Hoje, quando abri o WhatsApp pela manhã, li a pergunta de um amigo economista:
“Cara, tu acha que o curso de medicina é uma bolha?”
Apesar de não saber como me posicionar de imediato, a vontade que eu tinha era dizer que aquela pergunta era, no mínimo, interessante…
De modo geral, uma bolha é quando alguma coisa (ativo) é negociada a valores cada vez mais altos (bolha) - acima do valor real -, seguido de uma queda brusca dos preços, onde praticamente todo mundo perde o investimento.
A pergunta do meu amigo veio acompanhada de outra frase “muita gente faz medicina pelo dinheiro, né?”. Apesar dos diversos motivos mais nobres da profissão, sejamos francos: todos sabemos que é verdade!
Vejamos o seguinte:
- O aluno (investidor) paga valores cada vezes mais absurdos de mensalidades para acumular o conhecimento médico (ativo).
- Depois de formado, se lança no mercado em busca do retorno desse investimento.
- Com cada vez mais médicos formados, o ticket médio vai inevitavelmente cair, ou melhor, já está caindo.
Não tenho a menor dúvida que aqueles profissionais que têm a medicina como vocação e, além disso, entendem a necessidade cada vez maior de realizar um cuidado centrado no paciente e de desenvolver outras habilidades como a gestão e trabalho em equipe, terão sempre um bom espaço no mercado.
Mas, como será que vai ser o ROI - Return on Investment - daqueles que se lançam na medicina com intuito sobretudo financeiro?
Será que a formação médica está caminhando para uma bolha?
E você, colega, o que pensa sobre isso?
Aguardo a sua opinião nos comentários!
Quer escrever?
Publique seu artigo na Academia Médica e faça parte de uma comunidade crescente de mais de 215 mil médicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da saúde. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!