Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Zika vírus: combatendo mosquitos e descobrindo macacos

Zika vírus: combatendo mosquitos e descobrindo macacos
Eduardo Cat
nov. 1 - 2 min de leitura
000

 

Muito se sabe sobre transmissão do zika vírus por mosquitos, em especial pelo Aedes aegypti - vetor comum dos vírus da dengue, febre amarela e chikungunya. Pouco se sabe, no entanto, sobre possíveis reservatórios naturais dessa doença.

Nesse sentido, uma pesquisa recente publicada na revista Scientific Reports na última terça feira (30/10) identificou o zika vírus em 32 macacos selvagens necropsiados em São José do Rio Preto (SP) e Belo Horizonte (BH).

O estudo, conduzido com uma amostra de carcaças de 82 macacos selvagens, buscou evidenciar a presença do vírus da febre amarela, cujo reservatório natural são primatas não humanos. Mas, para a surpresa dos pesquisadores, o principal achado foi a positividade para o zika vírus.


Zika vírus transmissão

O ciclo selvagem da doença no Brasil, até então desconhecido, começa a tomar forma sob a hipótese da participação de primatas não humanos nas dinâmicas urbana e periurbana.

Para fortalecer a teoria, os pesquisadores inocularam o zika vírus em saguis (C. penicillata), e como resultado observaram uma viremia sustentada nos primatas, confirmando a possibilidade de infecção dos macacos como reservatórios naturais.


Zika vírus prevenção

Ao se somar as evidências de infecção nos macacos selvagens tanto de forma natural quanto experimental, demonstra-se uma participação muito provável do primata na dinâmica urbana em regiões tropicais como reservatório natural.

Dessa forma, o combate ao mosquito deixa de objetivar a erradicação da doença, mas continua sendo a principal estratégia de prevenção


Clique no link para ler a publicação original: "Evidence of natural Zika virus infection in neotropical non-human primates in Brazil"

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você