[ editar artigo]

A obtenção de título a partir da pós-graduação lato sensu é uma opção para a medicina?

A obtenção de título a partir da pós-graduação lato sensu é uma opção para a medicina?

Um assunto importante de ser abordado é a pós graduação médica, alguns saem da faculdade e optam pelo “tradicional” que seria a realização da residência médica, no entanto existe um caminho alternativo que é a pós-graduação lato sensu para se tornar especialista, será que é isso mesmo? Leia esse artigo e entenda o assunto.

O que diz o CFM?

Não é bem assim, o Conselho Federal de Medicina (CFM) defende que o médico que realiza pós-graduação lato sensu não tem o direito de se inscrever nos Conselhos Regionais de Medicina (CRM’s) como especialistas ou mesmo anunciar os como sendo especialistas naquelas áreas. 

Mas se o médico fez uma especialização, por que ele não pode se divulgar como especialista?

Segundo o CFM isso pode levar o paciente à confusão, levando-o acreditar que o profissional em questão pode ter realizado a residência naquela na área, o que não aconteceu.

O CFM apenas considera e permite a obtenção de título de especialista para quem passou pelo Programa de Residência Médica ou então para quem obteve aprovação na prova de título realizado pela sociedade da especialidade em questão.

No dia 26/04/2021 o CFM  noticiou que o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) entrou com um recurso na justiça tentando tornar possível a obtenção de título de especialista a partir da pós-graduação lato sensu. Para ler a notícia na íntegra, clique aqui 

 

E você, o que pensa sobre isso? Qual é sua opinião? Comente abaixo!

 

Outro artigo bom sobre o assunto:

Especialização x Residência Médica

 


Por Yan Kubiak Canquerino - Colaborador da Academia Médica


 

Referência

Justiça confirma: cursos lato sensu não têm valor de Residência Médica | (cfm.org.br). Acesso em 21/06/2021.

 

Academia Médica
O que a faculdade esquece de falar!
O que a faculdade esquece de falar! Seguir

Página da redação da Academia Médica para divulgar atualizações pertinentes aos médicos, acadêmicos de medicina e profissionais de saúde.

Ler conteúdo completo
Indicados para você