Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

A Indústria que cega e mata

A Indústria que cega e mata
Fernando Carbonieri
jan. 21 - 3 min de leitura
000


A Indústria que cega e mata

Na faculdade nos foi ensinado que a ética em pesquisa era uma das coisas mais louváveis e que traziam mais verdade a ciência. A pergunta original respondida ou não, deveria ser provada ou replicada por pares, para que se tornasse uma verdade científica.

Os meios difusores indexados sempre foram vistos como éticos, que reproduziam apenas estudos que não apresentassem evidências de viés ou FRAUDE. Os estudos realizados para responder a alguma pergunta origina,l teriam que ser publicados INDEPENDENTEMENTE SE SEUS RESULTADOS FOSSEM POSITIVOS OU NEGATIVOS.

A medicina baseada em evidências é a força maior que possuímos para validar o cuidado da saúde. Se uma porção da evidência em sí estiver indisponível ou oculta, há um grande perigo para médicos incorrerem em decisões que cegamente serão piores para seus pacientes.

De fato não vemos muitos estudos com resultados negativos em revistas científicas. Eles simplesmente não são publicados, pois não é interessante para a indústria que o sejam. ESSE TIPO DE COMPORTAMENTO ANTIÉTICO JÁ CUSTOU MUITAS VIDAS.

Ao assistir o Tedtalk a seguir você ficará no mínimo chocado - assim como eu fiquei - pois terá evidências bastante inquietantes.Seriam as indústrias farmacêuticas organizações sem escrúpulos?  Seriamos nós soldados cegos de dessas organizações?

Nesta palestra, que desconstroi muito daquilo que nos foi ensinado na medicina, Ben Goldacre demonstra o a fraude e o viés da pesquisa científica e como ela afeta a vida de nossos pacientes. Muitos dos medicamentos prescritos por nós são piores que placebos, mas isso nunca foi publicado, e, se depender da Indústria, nunca será.

Assista o vídeo a seguir e nos envie sua opinião sobre o assunto. Debater este tema é de caráter VITAL para que possamos fazer algo de melhor para a ciência médica.

O que os médicos não sabem sobre as drogas que prescrevem:

“Positive findings are around twice as likely to be published as negative findings. This is a cancer at the core of evidence-based medicine.” - Ben Goldacre

Ben Goldacre estudou medicina em Oxford e Londres, onde trabalhou como pesquisador em epidemiologia. Munido de um material interminável ele espalha suas ideias sobre ceticismo com perspicácia e desespero. Ele pode te convencer que a verdadeira ciência, a divulgação imparcial e a razão irão vencer no final.

Envie seu comentário e ajude-nos a discutir esse tema tão importante!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você