Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

A febre moderada e o combate natural às infecções

A febre moderada e o combate natural às infecções
Academia Médica
mar. 15 - 2 min de leitura
000

A febre moderada é benéfica ao organismo, ajudando a eliminar infecções de forma mais rápida. A informação faz parte de uma nova pesquisa desenvolvida sobre o assunto, comandada por integrantes da Universidade de Alberta, no Canadá, e publicada na revista eLife.

Em um trabalho realizado com peixes em aquários, os cientistas descobriram que o aumento da temperatura corporal foi capaz de fazer com que o organismo dos animais ficasse livre de processos infecciosos, além de controlar inflamação e reparar tecidos danificados.

Os peixes receberam uma infecção bacteriana e tiveram seu comportamento monitorado. Alguns tiveram permissão para apresentar febre, demonstrando imobilidade, fadiga e mal-estar. Nestes, foi contatado que a febre eliminou a infecção do organismo em sete dias. Já os animais induzidos a não apresentar febre permaneceram com a infecção por até quatorze dias.

Embora mais estudos sejam necessários, os responsáveis acreditam que o mesmo aconteça no corpo humano. Por isso, defendem que as pessoas não devem tomar antitérmicos sem receita médica ao primeiro sinal de que a temperatura corporal está um pouco mais alta. Segundo a pesquisa, muitas vezes a febre moderada de resolve sozinha, sendo induzida e eliminada naturalmente pelo corpo.

O objetivo do trabalho é pesquisar sobre os mecanismos da imunidade natural, com foco não apenas na medicina humana mas também na veterinária.

Referência:

Farah Haddad et al, Fever integrates antimicrobial defences, inflammation control, and tissue repair in a cold-blooded vertebrate, eLife (2023). DOI: 10.7554/eLife.83644

Leia também:



Denunciar publicação
    000

    Indicados para você