Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

A solução está nas nossas mãos ?

A solução está nas nossas mãos ?
Leticia Alves
mai. 17 - 6 min de leitura
000

Hoje, lendo alguns artigos da Harvard Business Review, me deparei com uma leitura interessante sobre aplicativos voltados para área da saúde, de nome original Do Health Apps Really Make Us Healthier? E será que esses aplicativos, que vêm crescendo tanto em qualidade quanto em quantidade, realmente ajudam a nos deixar mais saudáveis?

Nos últimos anos, a evolução no setor de saúde, por meio da tecnologia é cada vez maior, principalmente no último ano, onde o mundo se viu obrigado a aceitar e mudar a forma que lidava com isso. De acordo com a Distrito, o primeiro trimestre de 2021 já acumulou US$ 91,7 milhões em investimentos para as healthtechs brasileiras, representando 85% do valor total acumulado em 2020.

Com essa tecnologia vieram os aplicativos e os chamados wereables (vestíveis), que possuem como finalidade a coleta de dados de vários aspectos do indivíduo, como sono, atividade física, níveis de glicose, entre outros. Eles até introduzem um novo nome para chamar esse movimento, o "Quantified Self" ou Autorrastreamento.

E toda essa ideia se baseia numa frase de Peter Drucker, considerado pai da gestão moderna: "O que pode ser medido, pode ser melhorado" .

O mix entre essa frase do Peter Drucker e os Apps/wereables veio contribuir para a Medicina Personalizada, que não é nenhuma novidade, já que vem sendo feito há muitos anos através do uso de informações pessoais, histórico médico e familiar, além de resultados de exames. A diferença é que hoje essa medicina está cada vez mais personalizada por ajuda de ferramentas como o Big Data, e é essa imensa quantidade de dados que vem sendo produzida nos últimos tempos. Será que os dados serão considerados o novo Petróleo ?

De acordo com Pedro Schestatsky no seu livro Medicina do Amanhã: "A expectativa é de que, num futuro próximo, os dados individuais sejam utilizados para guiar o paciente em suas decisões de saúde (Medicina Baseada em Fatos Reais), o que até então era feito apenas por meio de pesquisas e evidências extraídas de grande populações. "

Tudo isso que escrevi até aqui não fica só no campo do achismo. Foi realizado na Asia um estudo randomizado, que avaliou o estilo de vida das pessoas por 15 meses. Uma parte recebeu um aplicativo, outro grupo a versão Web do aplicativo e o grupo controle não tendo acesso a nenhum aplicativo. Ao final perceberam que o uso do aplicativo melhorou tanto as métrica de curto prazo, como nível de glicose e hemoglobina glicada, quanto as métricas de longo prazo, como diminuição de visitas ao hospital e despesas médicas. Outros pontos foram percebidos ao longo do estudo, que pode ser acessado na íntegra aqui

Acredito que nada adianta aplicativos, wereables e qualquer tecnologia, se não mudarmos nosso mindset primeiro, mas isso é uma conversa para outra hora. Eu utilizo alguns que foram importantes e me ajudaram na mudança drástica que fiz no meu estilo de vida. E por serem duas áreas (inovação e medicina do estilo de vida) que me interesso e enxergo um grande potencial, vou deixar aqui alguns exemplos de aplicativos que podem te auxiliar na busca da sua melhor versão.

Sono

  • SleepCycle: Fui olhar aqui e percebi que monitoro meu sono com esse aplicativo desde 2019. Você consegue só com o celular saber o tempo de sono, a regularidade, saber de ruídos como roncos e tosse (você até consegue escutar depois mas só na versão paga)
  • ​​​MiFit: coletam os dados através dos relógios da xiaomi, muito parecido com o SleepCycle, mas sem a função de detectar ruídos

Atividade física

  • Esse possui vários, desde apps que contam passos diários até os que contam exercícios específicos
  • Strava: Utilizado para monitorar exercícios, como corrida e ciclismo
  • MiFit: coletam os dados através dos relógios da xiaomi
  • Saúde: nativo do iPhone, conta os passos através do próprio aparelho

Hábitos

  • Notion/Roam: Aplicativos de notas onde você consegue criar um sistema personalizado e ter um controle maior dos seus hábitos, até uma visão geral da semana ou mês
  • Forest: Ajuda no foco, usado muito para estudos. Basicamente ele funciona como um pomodoro, que em seu momento de foco uma árvore vai crescendo e se você sair do aplicativo enquanto isso, por exemplo para olhar o instagram, a árvore morre e você tem que reiniciar a contagem.
  • Daylio Diario: Possibilidade de acompanhar o humor e atividade física, além de te mostrar de uma maneira visual facilitando o reconhecimento de padrões
  • Drink Water: Se você tem dificuldade de ficar lembrando de se hidratar, esse aplicativo te manda um notificação lembrando além de quantificar a quantidade que já foi ingerida e quanto falta para você chegar ao valor ideal de acordo com o peso

Manejo do Stress

  • ​​​​​​Insight Timer: Várias opções de meditação, seja guiada ou não, de várias durações, podendo se adequar a qualquer momento do dia.

 


Quer escrever?
Publique seu artigo na Academia Médica e faça parte de uma comunidade crescente de mais de 215 mil médicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da saúde. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!


 

Referências

  1. https://hbr.org/2021/05/do-health-apps-really-make-us-healthier
  2. Ghose, A., Guo, X., Li, B., & Dang, Y. (2021). Empowering patients using smart mobile health platforms: Evidence from a randomized field experiment. Forthcoming at MIS Quarterly. 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você