A humanidade, a literatura e a Medicina, caminham juntas há muito tempo!
Após a Semana da Arte Moderna de 1922 e tendo como influência movimentos literários europeus como o cubismo e o futurismo, nasceu o Modernismo no Brasil. Esse importante movimento literário foi dividido em três etapas: a primeira de 1922 a 1930, tendo como ponto de partida a Semana de 22, buscou trazer um Brasil de verdade, a precariedade do povo brasileiro, as favelas e a marginalização.
De 1930 a 1945, a segunda fase do modernismo vem com uma proposta mais madura, mas nunca perdendo o engajamento de refletir a realidade brasileira. A terceira e última fase moderna, é predominantemente marcada pela liberdade e os representantes buscavam refletir questões psicológicas do ser humano.
Você sabia disso? Se sim, ótimo! Mas o objetivo desse post é mostrar o quanto tudo isso está relacionado com a medicina. Por isso, selecionamos uma lista de livros, indicada pelo professor Áureo Lustosa Guérios, para os alunos do curso Humanidades Médicas: saúde e doença na história e nas artes sobre o tema.
Com a leitura dos livros indicados abaixo, com certeza sua visão sobre o Modernismo e a Medicina será modificada! Que aprender ainda mais? Faça sua inscrição no curso Humanidades Médicas: saúde e doença na história e nas artes, um curso para pessoas de todas as áreas profissionais construírem um novo olhar sobre as ciências da saúde e humanas por meio da história, literatura e arte!