Hoje, compartilho um relato de experiência muito especial sobre o trabalho significativo que a Galeria Aut, tem proporcionado para muitas crianças, jovens e adultos com TEA e para suas famílias. Trata-se de uma proposta colaborativa que consegue atingir, pessoas de várias regiões do Brasil e de outros países como Portugal, Escócia, Índia, EUA, Cuba e Uruguai.
A Galeria Aut foi fundada em 2014, pela musicoterapeuta Mery Geraldo, que reside em Belo Horizonte (MG). Mery é especialista em psicodrama aplicado, mãe de um adolescente com autismo, conselheira do Conselho Municipal de Política Cultural de BH, onde desenvolve diversos projetos culturais e comunitários.
A galeria é um espaço que realiza intervenções artísticas para dar voz e sentido a realidade que as pessoas com TEA e suas famílias vivenciam diariamente ao expor seus trabalhos artísticos temáticos, em formatos diversos como: desenhos, músicas e poemas. São verdadeiras obras de arte que expressam muitas emoções e, além disso, oferecem informações e conhecimentos para conscientizar as pessoas e propor pelo menos reflexões sob o tema.
Vale ressaltar que as pessoas com TEA necessitam de apoio com estratégias alternativas para comunicação (verbal e não verbal). Entretanto, proporcionar diferentes meios podem auxiliar na expressão e na comunicação, nas questões sensoriais, comportamentais. Lembrando que algumas estratégias são mais fáceis e atraentes do que outras e podem proporcionar um aspecto desafiador.
Através do desenho, a criança expressa seus sentimentos, medos, carências, vontades, e até mesmo a forma pela qual se percebe no mundo, com isso, o desenho apresenta-se como um importantíssimo meio de expressão da criança, onde ela manifesta a maneira como se sente e se relaciona em sociedade, tornando-se um valioso meio de comunicação. (Fontoura,2018).
O mais novo projeto desenvolvido pela Galeria Aut consiste na parceria de ilustrações do livro: “Atenção interdisciplinar ao autismo”, organizado pelas coordenadoras do PRAIA -Programa de Atenção Interdisciplinar ao Autismo - da Universidade Federal de Minas Gerais, Ana Amélia Cardoso e Maria Luísa Magalhães Nogueira.
O livro conta com 20 capítulos ilustrados por mais de 40 artistas que publicam na Galeria Aut, foi escrito por pesquisadores e profissionais da área, de diferentes programas de pesquisas e clínicas no país e lançado pela Ampla Editora.
Abaixo, compartilho as produções artísticas que fazem parte das ilustrações do livro:
Por fim, compartilho também o site da Galeria Aut. Assim, todos podem prestigiar e interpretar as mais diversas obras artísticas temáticas e fortalecer o entendimento de que:
“O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.” (Maranhão, 2017)
Referências
1. DA SILVA FONTOURA, Deise et al. A atividade de desenho mediada com comunicação alternativa como estratégia pedagógica para a criança com autismo. REVISTA DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. 5, n. 2, p. 29-42, 2018.
2. GALERIA AUT. Disponível em: https://galeriaaut.com.br/galeria-aut/. Acesso: 20 de abr. de 2022.
3. MARANHÃO, Leonardo. A vida com...Autismo. São Paulo: Segmento Farma, 2017.
Quer escrever?
Publique seu artigo na Academia Médica e faça parte de uma comunidade com mais de 140 mil médicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da saúde. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!