[ editar artigo]

Você sabe o que é ser médico no século XXI?

Você sabe o que é ser médico no século XXI?

No Brasil, existe uma grande diferença entre ser médico e ser formado em medicina - Kiko Tozatti

Talvez estejamos presenciando uma das maiores revoluções na ciência e na medicina. É a Revolução da Informação, que engloba diversas modificações na prática da nossa arte milenar de tratar doentes e curar doenças.

 O papel do médico não restringe-se a essas duas esferas de atuação citadas acima. Exercer medicina transformou-se, principalmente ao longo do século passado, e adquiriu novos sentidos nos últimos anos. Veremos o porquê.

A atenção em pesquisa e produção de ciência é uma indústria de altos investimentos. Os EUA gastam, anualmente, 95 bilhões de dólares em pesquisas só na área médica. Informação e atualização devem formar um binômio e andarem juntas numa era em que a 'verdade' passou a chamar-se 'evidência'. E as evidências não são estáticas, podem mudar de acordo com as novas descobertas do meio científico.

Dessa forma, o conhecimento médico não pode mais ser considerado como uma verdade absoluta, e estar atento às constantes mudanças e novas 'verdades' é fundamental numa era em que a informação nos cerca por todos os lados, como o ar. Não absorver informações de qualidade é um grande risco que o médico pode correr, caso não tenha acesso a boas fontes de dados. E isso pode sufocar a sua carreira e comprometer a vida dos seus pacientes.

Até mesmo eles, os pacientes, mudaram, sofreram a influência da revolução da informação. Eles chegam ao consultório "googados", ou seja, vêm com dados (nem sempre relevantes) acerca do próprio quadro clínico, e às vezes chegam para discutir apenas o "diagnóstico diferencial" da sua doença, pois as principais hipóteses e tratamentos já estão na ponta da língua. O médico da nossa era não deve agir da maneira paternalista, hipocrática, e apenas delegar tratamentos. É preciso informar o paciente, educá-lo, e essa é a nova etapa da consulta clínica, que não termina com a prescrição do tratamento. Depois disso, é hora de explicar os porquês e as justificativas da ação terapêutica. Caso contrário, a adesão ao tratamento, e a remissão da doença podem não acontecer de maneira satisfatória. A medicina não estará sendo feita.

Hoje, o paciente nos procura não exclusivamente para obter alívio do sofrimento e postergar sua vida, mas também para "saber" o que ele tem, e nós podemos fazer isso fornecendo material educativo de qualidade ao fim da consulta, dando acesso a dados médicos online em sites idôneos, ou mesmo através de uma explanação de cinco minutos a respeito das causas de sua doença e do objetivo do seu tratamento.

É imprescindível que o médico esteja em contato com fontes de informação para poder evoluir cientificamente e trazer ao paciente melhores serviços. Além disso, construir uma carreira de sucesso é impossível sem saber das constantes mudanças que acontecem nas diversas áreas médicas e especialidades. Novos tratamentos são instituídos, novas maneiras de cuidar da saúde e as velhas práticas vão ficando para trás.

Uma forma muito utilizada, principalmente no EUA, é o Twitter. Nele, diversas comunidades científicas publicam diariamente informação de qualidade (@MedicalNews, @HopkinsMedicine, @bmj_lasts, @NewsMedical). Outra ferramenta são os sites que auxiliam os médicos e estudantes a se atualizarem, como o Academia Médica.

Você pode acessar também:

O Medscape é um dos mais abrangentes sites para médicos e profissionais de saúde e reúne desde notícias a artigos revisados, fornece educação médica continuada e tem um extenso banco de dados sobre medicamentos.

Site oficial do NEJM, renomada entidade científica com publicação dos mais recentes estudos científicos da área médica.

Academia Médica
Emerson Wolaniuk
Emerson Wolaniuk Seguir

Médico Responsável Técnico do Instituto Qualis - Curitiba, centro de referência no tratamento da obesidade e qualidade de vida, medicina preventiva e no processo de reprogramação de vida. Ganhador do Premio Inova Saúde PR 2017 de gestão em saúde.

Ler matéria completa
Indicados para você