[ editar artigo]

Clubhouse para médicos e líderes em saúde

Clubhouse para médicos e líderes em saúde

Confesso que eu estava reticente quanto à qualidade dessa nova rede e o quanto ela realmente atendia o que meus colegas médicos falavam, mas de fato é um grande espetáculo de informação e conhecimento.

Nesse post vou indicar para você algumas pessoas que eu sigo na nova rede social e espero que você que está lendo esse post também coloque o seu id na rede para eu (e quem mais for ler esse texto) possa seguir.

 A minha jornada no Clubhouse foi um pouco complicada. Primeiramente, desde sempre eu era um usuário do ANDROID. Possuía um Galaxy S20 e, quando surgiu o barulho que envolvia o Clubhouse, me peguei com grandes sintomas de FOMO.

FOMO, para que você que ainda não conhece, é uma patologia que atinge cada vez mais gente, principalmente as hiperconectadas, e é uma sigla que quer dizer "Fear Of Missing Out" ou, em português, medo de perder a p*** toda. 

Foram várias as pessoas que me convidaram para a rede, dizendo que eu, como um dos fundadores da Academia Médica, deveria estar lá para discutir o que a faculdade esqueceu de nos contar. Pular pra dentro de uma discussão que contava com um monte gente que eu admiro muito. 

Descobri que 97,9% dessas pessoas usava iPhone. Com isso, não tive outra alternativa. Sucumbi ao FOMO e parcelei um iPhone do mais baratinho que existia e que contava com o negócio que precisa do IOS 13 para rodar. Comprei um iPhone SE  por R$2799 (mesmo sendo o mais baratinho é salgado) e esperei chegar. Demorou dois dias, mas valeu a espera.

Valeu a espera porque na primeira noite, pude encontrar grandes amigos que fiz na vida pessoal e vida empreendedora. Pessoas que têm referenciais dos mais vastos e que ali, naquele bate papo em áudio, com um conteúdo riquíssimo e que se você perder não vai encontrar em nenhum outro lugar com a qualidade que está sendo criada, em tempo real. 

No sábado de carnaval, criei uma sala com o título "Carnaval AM: vbhc, tech e cerveja que mais gosta". Que loucura, gente. Primeiro que a sala quase morreu nos primeiros 10 minutos, entretanto, como falamos sobre o significado da vida, do universo e tudo mais, as pessoas foram entrando e contribuindo. Amigos antigos, amigos novos, falando sobre Business em saúde, sua cerveja preferida e o quanto o carnaval era importante. Um verdadeiro carnaval. Fizemos a primeira roda de samba em um clubhouse até então. Um oftalmologista do Rio de Janeiro que pegou o seu cavaco e tocou os clássicos que embalou o sábado de carnaval de pessoas em isolamento, mas unidas por propósitos e afinidades.

Mesmo em um grupo de "Carnaval" pude perceber que as pessoas são fonte de conhecimento real e, em rede, infinito. Quando você está em um espaço que permite réplicas e tréplicas instantâneas, em determinados assuntos, não tem muito espaço para bullshit. 

Nesses primeiros dias, já pude encontrar várias das pessoas que listo que eu já conhecia do mundo empreendedor em saúde. Ainda ontem, montei uma sala somente para que as pessoas compartilhassem os contatos que valiam a pena serem seguidos. O resultado vem de uma interação de mais de 150 pessoas, que construíram essa lista ao longo de 5 horas.

As seguintes pessoas foram recomendadas no clubhouse:

@thiagojulio 🇧🇷- Médico imageologista de formação é um dos grandes que ajudam o ecossistema de saúde a funcionar. Com seu cargo de Head de inovação da DASA está no Cubo buscando ajudar novas empresas de saúde a achar o seu mercado e seu investidor.

@jamilcade 🇧🇷- Cardiologista intervencionista, empreendedor em telemedicina, teletraumatologia e IA em cardiologia

@paulamateus 🇧🇷- Cirurgiã, gestora, inventora do "Corujão da saúde" muito antes do governo de SP implantar isso. Empreendedora da saúde que foi investida e tem histórias para contar. 

@drarobertafitti 🇧🇷- Roberta Fittipaldi é pneumologista e medica intensivista, doutora em simulação em ventilação mecânica pela USP, junto com a Academia Médica ajudou a melhorar a qualidade assistencial para mais de 120mil pacientes que precisaram de ventilação mecânica no Brasil, Colômbia, Bolívia, Angola, Moçambique...

@andre.ballalai 🇧🇷🇺🇸- engenheiro químico de formação, foi parar na indústria de saúde na maior consultoria científica do mundo. Atualmente está em Nova York atuando em Real World Evidence

@anestech 🇧🇷- Diógenes Silva é um anestesista que há muito tempo vem trabalhando os dados em centros cirúrgicos. Criou a Anestech e tem muita história para contar em anestesia em saúde

@pedrobatistajr 🇧🇷- Diretor Executivo da Prevent Senior. Animal ver a visão dessa empresa que muda a forma de entregar saúde no país.

@f_roitbergmd 🇧🇷🇺🇳- Felipe Roitberg é oncologista, com forte atuação em políticas de saúde, atualmente está como consultor na OMS e tem muito para ensinar aprendendo. Uma das pessoas que mais gosto de trocar informações e conhecimento. Agora no clubhouse.

@rodrigojgvilar 🇧🇷- CEO da iniciativa FIS. Uma das pessoas que está batendo o tambor no Rio de Janeiro para a criação e incorporação das startups de saúde.

@cadubernini 🇧🇷🇮🇹- Pediatra cardiologista intervencionista, procter atuante em cirurgias minimamente invasivas em cardiopatias congênitas

@arthurmcorrea 🇧🇷- Radiologista especialista em musculoesquelético pela USP, trabalha em diversos hospitais e tem uma excelente visão sobre as humanidades como drive para a inovação em saúde

@drfabio.moraes 🇺🇸🇧🇷🇨🇦- Um dos mais novos e inovadores médicos com carreira internacional como pesquisador, tendo já publicado nas mais importantes revistas científicas do mundo. Ensina na Academia Médica junto comigo o curso de Telemedicina

@rcapasso 🇧🇷🇺🇸- Robson Capasso é otorrinolaringologista, especialista em sono, mas você deve seguí-lo pela sua atividade a frente do Biodesign da Stanford University.

@faissalhajar 🇧🇷- Estudante de medicina da UFPR, atualmente em Harvard estudando inteligência  artificial na saúde

@jihanzoghbi 🇱🇧- Presidente da Associação Brasileira de CIOs em Saúde. Liderança para inovação em saúde e telemedicina no Brasil, EUA e Líbano.

@larieloi 🇧🇷- Larissa Eloi, voz do CBEXS futuro e junto com o @eduardosantanda provocam grandes conversas com lideres variados do sistema de saúde. Pontos de contato com grandes líderes de grandes empresas de saúde brasileiras ou multinacionais. Onde ela e o eduardo estiverem, pode ter certeza que ta rolando um bom papo.

@alexbuarque 🇧🇷- Alexander Buarque é uma das pessoas que eu admiro muito na medicina corporativa nacional. Com certeza se você parar para ouvi-lo, você vai ganhar muito!

@fcamiloy2k 🇧🇷- Flávio Camilo é um cara de tecnologia que tem passagem por grandes corporações de saúde. Entusiasta da inovação em saúde é desenvolvedor de tecnologia e investidor anjo para muitas das startups em saúde que ainda estão na ativa.

@bjfogg 🇺🇸- BJ Fogg é um dos grandes nomes por trás da transformação do comportamento. Autor do Tiny Habits, livro que figurou entre os bestsellers do New York Times 

@rafaeldiedrich 🇧🇷- Neuriocientista, escritor, passou por Harvard, MIT, Oxford, Cambridge e Stanford. 

@vander.corteze 🇧🇷- Vander é médico e grande empreendedor em saúde. Fundou uma das maiores empresas de saúde corporativa do Brasil é atualmente é CEO do Beep Saúde, empresa de delivery de cuidados preventivos em saúde domiciliar ou em empresas. Papo reto sem blablablá.

@carbonieri - Não podia faltar eu!!!!  Siga-me, pois nós da Academia Médica sempre teremos atividades no Clubhouse. Serão várias programações para compartilhar conhecimento de ponta na indústria da saúde!

Todo dia estou conhecendo muita gente nova. Espero que você deixe o seu contato no clubhouse logo abaixo para eu poder seguir. Uma rede como essa foi feita para conhecer gente. Por esse motivo compartilho alguns dos grandes nomes que encontrei nessa primeira semana de clubhouse.

Qual é o seu id no Clubhouse? Quem você gostou de ouvir e por quê? Compartilha conosco!

 

Health Innovation League

Academia Médica
Fernando Carbonieri
Fernando Carbonieri Seguir

Empreendedor serial em saúde com cases de transformação digital reais que já impactam milhões de vidas. Crio uma arena de discussões para que o conhecimento seja compartilhado e construído para que a saúde e a medicina evoluam!

Ler conteúdo completo
Indicados para você