A Anatomia de Leonardo da Vinci - App gratuito para ipad
[ editar artigo]

A Anatomia de Leonardo da Vinci - App gratuito para ipad

A Anatomia de Leonardo da Vinci

Sempre achei os desenhos anatômicos fantásticos. Desde Vesalius a Spiegel, a Anatomia nos fascina. Mas nenhum foi tão proeminente quanto Leonardo da Vinci.

Esses desenhos ocupam um lugar entre a estética e arte fina e mística obtida através de observações cuidadosas e criteriosas. Foi um movimento criado na renascença italiana, onde os limites entre o treinamento artístico e os questionamentos científicos foi desafiado como nunca antes.

Notoriamente, o período apresentou obras da figura humana tão anatomicamente acuradas que os artistas apresentaram um conhecimento sobre o interior do corpo humano que era desconhecido até mesmo pelas universidades.

Artistas como Michelangelo Buonnarroti e Leonardo da Vinci, detalharam as dissecções anatômicas em vários pontos de suas carreiras, produzindo centenas de desenhos e estudos para melhorarem suas técnicas para a pintura e escultura, que os deixou tão famosos.

A Maioria dos artistas da renascença viraram anatomistas por necessidade pois precisavam entender como reproduzir a vida de forma mais real. Leonardo ainda foi adiante, pois seus estudos além do entendimento da anatomia, tinham por fim o interesse pessoal em entender a física do vôo, produção de armas, arquitetura e outros conhecimentos.

Agora podemos apreciar vários dos desenhos anatômicos de da Vinci em nossos computadores e iPads. O Buckingham Palace's Royal Collection Trust digitalizou seus desenhos e os apresenta nesta PÁGINA. Leonardo não estudou apenas as estruturas anatômicas. Ele ainda realizou dissecções que ajudaram-no a entender mais da fisiologia humana. Ele aproximou seus estudos até o entendimento de que o Homem era uma máquina orgânica, algo inédito para a época.

Pela primeira vez, as ilustrações detalhadas de Leonardo podem ser vistas em um iPad. Quem baixar o aplicativo pode procurar e explorar os notáveis trabalhos artísticos e científicos do gênio Leonardo da Vinci, de graça!

O aplicativo inclui várias ferramentas que trazem os textos de Leonardo em inglês, entrevistas com os curadores da coleção, e vídeos de especialistas que discutem os avanços que Leonardo nos apresentou com suas obras sobre anatomia.

Mesmo se você não possuir um iPad ou um iPhone, você pode ver a obra dele em alta resolução na versão online, que permite aos visitantes baixar as imagens como a "Cabeça de Judas".

Baixe o aplicativo agora mesmo clicando no botão abaixo

appstore Clique no botão acima para baixar o app Leonardo da Vinci: Anatomy

Academia Médica
Fernando Carbonieri
Fernando Carbonieri Seguir

Inovação é sua forma de exercer a medicina. Em 2012 criou a Academia Médica, comunidade dedicada a "FALAR O QUE A FACULDADE ESQUECEU DE NOS CONTAR". Membro Comissão do Médico Jovem do CFM, Palestrante, Hacking Health Curitiba e Brasil

Continue lendo
Indicados para você