A Medicina e as Artes: uma introdução às Humanidades Médicas

Reconecte-se com as Artes! Um curso para pessoas de todas as áreas profissionais aprenderem sobre a medicina e as artes sob uma perspectiva interdisciplinar.

Sobre

Prepare-se para ampliar seu repertório cultural e se reconectar com as artes e a história!

Literatura, pintura, cinema, música, dança... como as artes e a história podem se relacionar com as ciências da saúde? E como isso pode transformar a sua vida pessoal e profissional?

Conhecer o passado vai te ajudar a entender melhor o momento em que estamos vivendo e a perceber como a história se repete!

 

Conheça o curso A Medicina e as Artes: uma introdução às Humanidades Médicas

O conhecimento sobre saúde e a doença não é monopólio dos médicos, por isso, o objetivo deste curso é oferecer um novo olhar sobre as artes no contexto da saúde, para profissionais de todas as áreas.

Você vai aprender sobre:

  • Conexões inusitadas entre as artes, história e a saúde
  • Visão interdisciplinar entre as ciências da saúde e as ciências humanas
  • O que são as Humanidades Médicas e para que servem?
  • A relação entre as Humanidades Médicas e a Medicina Narrativa
  • A importância desse assunto para os profissionais de todas as áreas

 

Público-alvo:

Este curso não é só para pessoas da medicina ou da área da saúde, mas para todos aqueles que querem se reaproximar das artes e vê-las sob uma nova perspectiva.

Você é da saúde, das humanas, das sociais, das exatas? Sim, esse curso é para você!

 

   

Estrutura do curso:

Neste curso, reunimos as melhores aulas abertas feitas pelo professor Áureo Lustosa Guérios em um curso com 4 módulos:

  • Módulo 1: Pandemias ontem e hoje
  • Módulo 2: O "lado bom" das pandemias
  • Módulo 3: As Humanidades Médicas e a Medicina Narrativa
  • Módulo 4: Pandemias e quarentenas

Os assuntos são variados e discutimos sempre em perspectiva global e crítica.

Conheça o professor:

Áureo trata a sua dependência em livros cursando o doutorado em Humanidades Médicas na Universidade de Pádua, na Itália. Por lá, ele aproveita a quarentena para estudar como as epidemias interagem com a história e a arte.

Áureo obteve seu mestrado em Cultura Literária Europeia pela Universidade de Bolonha, na Itália, com uma tese sobre a Divina Comédia e a história medieval.

Nos anos recentes, Áureo infectou outros pesquisadores com suas ideias em conferências internacionais. Em 2020, ele foi entrevistado a respeito de seu doutorado pela Universidade de Munique, na Alemanha. Meses depois, foi convidado a ministrar uma aula sobre a história das pandemias na Universidade de Cardiff, no Reino Unido. 

Recentemente, em 2021, ele foi escolhido como um dos palestrantes da Commission on Science and Literature, um evento internacional organizado conjuntamente pela Universidade Aberta da Grécia e a Universidade de Birmingham, na Inglaterra. 

Áureo ainda falará entre abril e junho em conferências promovidas pela British Society for Literature and Science, pela Universidade de Estocolmo, na Suécia, e pela Universidade Nova de Lisboa, em Portugal.

 Áureo também contribuiu com capítulos em publicações acadêmicas em obras que estarão disponíveis no futuro próximo: "Fear and Disruption of Habits during the pandemic" pela editora italiana Mimesis (agosto 2021); "Le dégoût : vécu, perception, représentations et histoire" pela editora francesa Presses Universitaires de Provence (fim de 2021); "Ecocriticism(s) and natural catastrophes” pela editora francesa Presses Universitaires Blaise Pascal (janeiro 2022).

Além disso, Áureo também é o criador do Literatura Viral, um podcast contagiante em que você pode ouvi-lo falar sem parar sobre arte, doenças e Humanidades Médicas. Ele espera que, um dia, o podcast vire uma febre.

 

 

Certificado:

Após o término do curso e da realização das atividades propostas, o aluno receberá um certificado de curso livre com duração de 8 horas.

 

Sobre a Academia Médica:

Fundada em 2012, com o propósito de falar o que a faculdade esqueceu de contar, a Academia Médica é uma comunidade que busca ampliar os horizontes dos integrantes desse ecossistema, sejam eles acadêmicos, médicos, pesquisadores e todos os demais profissionais da indústria da saúde. 

Ao longo dos anos, entretanto,  percebemos que apenas "falar" o que a faculdade esqueceu não era mais suficiente, precisávamos também ensinar. Desde 2018 levamos conhecimento a milhares de pessoas e transformando a forma como o conhecimento é compartilhado.

Hoje nossa comunidade já conta com mais de 185 mil pessoas compartilhando conteúdos de pares para pares e já tivemos milhares de alunos participando dos cursos promovidos pela Academia Médica.

Faça parte dessa comunidade você também!

 

Precisa de ajuda?

Ficou com alguma dúvida referente ao curso? Ou alguma dificuldade de acesso à plataforma de aulas?

Você pode entrar em contato com a equipe de suporte pelo e-mail cursos@academiamedica.com.br 

Currículo do curso
Cursos relacionados

Não achou o conteúdo que procurava?

Crie seu próprio curso!
Criar curso

Esse é um sistema de blog colaborativo. O Duopana não se responsabiliza pelo conteúdo. Verifique as políticas de Privacidade e Termos de Uso .

© Copyright Beracode 2017. Todos os direitos reservados.