12 Cursos gratuitos para médicos e acadêmicos das melhores universidades do mundo
[editar artigo]

12 Cursos gratuitos para médicos e acadêmicos das melhores universidades do mundo

12 Cursos gratuitos para médicos e acadêmicos das melhores universidades do mundo

Todo início de semestre temos o costume de selecionar alguns cursos gratuitos para médicos das maiores faculdades do mundo, neste segundo semestre de 2015, não poderia ser diferente.

Muitos de vocês já conhecem o Coursera e o EDX. Para os que não conhecem, essas duas iniciativas reúnem em uma plataforma de EAD cursos selecionados de instituições como Harvard, Yale, Stanford, Johns Hopkins, entre tantas outras top universities. As aulas, são gratuitas, sendo necessário o pagamento apenas pelo certificado, que custam entre 29 e 60 dólares.

Há notícias de algumas instituições aceitando esses certificados como prova de horas complementares de formação acadêmica. Então se você pretende usar estes cursos para este fim, certifique-se com sua universidade se o aproveitamento é possível.

De qualquer forma, estes cursos são de altíssimo valor e propõe o aprendizado em massa de conceitos que não são apresentados pelas faculdades de medicina em geral.

Além dos cursos extras, há ainda alguns quem são inerentes à formação de qualquer profissional de saúde, como você poderá ver nessa lista de  tantos cursos previstos para o próximo semestre no Coursera. Clique no título de cada curso para ser levado até a página que o disponibiliza.

1) Teaching and Assessing Clinical Skills - University of Michigan

University of Michigan O propósito deste curso é melhorar o feedback, o ensino clínico e o aprendizado das habilidades clínicas. São 7 módulos que ensinam a (1) variabilidade das técnicas de ensino; (2) apresentar discussões ressoantes; (3) orientar o estudante na aprendizagem das habilidades clínicas; (4) quantificar o aprendizado e melhorar o ensino ( 5) entender e aplicar autoconfiança e autonomia para efetivamente supervisionar e ensinar médicos residentes (6) compartilhar experiências bem sucedidas (7) integrar essas estratégias de ensino no ambiente clínico.

2) Introdução à fisiologia humana - Duke University

Neste curso totalmente legendado em português, os alunos irão aprender e aplicar os conceitos básicos que governam a homeostase funcional do corpo humano. Os 9 sistemas serão apresentados um a um em cada semana do curso.  Aqui você aprenderá a homeostase e o sistema endócrino; o Sistema Nervoso; Os sentidos e o sistema nervoso somático, Fisiologia muscular; Sistema Respiratório, Sistema endócrino, reprodutivo, gastrointestinal e urinário.

3) Aprendendo a aprender: ferramentas mentais poderosas para ajudá-lo a dominar assuntos difíceis - Universidade da Califórnia - San Diego

Este curso, totalmente traduzido para o português, lhe proporciona um acesso fácil às valiosas técnicas de aprendizagem usadas por experts em Arte, Música, Matemática, Ciência, Esportes e muitas outras disciplinas. Vamos aprender sobre como o cérebro usa dois modos bastante diferentes e como ele encapsula (“associa em blocos”) informações. Vamos também tratar de ilusões de aprendizado, técnicas de memória, lidar com procrastinação e boas práticas mostradas por pesquisa como sendo as mais efetivas em ajudá-lo a dominar assuntos difíceis. Usando estas abordagens, não importa seu nível de habilidade nos tópicos que queira dominar, você pode mudar seu pensamento e mudar sua vida. Se você já é um expert, essa espiada embaixo do capuz mental vai te dar ideias pra carregar o turbo do aprendizado de sucesso, incluindo dicas contraintuitivas e insights que vão te ajudar a fazer melhor uso do seu tempo em lições de casa e listas de exercícios. Se você está com dificuldades, você verá um tesouro estruturado de técnicas práticas que vão te levar através do que você precisa fazer pra entrar na pista. Se você alguma vez quis ficar melhor em qualquer coisa, este curso vai lhe ajudar servindo como seu guia, algo que pode ser muito interessante para o médico ou futuro médico que procura formas efetivas de memorizar e raciocinar.

4) Successful Negotiation: Essential Strategies and Skills - University of Michigan

Todos nós negociamos diariamente. Em um nível pessoal, negociamos com amigos, familiares, pacientes, locatários, vendedores, empregadores, entre outros. A negociação é chave para o sucesso de qualquer negócio. Nenhuma empresa pode sobreviver sem contratos rentáveis. Como empresa, saber de técnicas de negociação pode levar a um grande avanço em sua carreira. O curso também é legendado para o português e está dividido em (1) Preparação: planejamento da estratégia de negócios; (2) Negocie: Táticas chave para o sucesso; (3) Aproxime-se: Crie contatos (4) Ponha em prática e feche negócios: a fronteira final.

5) Introduction to Systematic Review and Meta-Analysis - Johns Hopkins

Johns Hopkins UniversityAprenda a acessar dados de trials clínicos realizado uma revisão sistemática e meta-análise. São conceitos da metodologia científica que muitas vezes são pobremente abordados durante a formação acadêmica e que fazem todo o diferencial na vida do médico que quer atingir o topo em sua carreira. O curso o capacitará para (1) Desenvolver questões usando o sistema PACO (Participants Interventions Comparisons Outcomes); (2) Descrever o processo utilizado para extrair dodos do trial clínico; (3) Descrever métodos para estabelecer o risco de viés em trials clínicos; (4) Descrever e interpretar os resultados de uma meta-análise.

6) Epigenetic Control of Gene Expression - Universidade de Melbourne

The University of Melbourne Todos as células dos mamíferos possuem os mesmos genes, entretanto performam funções completamente distintas. Isso se dá ao controle epigenético da expressão gênica; o "liga e desliga" dos genes. Este curso irá abordar os princípios do controle epigenético da expressão gênica, como o controle epigenético contribui para a diferenciação celular e como ele é "errado" nas doenças.

7) Clinical Terminology for International and U.S. Students - Universidade de Pittsburg

University of PittsburghCurso de extrema importância para quem deseja desenvolver a carreira (ou parte dela pelo menos ) no exterior. Entender a terminologia clínica e abreviações utilizadas nos EUA é parte disso. A adaptação à linguagem clínica já é um desafio para qualquer estudante de medicina, o que pode ficar um pouco mais complicado para o aluno internacional, cuja lingua primária não é o inglês. Este curso ajuda a ambos os grupos de estudantes a entender a linguagem comumente encontrada nos primeiros meses de trabalho nos hospitais norte americanos.

8) Take the Lead on Healthcare Quality Improvement - Case Western Reserve University

Case Western Reserve UniversityEste curso apresenta os conceitos e processos de melhoria de qualidade e a sua importância nos resultados dos pacientes. É focado em melhorar a competência de trabalho dos profissionais de saúde para liderar e participar de times multidisciplinares que são focados na melhoria da qualidade do serviço de saúde.

9) Major Depression in the Population: A Public Health Approach - Johns Hopkins

Johns Hopkins University A ideia deste curso é levar a atenção ao problema da depressão ao âmbito da saúde pública, incluindo principios da epidemiologia, psiquiatria transcultural, pesquisa em serviços de saúde e prevenção.

10) Instructional Methods in Health Professions Education - Universidade de Michigan

University of Michigan Este curso leva aos envolvidos na educação dos profissionais de saúde uma forma assíncrona, interdisciplinar e interativa para obter, expandir e melhorar as habilidades de ensino. Estas habilidades podem ser aplicadas no próprio contexto profissional, com uma grande variabilidade de alunos de estágios diferentes.

11) Global Adolescent Health - Universidade de Melbourne

The University of Melbourne Este curso irá explorar os fatores dinâmicos que afetam a saúde e bem estar dos adolescentes ao redor do mundo e como isso é importante para sua individualidade, comunidade e países que melhoram a vida e as chances dessa importante parte da população. O curso é dividido em 8 módulos que discutem a genética populacional, as mudanças tecnológicas que afetam este grupo, fatores que afetam o risco de doença, medicina personalizada, uso racional de medicamentos, desenvolvimento de novas drogas e aspectos culturais étnicos religiosos.

12) Myths and Realities of Personalised Medicine: The Genetic Revolution

UNSW Australia (The University of New South Wales)Conheça os conceitos da "medicina personalizada" e o impacto no entendimento que os fatores genéticos tem na medicina moderna e na sociedade.

Achou mais algum curso? Coloque-o abaixo que o avaliaremos assim que possível!

Academia Médica
Academia Médica Seguir

Página da redação do Academia Médica para noticiar atualizações pertinentes aos médicos, acadêmicos de medicina e profissionais de saúde.

Continue lendo!

Cadastre-se gratuitamente e tenha acesso
aos conteúdos exclusivos.

Entrar
Indicados para você