º Assembleia Geral da IFMSA Brazil (Belém-Pa). Texto formatado por Kayo Gustavo (UFPA), Diretor Nacional de Diretos Humanos e Paz 2017-2018 da IFMSA Brazil. 

REFERÊNCIAS

Marin J. C. at all. Concepções sobre Assédio Moral: Bullying e Trote em um Escola Médica.

Damiano R. F. O primeiro ano do Grupo de Apoio ao Primeiranista (2015). Revista Bras. De Educ Med. 2015; 39(2): 303-309

Albanaes, P., Bardagi, M. P., Luca, G. G., & Girelli, S. (2014). Acolhimento ao Estudante Universitário.

Akerman M, Conchão S, Hotimsky S, Boaretto R. Violência e intimidação na recepção aos calouros nas faculdades de medicina: ato que persiste ao longo do ano. Rev Bras Educ Méd. 2010; 34(4): 627-628.

Dutra E. A narrativa como uma técnica de pesquisa fenomenológica. Estudos de Psicologia 2002; 7(2): 371-378

Almeida Junior AR, Queda O. Universidade, preconceito e trotes. São Paulo: Hucitec; 2006.

Ibrahim AK et al. A systematic review of studies of depression prevalence in university students. Journal of Psychiatric Research 2013; 47(3): 391-400.

Stack S. Suicide risk among physicians: a multivariate analysis. Arch Suicide Res. 2004;8:287–92.

Alves H.P.N., Palhares D.M., Laranjeira R., Martins L.A.N., Sanchez Z.M. Suicídio entre médicos no Estado de São Paulo, Brasil, durante uma década; Revista Brasileira de Psiquiatria Versão on-line ISSN 1809–452X Rev. Bras. Psiquiatr. vol.37 no.2 São Paulo abr. / junho Epub 2015 Abr–2015; http://dx.doi.org/10.1590/1516–4446–2014–1534.

Akerman M, Conchão S, Boaretto RC. “Bulindo” com a universidade: um estudo sobre o trote na medicina. Rede UNIDA, 2014.

Silva AF et al. Uma nova medicina para um novo milênio: A humanização do Ensino Médico. AMEBrasil, 2016.

Tommasino k , Jeolás LS. O trote como ritual de passagem: O universal e o particular. Revista Mediações, Londrina. 2000 jul/dez; v.5, n.2: p.29-49.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você