Aplicativos médicos - Optic Nerve
[editar artigo]

Aplicativos médicos - Optic Nerve

nervo optico escavação

Aplicativos médicos - Optic Nerve

Ao analisar alguns dos novos aplicativos médicos (feitos por médicos) observamos uma tendência bastante promissora. Os novos apps vem com o intuito de auxiliar e documentar melhor os exames diagnósticos complementares. Hoje trazemos um app que promete auxiliar na avaliação do médico na papilografia e no exame físico do nervo óptico.

A papilografia é o registro fotográfico da papila ou disco óptico para avaliação de sua forma, contorno, tamanho, coloração e escavação. É útil em suspeita de glaucoma e em acompanhamento de pacientes com diagnóstico de glaucoma ou doenças do nervo óptico.

É nessa linha que o app Optic Nerve funciona de forma exemplar. Essa iniciativa da Start-up gaúcha MPS Saúde cumpre a promessa de melhorar a qualidade das informações decorrentes do exame do nervo óptico no glaucoma.

Funciona tanto como um check list para o médico examinador, quanto um documentador do exame. Um dos criadores do programa, o oftalmologista Fabio Lavinsky, explica:

tela

"O histórico do app se propunha a  ser uma ferramenta que dissesse automaticamente se o nervo respeita a regra ISNT (inferior maior que superior que nasal e que temporal...) , após criarmos o check-list com questões baseadas em evidências da literatura vimos que o app acabou sendo mais abrangente pois possuía todas as perguntas relevantes (baseadas em evidência) relacionadas ao exame físico do nervo. Assim, trocamos o nome para optic nerve. A escavação pode ser medida horizontal e vertical na ponta do dedo. No final, é gerado um focumento que pode ser enviado por e-mail e impresso.

As anotações nos prontuários normalmente são muito pobres, normalmente contem apenas a escavação (isso no mundo inteiro). O app visa elevar o exame físico ao patamar que merece, ser a principal ferramenta de acompanhamento. "

 "

Como o aplicativo funciona?

  • Fotografe ou coloque a foto do nervo óptico no seu iphone, ou então utilize a solução sem foto e baseada apenas no exame físico;;
  • Responda se a foto é relativa ao olho esquerdo ou direito;
  • Meça as rimas do nervo segundo a regra ISNT, utilizando os parâmetros do aplicativo;
  • Responda ao check list e determine a impressão clinica final (glaucoma, suspeito de glaucoma, normal e outras patologias).
  • Gere um relatório e imprima o exame exatamente como é preconizado.
  • Prós

    • Melhora a qualidade do exame do nervo óptico no Glaucoma
    • Aumenta a velocidade e a qualidade da informação da documentação do exame, diminuindo a perda de tempo com a burocracia
    • Único aplicativo que se propõe a avaliar e documentar o estado do nervo óptico desta forma
    • Custo irrisório para tamanha especificidade
    • Só tem utilidade para médicos.

    Contras

    • Necessidade de fazer o upload das fotos para o seu gadget, se assim você desejar

    Baixe para seu Gadget (Iphone, Ipad ou Ipod)

    iphone app store

    Fernando Carbonieri
    Fernando Carbonieri Seguir

    Inovação é sua forma de exercer a medicina. Em 2012 criou a Academia Médica, comunidade dedicada a "FALAR O QUE A FACULDADE ESQUECEU DE NOS CONTAR". Membro Comissão do Médico Jovem do CFM, Palestrante, Hacking Health Curitiba e Brasil

    Continue lendo!

    Cadastre-se gratuitamente e tenha acesso
    aos conteúdos exclusivos.

    Entrar
    Indicados para você