Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Ministério da Saúde divulga: Calendário Digital de Vacinação

Ministério da Saúde divulga: Calendário Digital de Vacinação
Academia Médica
nov. 1 - 3 min de leitura
000


O Ministério da Saúde anunciou em 01 de novembro de 2023, uma importante ferramenta digital para auxiliar no controle e monitoramento do cronograma de vacinação: um calendário digital de vacinação. Esta novidade faz parte do Movimento Nacional pela Vacinação, uma iniciativa lançada em fevereiro pelo governo federal com o objetivo de retomar e manter altas coberturas vacinais no Brasil.

Através da👉  nova página disponível no site do Ministério da Saúde, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) podem acessar e 👉 fazer o download do calendário digital, que oferece informações detalhadas sobre as vacinas ofertadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). Este recurso possibilita a pesquisa de doenças preveníveis por vacinação, bem como o público-alvo e as faixas etárias recomendadas para cada imunizante.

Fonte: Ministério da saúde - gov.br

É válido destacar que, atualmente, o PNI distribui anualmente 48 imunobiológicos, sendo eles 31 vacinas, 13 soros e 4 imunoglobulinas. Dentro das vacinas, incluem-se aquelas indicadas no Calendário Nacional de Vacinação, que abrange 20 imunizantes protegendo indivíduos desde recém-nascidos até a vida adulta, assim como vacinas específicas para grupos com condições clínicas especiais, como pessoas com HIV ou em tratamento de doenças, disponíveis nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE).

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, reforçou a importância da vacinação e a disponibilidade gratuita das vacinas em mais de 38 mil salas de vacinação em todo o país. Trindade também ressaltou a importância da ciência e do combate à desinformação no contexto atual.

Para os profissionais de saúde, o site oferece uma gama de informações e recursos úteis, incluindo publicações técnicas, atividades de microplanejamento e portarias, facilitando o planejamento de ações estratégicas para melhorar a vacinação da população.

Além disso, o Ministério da Saúde destaca o uso do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), disponível na Estratégia e-SUS APS, para gestores de estados e municípios. A funcionalidade "Busca Ativa de Vacinação" no PEC permite aos profissionais de saúde visualizar as vacinas aplicadas, em dia ou atrasadas, e filtrar a busca por grupo-alvo e faixa etária, otimizando a atualização das cadernetas de vacinação.

Segundo o Ministério, o lançamento do calendário digital de vacinação é um passo fundamental para facilitar o acesso à informação e garantir que a população esteja protegida contra diversas doenças preveníveis. Com isso, espera-se que a cobertura vacinal no país alcance patamares cada vez mais altos, fortalecendo o sistema de saúde e promovendo o bem-estar da população brasileira.


Para acesso a página Vacinação - do Ministério da Saúde, clique aqui. 


Estar atualizado sobre as últimas descobertas e inovações nas ciências médicas faz sentido pra você? Se sim, inscreva-se em nossa newsletter e receba nossos conteúdos diretamente em sua caixa de e-mail!





Referência: 

Brasil. Ministério da Saúde. (2023, Novembro 1). Ministério da Saúde lança calendário digital de vacinação. Governo do Brasil. Recuperado de https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2023/novembro/ministerio-da-saude-lanca-calendario-digital-de-vacinacao


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você