Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

5 Melhores aplicativos médicos para o apoio à decisão clínica

5 Melhores aplicativos médicos para o apoio à decisão clínica
Academia Médica
out. 5 - 12 min de leitura
020

Desde o primeiro momento que pudemos carregar smartgadgets em nossos bolsos, os aplicativos de suporte à decisão clínica são uma constante. Da época dos PDAs até o novíssimo iphone 8 e X, estes apps tentam substituir os livros de bolso e dar praticidade para o médico que precisa pesquisar uma informação, on demmand, e às vezes, à beira do leito.

São inúmeras as aplicações já disponíveis. Algumas delas com versões gratuitas e limitadas. Outras delas, muito robustas e pagas (nem sempre barato).

De fato esse volume de informação “just in time”, acrescenta qualidade e segurança ao paciente. No consultório, internado ou no leito de UTI, o principal beneficiado é o paciente, que agora pode contar com um médico que busca o melhor opção de tratamento, os diagnósticos diferenciais, segurança medicamentosa, rol de exames de controle necessários e demais cuidados, à beira do Leito.

Devido ao grande número de apps e iniciativas disponíveis, selecionamos os 5 melhores e mais utilizados programas para isso. Lista que você acompanha a seguir:

Avalição

Os aplicativos foram avaliados conforme: Interface, Conteúdo (Quantidade, Qualidade, Idioma),  Praticidade, Special Features, Usabilidade e Aplicabilidade, Preço

Whitebook - Clinical Decision.

O Whitebook é um aplicativo em português, com mais de 3 anos de história e constante atualização, que apresenta mais de 4000 conteúdos em seu catálogo na versão full, sem falar nas mais de 6000 bulas interativas. Com um layout bastante interessante, proporciona a interatividade entre as 38 seções e capítulos do app. Isso o transforma no sistema de apoio ao diagnóstico mais completo para a língua portuguesa. Aliás.

Ele é um guia prático e não um tratado de clínica médica. Os conteúdos são voltados para a utilização a beira do leito de maneira prática, desenhado para  resolver dúvidas sobre as Causas, Abordagem Diagnóstica (semiologia do agravo), Diagnóstico Diferencial, Abordagem Terapêutica (todas as drogas com a preferência de escolha) e as referências bibliográficas para aprofundamento posterior no assunto.

Uma feature muito útil é a utilização do Whitebook no computador de seu consultório. Assim você pode tirar algumas dúvidas quanto a prescrição e calculadoras, diretamente de seu computador, sem a necessidade de tirar o celular de seu bolso.

O aplicativo gratuito conta com uma grande quantidade de informações, mas é no pago que você terá realmente um sistema de apoio à decisão clínica.

Altamente recomendado ao médico da linha de frente (UBS, UPAs e Hospitais Gerais/Terciários) e intensivistas, principalmente devido à praticidade de uso, tanto no celular quanto no desktop.

O preço é de 25,90 ao mês, com desconto de 25% para médicos e 35% para acadêmicos de medicina no plano ANUAL.

Dowload do Whitebook Clinical decision aqui:

Choosing Wisely

Muitos pacientes solicitam seus exames de rotina a seus médicos, porém esses exames, sabemos, são desnecessários. Há muitos motivos para isso, sendo o principal ocorrente pagamento por serviço que predomina no sistema privado aqui no país e nos Estados Unidos. Além disso, temos a judicialização da medicina, a insatisfação do paciente que estranha o fato de você não solicitar um ou outro exame ou a inércia da repetição de testes que caem no “meu médico sempre pediu estes exames”. Tudo isso leva a um altíssimo custo da saúde de um modo geral e os testes diagnósticos desnecessários são responsáveis pela maior parte deste custo. Setenta sociedades de medicina americanas se uniram junto a Associação Americana de Medicina Interna (ABIM) para apresentar, baseadas em evidências, a real necessidade de alguns exames e cuidados. Assim eles criaram um website e um aplicativos para que médicos e pacientes entendam esta evidência e não recomendem, ou sejam expostos, a exames ou procedimentos desnecessários.

A página na internet é extremamente rica  apresenta informações valiosas ao médico que não deseja que seu paciente gaste além da conta. Os pacientes por sua vez, ganham uma ferramenta para questionar seus médicos quando julgarem que um ou outro exame não fazem sentido para o seu caso.

Tudo isso que já estava presente no Choosing Wisely para o desktop acaba de ser levado para os iphone (Android ainda não), agregando valor ao médico e ao paciente que querem consultar estas informações das sociedades médicas americanas, on demmand, no momento que precisarem. O app é gratuito, assim como o uso da página na internet. Para muitos brasileiros pode ser um problema, porque todo o conteúdo está disponível apenas em inglês.

Download do Choosing Wisely para iOS AQUI

Epocrates

O Epocrates é uma empresa que iniciou seus trabalhos logo no início da expansão dos smartphones. Possui um design clean, com um bom contraste para leitura. O conteúdo é distribuído em listas, o que, às vezes, não proporciona uma boa experiência.Por falar em usabilidade o App peca bastante neste quesito, possui comandos nada amigáveis e em algumas telas fica difícil de se retornar ao menu principal.  

O App possui centenas de doenças, medicamentos, calculadoras, resumos e guidelines e com certeza é um dos mais completos do mercado neste quesito. Chega a ser assustador a quantidade de detalhes, e quão bem abordados são os mais diversos temas pelo aplicativo, tendo referência em praticamente todo seu conteúdo.

O conteúdo é um dos mais completos do mercado. Apesar disso, peca no fato de estar disponibilizado apenas em inglês. Possui diversas features interessantes como uma ferramenta de diagnóstico diferencial, exames laboratoriais, quiz, tabelas resumo, algoritmos  e até mesmo uma ferramenta de comunicação segura com pacientes em parceria com a AthenaText.

O Epocrates sem sombras de dúvida está entre um dos maiores aplicativos para tomada de decisão clínica em todo o mundo, porém para nossa realidade o fato de ser pago (a um valor elevado de algo em torno de 515 reais por ano), estar disponível apenas em inglês e de depender de estar conectado para acessar alguns de seus conteúdos, como os guidelines por exemplo, faz com que ele perca alguns pontos para os usuários brasileiros. O conteúdo apesar de ser vasto e de qualidade é difícil de ser localizado. Porém se você deseja um conteúdo completo, possui um bom domínio da língua inglesa e está habituado a usa-la no seu dia-a-dia e está disposto a pagar um preço salgado por uma ferramenta de auxílio diagnóstico, o Epocrates com certeza é uma das melhores opções disponíveis.

Download para iOS e Android

Figure 1

O Figure 1 é uma rede social mista com uma rede de suporte ao diagnóstico, no qual você pode compartilhar seus casos clínicos mais difíceis e aguardar os insights de médicos e acadêmicos de todo o mundo. Recentemente o aplicativo lançou a sua versão em português e já conta com mais de 100 mil profissionais de saúde e estudantes da área aqui no Brasil. Ou seja, o app não deixa exclusiva a discussão de casos clínicos para médicos e estudantes de medicina e isso pode desfocar um pouco a intenção do app como suporte diagnóstico.

Entretanto, essa falta de homogeneidade pode não ser um problema para uma das features mais interessantes do Figure 1 para Médicos. O Paging é um serviço de opinião entre pares frente a um caso clínico. A subir um caso, você solicita as opiniões de um especialista sobre o assunto, que pode estar em qualquer lugar do mundo. Não é muito bom para emergências, mas pode te abrir a cabeça para casos ambulatoriais em que você se defronta com uma encruzilhada no raciocínio clínico. Ter a opinião de terceiros sobre o caso que você apresenta pode ser fundamental para um bom desfecho clínico.

O “Figure 1 pergunta” é um special feature que pode proporcionar diversão com muito aprendizado. Trata-se de um caso clínico associado a quizzes sobre a fisiopatologia e história natural da doença.

Conhecido por muitos como o Instagram dos médicos, o Figure 1 é uma rede social séria que pode acrescentar muito conhecimento à sua vida  profissional e científica, de uma forma lúdica e prazerosa.

Baixe o Figure 1 utilizando um dos links abaixo:

Medscape 

O Medscape com certeza é um dos nomes mais conhecidos em todo mundo quando o assunto é conteúdo médico, principalmente pelos seus resumos de doenças e diagnósticos diferenciais. O que muita gente não sabe é que o Medscape tem uma poderosa ferramenta disponível para nossos smartphones.

A interface do aplicativo segue o padrão tradicional e  já conhecido site, possuindo um contraste agradável para leitura e um modo pratico e simplista de se encontrar o que procura. E falando em modo de busca, o aplicativo disponibiliza varias formas de se encontrar informações sobre determinada doença, desde uma tabela como uma espécie de filtro onde se pode procurar determinada condição de acordo com a especialidade, a uma barra de busca interativa que mostra o conteúdo e por meio de ícones identifica se ele se classifica em um artigo de droga, condição clinica, procedimento, calculadora/formula, etc..

Por falar em artigo,  o conteúdo disponível no aplicativo, por ser o mesmo disponível na versão web, pode ser considerada uma verdadeira revisão sobre determinado assunto, sendo bem completo e detalhado. Além do conteúdo de qualidade o App traz algumas features interessantes como uma revisão e passo a passo de procedimentos das mais variadas especialidades, um gerador de formulários para medicações especiais, um identificador de pílulas e comprimidos ( pra quando o paciente traz o comprimido que toma fora da embalagem ou diz “Ah doutor é aquele comprimido grande e amarelo”) e ainda um verificador de interações medicamentosas.

Outro aspecto positivo do Medscape de todo seu conteúdo ser gratuito, dependendo apenas de um simples cadastro.

Mas afinal de contas esse App só tem coisa boa?

Apesar de boa parte de suas features serem interessantes quando se abre pela primeira vez, com um pouco de uso vemos que para o usuário brasileiro alguma delas não são nada práticas, como por exemplo o identificador de pílulas para nós que temos um mercado com genéricos se torna uma verdadeira perda de tempo, o mesmo vale para a ferramenta de formulários pois ela é totalmente voltada para realidade americana de prescrições. Falando em realidade americana outros dois pontos pesam negativamente para o Medscape, ser apenas em inglês e a necessidade de internet para alguns conteúdos como por exemplo a parte de imagem nos procedimentos.

Analisando a qualidade do conteúdo e a forma como ele é disponibilizado no App e levando em consideração o fato de estar totalmente em inglês o Medscape se torna mais uma ferramenta para quem quer revisar sobre um conteúdo especifico do que propriamente dito para mudar radicalmente um diagnóstico ou até mesmo auxilia-lo nessa tomada de decisão.

Porém mesmo o App não sendo prático para o uso durante uma consulta e pelo fato de ser 100% gratuito, incluindo sua completa calculadora médica, sem sobra de duvidas recomendamos tê-lo no seu celular.

Clique AQUI para o download do Medscape!

Tem algo a acrescentar? Faltou algum app que não poderia deixar de aparecer nesta lista? Comente logo abaixo!


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você