Livros que o médico leva para toda a vida
[editar artigo]

Livros que o médico leva para toda a vida

Livros que o médico leva para toda a vida

São incontáveis os e-mails e mensagens inbox no Facebook do Academia Médica que solicitam quais livros os acadêmicos de medicina devem comprar. Logicamente comprar todos eles seria um assassinato ao orçamento doméstico. Então resolvemos fazer uma lista dos que serão úteis durante toda a vida, ou que pelo menos pode auxiliá-lo em cada um dos ciclos da faculdade de medicina.

Livros que durarão uma vida:

Atlas de Anatomia - O Sobotta e o Netter são os mais famosos livros para o estudo da anatomia. Ambos possuem o preço elevado, entretanto irão ajudá-lo no início da vida acadêmica e também durante o resto de suas vidas como médicos e professores (um médico nunca deixará de ser um professor). As imagens de ambos são lindíssimas e explicativas, sendo uma verdadeira obra de arte. Infelizmente não é possível defender um ou outro. Defender o Sobotta ou o Netter seria comprar uma apaixonada briga que transcende a medicina

Fisiologia Humana - Um dos tripés da medicina, em conjunto com a Anatomia e Semiologia, Os livros de fisiologia o acompanham na preparação de aulas e trabalhos durante toda a vida. O Guyton & Hall é o mais famoso entre os vários autores best sellers. Linda Costanzo apresenta uma linguagem bastente acessível e envolvente, enquanto o Berne & Levy (para mim) é o mais técnico de todos.



Medicina Interna - Se a grana for curta durante o curso e você conseguir comprar apenas um livro no período de estudante, recomendo a compra de um livro de medicina interna. Os mais vendidos no são o Harrison e o Cecil. Completíssimos, são um compêndio que poderão ser usados durante toda a faculdade e nos anos subsequentes. Surgiu uma dúvida sobre alguma doença, é por eles que você começará sua pesquisa. Há diferenças importantes entre estes dois, procure o sempre aquele que se mostra mais simpático a você quanto a linguagem e prazer de leitura. Indicamos também os livros do Antônio Carlos Lopes. Ganhador do prêmio Jabuti, o Professor Lopes (UNIFESP) reuniu em 6 volumes seu conhecimento e expertise. Livro interessantíssimo, que nos enche de orgulho da medicina brasileira.



Medicina de Família e Comunidade - Apesar de ter as aulas sobre saúde e sociedade e medicina social coletiva desde o início do curso, o Duncan foi um livro que entrei em contato apenas no fim da formação acadêmica, e gostei muito. Este também é um livro que ensina muito sobre epidemiologia, doenças infecto-parasitárias, atenção à criança, a mulher, ao adulto e ao idoso. Como as matérias que derivam do assunto ocupam mais de 20% de todo o tempo da faculdade de medicina, acredito que o Duncan seja um livro que pode colaborar em muito com a formação do futuro médico brasileiro (principalmente perante as leis que regem a medicina no Brasil após 2013).

Livros específicos


Cirurgia - No tempo de estudante eram estes os livros que mais me fascinavam. Eram inacreditáveis os feitos tecnológicos que proporcionavam a ação do cirurgião. A invasão e sucesso mesmo profanando a carne era espetacular. O livro que mais me acompanhou foi o Sabiston. Livro que acaba sendo decorado pelos residentes da Cirurgia Geral, principalmente por aqueles que desejam fazer uma especialidade mais concorrida. Se a sua ideia é fazer alguma especialidade eminentemente cirúrgica, O Sabiston é o livro para você, do início do curso ao fim da vida.

Pediatria - Aqui não vou me estender pois não é muito a minha praia. Os pediatras com quem falei afirmam que não existe "o livro da vida toda" para a realidade brasileira. Todavia, o livro mais famoso é o Nelson - Tratado de Pediatria, que apresenta uma realidade bem americana. Para o dia a dia, o Blackbook de pediatria funciona muito bem. Um excelente autor indicado por amigos pediatras é o Dr. Jayme Murahovschi que descreve bem a realidade brasileira, assim como sendo um dos indicados para emergência pediátrica.

Ginecologia e Obstetrícia - A nossa realidade também difere da maioria das nacionalidades dos autores "mundiais", sendo os indicados os livros brasileiros ou editados pela própria FEBRASGO.

Eu sei que pode ter ocorrido muita injustiça na escolha dessa lista. Por isso peço a sua colaboração com a opinião sobre alguns livros. Mande logo abaixo o seu comentário. Será um rico material para um post futuro sobre o assunto.

Siga as tags Procrastinação Médica e Prescrição Literária para mais assuntos como este. Estamos criando também um grupo chamado Clube do Livro e Cinema para que possamos discutir livros e filmes que podem abrir a nossa cabeça e expandir nossos horizontes. Fique a vontade para dar a sua contribuição postando o conteúdo que você ache que trará valor para seus pares!

 

Fernando Carbonieri
Fernando Carbonieri Seguir

Inovação é sua forma de exercer a medicina. Em 2012 criou a Academia Médica, comunidade dedicada a "FALAR O QUE A FACULDADE ESQUECEU DE NOS CONTAR". Membro Comissão do Médico Jovem do CFM, Palestrante, Hacking Health Curitiba e Brasil

Continue lendo
Indicados para você