A Escola de Medicina da Universidade de Maryland, em um comunicado à imprensa nesta segunda-feira (10), informou que uma cirurgia altamente experimental foi realizada como um último esforço para salvar a vida de um paciente: o primeiro transplante de um coração de porco em um paciente. Embora seja muito cedo para saber se a operação realmente funcionará, ela marca um passo na busca de décadas para um dia usar órgãos de animais em transplantes.
Médicos do Centro Médico da Universidade de Maryland dizem que o transplante mostrou que um coração de um animal geneticamente modificado pode funcionar no corpo humano sem rejeição imediata.
“Era morrer ou fazer esse transplante. Eu quero viver. Eu sei que é um tiro no escuro, mas é minha última escolha.”
Disse o paciente, David Bennett, de 57 anos, um dia antes da cirurgia, de acordo com um comunicado fornecido pela Faculdade de Medicina da Universidade de Maryland.
A Food and Drug Administration (FDA) dos EUA, órgão similar à Anvisa, concedeu autorização de emergência para a cirurgia em 31 de dezembro de 2021.
Referência
JOHNSON, C.K. In 1st, US surgeons transplant pig heart into human patient. AP News, 10 jan 2020. Disponível em https://apnews.com/article/pig-heart-transplant-6651614cb9d73bada8eea2ecb6449aef