Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Aplicativos Médicos - Apgar

Aplicativos Médicos - Apgar
Fernando Carbonieri
set. 22 - 3 min de leitura
000

Escala ou Índice de Apgar é um teste desenvolvido pela Dra. Virginia Apgar, médica norte-americana, que consiste na avaliação de 5 sinais objetivos do recém-nascido no primeiro, no quinto e no décimo minuto após o nascimento, atribuindo-se a cada um dos sinais uma pontuação de 0 a 2, sendo utilizado para avaliar as condições dos recém-nascidos. Os sinais avaliados são: freqüência cardíaca, respiração, tónus muscular, irritabilidade reflexa e cor da pele. O somatório da pontuação (no mínimo zero e no máximo dez) resultará no Índice de Apgar e o recém-nascido será classificado como sem asfixia (Apgar 8 a 10), com asfixia leve (Apgar 5 a 7),com asfixia moderada (Apgar 3 a 4) e com asfixia grave: Apgar 0 a 2.

No momento do nascimento, este índice é útil como parâmetro para avaliar as condições do recém-nascido e orientar nas medidas a serem tomadas quando necessárias. As notas obtidas nos primeiro e quinto minutos são registradas no “Cartão da Criança” e nos permitem identificar posteriormente as condições de nascimento desta criança (se ela nasceu sem asfixia ou com asfixia leve, moderada ou grave).

Dada a devida importância do Score, e a correria provocada por um nascimento em más condições, a mensuração e registro do Apgar pode ser negligenciada. o que não pode acontecer. Lembre-se... o prontuário é sempre o seu melhor amigo.

Com o intuito de melhorar a mensuração e a qualidade do registro, um grupo de médicos desenvolveu este simples aplicativo que pode auxiliar médicos, acadêmicos e outros profissionais que participem da assistência ao parto.Este aplicativo foi desenvolvido por médicos pediatras, com intuito de tornar rápida e fácil a classificação de APGAR em partos realizados por outros profissionais da saúde.

A Escala de Apgar é amplamente utilizado para avaliação das condições do recém nascido e orientação nas condutas a serem tomadas quando necessárias.

As notas obtidas no 1º e 5º minutos devem ser anotadas e poderão ser muito úteis posteriormente, pois definem as condições de nascimento de cada criança.

Todos os critérios estão listados na mesma tela. Basta selecioná-los e o Escore de Apgar é calculado. Se houver alteração no 5º minuto, basta fazer a modificação e o cálculo é feito novamente.

Telas:

Screenshot_2014-09-22-16-30-10 Screenshot_2014-09-22-16-30-33 Screenshot_2014-09-22-16-30-41

Prós :

  • Aplicativo em portugues
  • Gratuito
  • Extremamente simples
  • Sem propaganda

Contras:

  • Uma indicação da literatura de base cairia muito bem

Download para Android

googleplay

 

Não foi encontrado uma versão do mesmo app para ios. aqui há uma opção não testada e gratuita, que você pode fazer o  download a seguir:

appstoreComo não testamos ainda, deixe sua opinião a seguir

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você