Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

A terceira onda de COVID-19 e seu impacto no SUS

A terceira onda de COVID-19 e seu impacto no SUS
Isadora Mesadri
ago. 22 - 2 min de leitura
010

A terceira onda, também conhecida como “paciente invisível”, de acordo com a obra "O lado oculto de uma pandemia: A terceira onda da Covid-19 ou o paciente invisível?" do autor Eugênio Vilaça Mendes, é uma das consequências da pandemia de Covid-19 e representa a diminuição ou eliminação do cuidado de outras condições de saúde não relacionadas ao Sars-CoV-2, como doenças mentais, devido à sobrecarga ao sistema de saúde gerada pela pandemia e aos receios e anseios da população frente ao vírus. 

Essa sobrecarga, durante a pandemia, demandou elevados financiamentos para o Sistema Único de Saúde (SUS), o qual continua necessitando de recursos para suprimir as demandas agora visíveis da terceira onda. Entretanto, sabe-se que o SUS é acometido por um subfinanciamento crônico do Estado. Segundo o artigo de Nelson Rodrigues dos Santos, durante os primeiros 30 anos de história do Sistema, o Estado promoveu restrições e cortes monetários que geraram subfinanciamento e, consequentemente, insuficientes recursos humanos, de infraestrutura e de subsídio de trabalho. 

Além disso, durante esse período de elaboração da nova Constituição, com a Reforma Sanitária, houve a reforma psiquiátrica, a qual  promoveu dignidade para os pacientes que sofriam de enfermidades mentais através da oferta de seus direitos. Com isso, foi descentralizado o cuidado e foi desenvolvido diversos programas e serviços do setor de Psiquiatria e Saúde Mental. 

Ao contrário desse movimento, durante a pandemia de Sars-CoV-2, as doenças mentais e seus tratamentos sofreram ameaças de desmonte e revogação do modelo assistencial pelo atual governo. Como uma das hipóteses de justificativa para essa ação, volta-se para as restrições monetárias ao SUS e para as atribuições desse financiamento para outras prioridades do Estado - presentes desde os primeiros 30 anos do Sistema - que dificultam o oferecimento do direito a uma saúde igualitária, equitativa e universal para a população brasileira.


Referências 

  1. Santos NR. SUS 30 anos: o início, a caminhada e o rumo. Ciência & Saúde Coletiva, 23(6):1729-1736, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/sNh7sDYDdyQwvKVgLqYZvpB/?format=pdf&lang=pt b) Mendes EV.
  2. O lado oculto de uma pandemia: A terceira onda da Covid-19 ou o paciente invisível? Brasil: CONASS, 2020. Páginas - 42 a 49; 54 a 64. Disponível em: https://www.conass.org.br/wp-content/uploads/2020/12/Terceira-Onda.pdf  

Denunciar publicação
    010

    Indicados para você