[ editar artigo]

TP #36: First do no harm

TP #36: First do no harm

Um bate-papo super interessante sobre Santos Dumont, Ilha das Rosas e o uso sem comprovação científica da hidroxicloroquina.

O Troca de Plantão acontece de Segunda a Sexta às 06h30 da manhã no Clubhouse e é transformado em Podcast para você que não pode participar conosco ao vivo. Dê o play aqui e curta conosco.

Comandado por Fernando Carbonieri, médico e fundador da Academia Médica, o Troca de Plantão nº36 contou com os colegas Filipe Prohaska,  Ana Carolina Carvalho, Jamil Cade, Alexander Buarque, Newton Nunes, Ana Panigassi, Marilea Assis, entre outros que também compartilharam conhecimento com a comunidade. Com audiência crescente, o Troca de Plantão da Academia Médica traz as principais publicações científicas do cenário mundial, discutidas por profissionais de ponta.

When It's Day 3 of Your Diet and You're Like, "Oh Well, Haha" | Grey's  Anatomy: 24 Alex Karev Moments That Are Unequivocally You | POPSUGAR  Entertainment Photo 13

Nossos heróis aqui do #TP trouxeram as suas fofocas e a gente traz a sedimentação teórica para elas. Confira abaixo as referências que embasaram a discussão de hoje!

Tratamento com hidroxicloroquina está associado ao aumento da mortalidade em pacientes com COVID-19

Leia, na íntegra, aqui.

A hidroxicloroquina e a cloroquina, medicamentos que compõem o chamado “kit Covid”, usado na prevenção ou tratamento para quadros de infecção por COVID-19 sem comprovação científica, são responsáveis por respostas contrárias ao desejado, conforme aponta análise internacional de estudos publicada nesta quinta-feira (15/04) na "Nature". Segundo os dados apresentados, a hidroxicloroquina, inclusive, é associada ao aumento da mortalidade.

Os resultados têm generalização pouco clara para pacientes ambulatoriais, crianças, mulheres grávidas e pessoas com comorbidades. A pesquisa identificou 146 ensaios clínicos randomizados investigando HCQ ou CQ como tratamento para COVID-19, dos quais 83 foram considerados potencialmente elegíveis após análise das comparações randomizadas. Os investigadores desses 83 estudos foram contatados e 57% (47 de 83) responderam.

Dos respondentes, 19 estudos eram elegíveis e estavam disponíveis (14 não publicados, um preprint e quatro publicações); 21 ensaios foram inelegíveis de acordo com as informações fornecidas; cinco equipes de investigadores respondentes ainda não estavam prontas para compartilhar seus resultados; e dois diminuíram a participação. Para os 36 ensaios sem resposta, seis foram confirmados como elegíveis e disponíveis (quatro publicações e dois preprints); dois foram confirmados como inelegíveis; e para os 28 restantes, os resultados não estavam disponíveis, nem podiam ser confirmados como elegíveis.

figura 1

Esta meta-análise colaborativa de 28 ensaios clínicos randomizados publicados ou não publicados, incluindo 10.319 pacientes, mostra que o tratamento com hidroxicloroquina foi associado ao aumento da mortalidade em pacientes com COVID-19 e não houve benefício do tratamento com cloroquina. Não foram observadas diferenças nas análises de subgrupos na configuração do paciente, confirmação do diagnóstico, tipo de controle, status da publicação ou dose e a heterogeneidade entre os estudos foi baixa. Para a cloroquina, o número de estudos era muito pequeno para tirar conclusões claras.

Covid-19: ministério começa a distribuir kits intubação para estados

Leia mais aqui.

A partir desta sexta-feira (16), mais 2,3 milhões de medicamentos do kit intubação serão distribuídos pelo Ministério da Saúde. Os insumos foram adquiridos na China e doados ao governo federal por empresas como a Petrobras, Vale, Engie, Itaú Unibanco, Klabin e Raízen.

“Com esta doação, nós conseguimos garantir, conforme os dados enviados, pelo menos 10 dias de abastecimento em relação ao bloqueador neuromuscular, analgesia e sedação por midazolam, e 15 dias com propofol. O estado é o responsável, junto aos municípios, para fazer a redistribuição em sua própria rede assistencial”, ressaltou o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE), Hélio Angotti Neto.

As equipes do Ministério da Saúde já estão prontas para iniciar a distribuição dos chamados kit intubação.

“Com base em experiências anteriores, a expectativa é de que em menos de 48 horas os medicamentos sejam distribuídos para todos os estados”, ressaltou o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz.

Vacina contra Covid-19 pode causar ciclo menstrual mais intenso

Um novo e ainda pouco estudado efeito colateral da vacina contra Covid-19 é uma alteração no ciclo menstrual. Em fevereiro, Kate Clancy, PhD, perguntou a seus seguidores no Twitter se alguém havia notado algo estranho após receber a vacina. “Uma colega me disse que ouviu de outras pessoas que suas menstruações eram intensas após a vacinação”, escreveu ela. “Estou uma semana e meia sem a dose 1 de Moderna, comecei a menstruar talvez um dia ou mais cedo e estou jorrando como se tivesse 20 anos de novo”.

As respostas da Dra. Clancy foram inundadas com histórias semelhantes. Alguns disseram que começaram a detectar inesperadamente; vários mencionaram que estavam apresentando sintomas menstruais, incluindo cólicas e sangramento, pela primeira vez desde que colocaram o DIU ou entraram na menopausa.

No momento, não há nenhuma evidência científica de uma conexão direta. De acordo com os Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC), que tem rastreado os efeitos colaterais por meio do Sistema de Notificação de Eventos Adversos de Vacinas (VAERS), pelo menos 32 pessoas relataram mudanças em seus períodos – mas isso não é um grande motivo para se preocupar, uma vez que cerca de 56.000 pessoas foram incluídas no relatório. 

Estudo da CDC sugere que deixar o assento do meio vazio pode reduzir contaminação do COVID-19 nos aviões em 23% a 57%

Leia, na íntegra, aqui.

As aeronaves podem manter um grande número de pessoas nas proximidades por longos períodos, condições que podem aumentar o risco de transmissão de doenças infecciosas. Com base na modelagem de laboratório de exposição ao SARS-CoV-2 em aeronaves de corredor único e corredor duplo, as exposições em cenários em que o assento do meio estava vago foram reduzidas de 23% a 57%, em comparação com a ocupação total da aeronave, dependendo do modelo. O distanciamento físico de passageiros de avião, inclusive por meio de políticas como a vaga de assento intermediário, pode fornecer reduções adicionais no risco de exposição ao SARS-CoV-2 em aeronaves.

Mudanças em evolução na mortalidade de 13.301 pacientes adultos gravemente enfermos com COVID-19 ao longo de 8 meses

Leia, na íntegra, aqui.

As taxas de idade e mortalidade diminuíram durante os primeiros 8 meses da pandemia. O uso de suporte respiratório não invasivo como a primeira medida de suporte respiratório foi associado à sobrevivência, mas a inferência causal é limitada pela natureza observacional de nossos dados.

Ineficácia dos testes rápidos de Covid-19

Leia, na íntegra, aqui.

O estudo indica que, em países 10% da população infectada pelo novo coronavírus, a cada mil pessoas, 34 serão classificadas como saudáveis, quando, na verdade, estão contagiadas pelo vírus Sars-CoV-2. No mesmo cenário, 31 a cada 900 pessoas terão sido identificadas como se tivessem anticorpos contra a covid-19, quando, na verdade, não têm.

Os pesquisadores alertam o baixo desempenho desses testes rápidos, especialmente se forem levados em conta para a criação do que vem sendo chamado de “passaportes de imunidade”, uma espécie de selo que permite às pessoas que têm anticorpos viajarem ao exterior. Os achados do estudo de revisão estão em consonância com a recomendação da Organização Mundial da Saúde de não usar os testes rápidos como método de diagnóstico da Covid-19.

Santos Dumont: biografia e invenções do pai da aviação

Leia mais aqui.

Santos Dumont nasceu em Minas Gerais no dia 20 de julho de 1873 na cidade de Palmira que atualmente leva o nome do aviador. A saber, desde cedo suas habilidades e genialidade chamavam a atenção, pois ele mesmo construía seus próprios brinquedos, consertava objetos, entre outras atividades. Inegavelmente, esse comportamento criativo e genioso,  foi preponderante para mais tarde transformaram-se em grandes invenções, como por exemplo o avião. Contudo, sua família resolve mudar-se para o Rio de Janeiro e mais tarde em 1879 para o Estado de São Paulo, buscando adentrar o mundo do café. 

Dentre algumas de suas famosas invenções, estão:

  • Balão a gás de pequeno porte: Batizado de Brasil, em 1898 em Paris foi realizado o primeiro voo de um balão com propulsão própria. 
  • Dirigíveis – Balões com motor a gasolina: Santos Dumont realizou diversos experimentos, nesse ele ganhou o Prêmio Deutsch, através da criação do dirigível n°6. 
  • Ultraleves: Foi construída em 1900 e foi chamada de Demoiselle, chegando a atingir incríveis 96 km/h, possuindo 30 metros de comprimento, 7 metros de largura e 11 metros de altura. 
  • 14 bis – Avião: Através da invenção do 14 bis, foi realizado o primeiro voo de uma máquina mais pesada que o ar. Segundo o próprio Santos Dumont, ficou comprovado a possibilidade de um homem voar. 
  • Chuveiro de água quente: Invenção criada enquanto viveu no Rio de Janeiro. Consistia em um balde perfurado recebendo correntes de água fria e quente. 
  • Relógio de pulso: Visando ter maior controle do tempo enquanto estava no ar. Santos Dumont, pediu para um amigo que ele projetasse um relógio com alças que devem ficar presas no pulso.
  • Hangar: Com a necessidade de guardar suas invenções, Santos Dumont cria o primeiro hangar do mundo, além disso, ele cria portões com rolamentos para facilitar a abertura dos portões.

Indicação para o #sextou: Asas da Loucura - Paul Hoffman

Um livro sobre Santos-Dumont, escrito pelo gringo Paul Hoffman, o relato mais verdadeiro e respeitoso da história desse herói brasileiro. Santos-Dumont é mostrado como ser humano, com suas qualidades e imperfeições, e descobrimos que suas imperfeições em nada diminuiriam sua genialidade.

Indicação para o #sextou: Ilha das Rosas - Netflix

 

O que você achou desse episódio? Ajude-nos a fazer melhor. Pule para dentro da conversa e compartilhe conhecimento conosco!

The Definitive Ranking Of Male Doctors On "Grey's Anatomy" | Greys anatomy  couples, Greys anatomy alex, Greys anatomy

Se você esteve conosco ao vivo, por favor, deixe os seus comentários abaixo!

Troca de Plantão

Academia Médica
O que a faculdade esquece de falar!
O que a faculdade esquece de falar! Seguir

Página da redação da Academia Médica para divulgar atualizações pertinentes aos médicos, acadêmicos de medicina e profissionais de saúde.

Ler conteúdo completo
Indicados para você