[ editar artigo]

Mundo pode encerrar fase aguda da pandemia de Covid-19 este ano, diz OMS

Mundo pode encerrar fase aguda da pandemia de Covid-19 este ano, diz OMS

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse na segunda-feira (24) durante a reunião do Conselho Executivo da entidade que seria perigoso assumir que a variante Ômicron é a última cepa que surgirá e que o mundo está no fim da pandemia de Covid-19. Ele explicou, no entanto, que é possível sair da fase aguda da pandemia ainda este ano.

“Podemos acabar com a COVID-19 como uma emergência de saúde global e podemos fazê-lo este ano”, disse Tedros Adhanom Ghebreyesus ao conselho executivo da agência de saúde da ONU .

Para isso, é preciso garantir acesso equitativo a vacinas e tratamento, rastrear o vírus e suas variantes emergentes e manter as restrições em vigor, alertou o diretor-geral da OMS. 

Metade dos 194 estados membros da OMS não atingiu a meta anterior de vacinar 40% de sua população até o final de 2021 (fato considerado  uma “vergonha moral” pela OMS) e 85% das pessoas na África ainda não receberam uma única vacina.

Assista abaixo a fala de Tedros Adhanom Ghebreyesus na abertura da 150º sessão do Comitê Executivo da OMS:

 

 

Coronavirus | COVID-19

Academia Médica
O que a faculdade esquece de falar!
O que a faculdade esquece de falar! Seguir

Página da redação da Academia Médica para divulgar atualizações pertinentes aos médicos, acadêmicos de medicina e profissionais de saúde.

Ler conteúdo completo
Indicados para você