Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Ainda há esperança para o apocalipse zumbi da medicina

Ainda há esperança para o apocalipse zumbi da medicina
Fernando Carbonieri
fev. 8 - 2 min de leitura
020

Waking Dead, Guerra Mundial Z, Eu sou a Lenda e, finalmente, Resident Evil são filmes que demonstram um mundo onde seres humanos são reduzidos a uma única necessidade: comer para sobreviver. 

Esse não é um post para falar mal da medicina. Tampouco para falar do processo de "zumbização" que as escolas médicas nos colocam. Esse post é pra trazer um pouco de esperança, e mostrar que você médico pode e deve manter os seus ideais acima da segura carreira nos moldes que todos conhecem.

O mundo mudou e você sabe disso. As pessoas mudaram, as ferramentas mudaram, a forma como a informação transita também mudou. A tradição médica ainda tenta resistir a esse desconhecido desejável (ou não). O que sabemos é que a repetição daquela medicina paternalista e endeusada não mais condiz com a possibilidade de futuro da profissão. 

Falo como alguém que saiu da linha normal e ainda procuro "me achar" neste processo. Erro todos os dias na construção do meu futuro como médico, mas estou feliz com a possibilidade de ser dono do meu próprio caminho, sem estar sujeito a nosso tão conhecido sistema feudal hierárquico da profissão.

Não tenho respostas que não sejam para mim mesmo (caso queira entender meu trajeto, o escrevi AQUI), mas venho com alguns caminhos para os colegas médicos e estudantes de medicina que estão inquietos sobre seus destinos como médicos.

Por isso trago este vídeo de uma série que pretendo publicar na comunidade Academia Médica para inspirar pelo exemplo de outros. Para mostrar que a medicina é feita de pessoas criativas e não por meras chaves de fenda que vestem jalecos. 

Fiquem com o TED do ZDOGG MD, um médico apaixonado por música que, pelo seu trabalho artístico, está criando uma nova cultura em saúde pública e smart cities.

Não deixe de comentar suas reflexões sobre essas ideias. Estamos aqui para desenvolver e compartilhar conhecimento e competências.

 
Você também pode contribuir com seus insights na Academia Médica. Clique AQUI para saber como (é gratuito).


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você