Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Ampliação do Teste do Pezinho: um ano depois, doenças a serem investigadas na rede pública sobem para 53

Ampliação do Teste do Pezinho: um ano depois, doenças a serem investigadas na rede pública sobem para 53
Academia Médica
jun. 3 - 2 min de leitura
000

A Lei 14.154, que amplia o número de doenças diagnosticáveis pelo teste do pezinho na rede pública de saúde Brasil, entrou em vigor em 27 de maio de 2022, mas a implementação deve seguir cinco etapas. Sancionada em maio de 2021, a lei aumenta de seis para 53 diagnósticos através do teste. A mudança exige equipamentos e profissionais capacitados, a partir de portaria de regulação do Ministério da Saúde.

Com a nova lei, o teste passa a incluir o diagnóstico de toxoplasmose. Grande parte da população não realiza nos bebês a ampla testagem pelo alto custo. Quando aprovada a lei, o teste ampliado foi integrado ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

No Distrito Federal, o teste do pezinho ampliado na rede pública é garantido por lei há dez anos. Além de aumentar a chance de uma vida saudável para a criança, o diagnóstico precoce tem impacto direto no orçamento público, uma vez que diminui as chances de internação. E em Minas Gerais, o Estado começou a fazer o exame mais completo em janeiro de 2022, por decisão da Secretaria Estadual de Saúde.

Segundo a lei, a determinação de doenças a serem investigadas pelo teste do pezinho será submetida a revisões periódicas, com embasamento em evidências científicas, levando em consideração os benefícios do rastreamento, do diagnóstico e do tratamento precoce, com prioridade para as doenças mais prevalentes no País, e com protocolo de tratamento aprovado e tratamento incorporado no Sistema Único de Saúde (SUS).

Além disso, a lei determina que, durante os atendimentos de pré-natal e de puerpério imediato, os profissionais de saúde devem informar à gestante e aos acompanhantes sobre a relevância do teste do pezinho e eventuais diferenças entre os tipos disponibilizadas no SUS e na rede privada de saúde.

Fontes

https://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2022/05/27/lei-que-amplia-exames-do-teste-do-pezinho-entra-em-vigor-mas-medida-ainda-nao-saiu-do-papel.ghtml

https://pebmed.com.br/sancionada-lei-para-ampliacao-do-teste-do-pezinho-pelo-sus/#:~:text=Em%2026%20de%20maio%20de,de%20Triagem%20Neonatal%20(PNTN)


 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você