No dia 20 de março de 2020, eu e a Dra. Roberta Fittipaldi realizamos live no canal do instagram da @academiamedica (siga AQUI) sobre Ventilação Mecânica nos pacientes com Covid-19 e como os especialistas estão ventilando em UTIs paulistas e italianas.
A live foi tão bacana, que um resumo já circula pelos whatsapps de médicos, fisioterapeutas e enfermeiros de todo o país. Você acompanha esse resumo logo abaixo.
VM na COVID-19. O que foi abordado?
A Dra. Roberta trouxe toda a sua expertise como alguém que está diretamente no olho do furacão dessa crise, correlacionando com as evidências científicas encontradas pelos principais artigos e a experiência de pneumologistas e intensivistas nacionais e italianos.
Conversamos a respeito da paramentação e desparamentação dos profissionais de saúde, medical devices sendo utilizados, recrutamento alveolar, sara do paciente com Covid-19 e sobre pronar ou não o paciente, além dos setups e orientações a respeito do ventilador mecânico e precauções para a intubação
Deixe perguntas e comentários a respeito da Live que fizemos.
Resumo da live recebido pelo whatsapp:
Live da Dra Roberta Fittipaldi (pneumointensivista do Albert einstein e do HCUSP).
Sobre VM no paciente com SARA/COVID 19.
Distúrbio Ventilatório
O distúrbio da síndrome respiratória aguda é predominantemente Hopóxia, não hipercapnia, ou seja, é V/Q não shunt!
Sinais gripais com síndrome de desconforto respiratório:
Definição: taquipneia Fr >=24 + hipoxemia ( SpO2: <90%
Cateter de O2: até 6L/min
Manter SpO2: > 90% e PaO2: > 60
Não realizar O2 alto fluxo e não realizar VNI (Evitar disseminação de aerosol)
Intubação
Indicações de TOT - Não postergar, não insistir, deve intubar precoce mesmo!
Condutas acima, sem melhora clínica, com manutenção do desconforto respiratório e/ou disfunção orgânica associada (choque, IRA)
SpO 2: < 90% com O2 sob Cateter 6L/min
PaO2: < ou = 60 com O2 sob Cateter 6L/min
Realizar sequência rápida e tomar os cuidados da paramentação com EPIs
Parâmetros Ventilatórios Sugeridos mas o tratamento deve ser individualizado
FiO2: 100%
Peep: 10 - 15
Vol Corrente: 6L/kg de peso predito
Fr: 14 - 18
Aproveitar o primeiro momento da IOT, aproveitar a possível Curarização e realizar a dinâmica ventilatória:
Platô, Drive pressure e complacência (paciente de Covid -19 tem a dinâmica normal na maioria dos casos!)
Colher Gasometria com 30 minutos e tentar abaixar a FiO2: 60%, mantendo a Peep.
Pacientes na Itália, tem respondido melhor a Hipoxemia, com Peep mais elevada, em torno de 10 - 15.
A resposta a terapia ventilaria é rápida e caso não ocorra o mesmo, reavaliar conduta e parâmetros!
Em casos refratários, a Manobra de Recrutamento Alveolar incremental com titulação da Peep ideal Decremental é recomendado (Obs.: deverá ser realizado por profissional treinado e com experiência, caso contrário não realizar, aumenta mortalidade)
Posição de Prona: indicado nos casos refratários, podendo ser a primeira opção de terapêutica e também, deve ser realizada por equipes treinadas.
Tempo estimado de prona: 16 - 21h e, após 30 minutos do retorno do Prona, colher Gasometria e reavaliar.
Ter na Unidade Protocolo ARDSnet
ECMO: não se tem observado grandes melhoras com a membrana de troca na Itália e na China. O distúrbio predominante é hipoxemia e não hipercapnia, como visto nas SARA bacterianas e Virais (H1N1) que já lidamos.
Traqueostomia tem sido muito discutido, principalmente se o paciente, nos primeiros 14 dias não apresenta resposta satisfatória. Na Itália, estão Paliando casos refratários, devido ao estado de calamidade, o grande número casos graves e a necessidade crescente de leitos de UTI.
Avaliar comissão de Paliação multidisciplinar! - Legislação Brasileira
Confira os outros posts da Dra Roberta Fittipaldi aqui na Academia Médica. Tem muito conteúdo gratuito e aberto.
Caso você também seja um dos milhares de médicos que precisam se reciclar e se atualizar sobre como dar suporte ventilatório ao seu paciente, faça o nosso curso em EAD, com a Dra. Roberta Fittipaldi e muitos outros especialistas convidados, clicando NESTE LINK ou na logo do curso: