Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

Alimentos ultraprocessados associados a câncer colorretal em homens

Alimentos ultraprocessados associados a câncer colorretal em homens
Academia Médica
out. 4 - 2 min de leitura
000


57% do total de calorias diárias consumidas por adultos americanos são provenientes de alimentos ultraprocessados. Sabendo disso, um estudo publicado no British Medical Journal analisou a influência desse tipo de produto na incidência de câncer colorretal entre homens e mulheres. O estudo considerou três coortes prospectivas que avaliaram os pacientes de acordo com entrevistas e formulários.

De acordo com o artigo, os homens que consumiam mais alimentos ultraprocessados – principalmente à base de carnes/aves/frutos do mar e bebidas açucaradas - tinham risco 29% maior de desenvolver câncer colorretal do que aqueles que consumiam menos. Além disso, o alto consumo foi associado a um risco 72% maior de câncer de cólon distal em pacientes do sexo masculino.

Em mulheres, por sua vez, não foram observadas associações de dose-resposta com alimentos ultraprocessados significativas para câncer de colorretal, cólon proximal ou câncer retal. Nelas, porém, a associação foi evidente com o maior consumo de pratos prontos para aquecer e comer. Houve associação negativa em relação a iogurte e sobremesas lácteas.

O estudo aponta possíveis causas para a associação entre câncer colorretal e alimentos ultraprocessados: composição rica em açúcar adicionado, óleos/gorduras e amido refinado dos alimentos; deficiência de nutrientes e compostos bioativos como fibras, cálcio e vitamina D; e presença de aditivos alimentares, como emulsificantes dietéticos e adoçantes artificiais. Estes alteram de maneira negativa a composição da microbiota intestinal e aumentam o potencial pró-inflamatório do mesmo, promovendo a carcinogênese do cólon, que pode propiciar a formação de potenciais cancerígenos. Além disso, contribuem para o aumento do risco de ganho de peso e obesidade.

Referência:

Wang L, Du M, Wang K, Khandpur N, Rossato S L, Drouin-Chartier J et al. Association of ultra-processed food consumption with colorectal cancer risk among men and women: results from three prospective US cohort studies BMJ 2022; 378 :e068921 doi:10.1136/bmj-2021-068921

Leia também:

Risco de câncer colorretal é associado ao excesso de peso ao longo da vida

Uso de antibióticos aumenta o risco de câncer colorretal

Como anda a sua alimentação? Pesquisa relaciona alimentos ultraprocessados a maiores riscos de demência

Alimentos ultraprocessados aumentam em 45% o risco de obesidade em adolescentes






Denunciar publicação
    000

    Indicados para você