Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Aplicativos Médicos - Whitebook: Guia de prescrição médica

Aplicativos Médicos - Whitebook: Guia de prescrição médica
Fernando Carbonieri
jul. 8 - 7 min de leitura
000

Aplicativos Médicos - Whitebook: Guia de prescrição médica

Um médico não é nada sem sua caneta e seu receituário. Não importa quantos exames ele peça, ou se ele utiliza de ferramentas das marcas mais prestigiadas, no fim das contas toda a ação, instrução e resolutividade para um agravo será dado pelo médico e sua prescrição.

É na prescrição que podemos encontrar alguns obstáculos. Se a receita médica não estiver corretamente redigida ou preenchida de acordo com as normas do CFM, nossos pacientes podem não conseguir dar resolutividade para o motivo que os fez procurar pelo médico. As peculiaridades dos diferentes tipos de receitas médicas devem ser entendidas e respeitadas por todos os profissionais de saúde. Sendo o médico o prescritor, ele tem de dar o exemplo.

Conhecer como funciona cada tipo de receituário (simples, simples carbonado, B1, B2, C1, C2 e prescrição hospitalar).

Além das inúmeras regras, por vezes esquecemos de alguma medicação, sua dosagem por Kg, posologia e via de administração. Por vezes precisamos de algo para consultar, sendo a internet o mais usado pelos médicos.

Além da parte burocrática, precisamos conhecer todos os medicamentos disponíveis na rede pública, seus preços e as alternativas presentes na indústria, assim como sua ordem de escolha para o uso em determinadas patologias. Suas doses ajustada para crianças, ou para o peso, ou para pacientes com insuficiência renal. Sabendo desse complicado dilema diário do médico, a startup carioca, PEBmed Apps criou o Whitebook - Guia de Prescrição .

Lançado a mais de um ano, o aplicativo funciona muito bem no auxílio deste cenário que envolve o médico, a sua caneta e seu receituário. O Guia de Prescrição é, portanto, um material desenvolvido por médicos para facilitar o dia-a-dia de seus colegas de profissão. Com uma interface simples e funcional, agrega diversas funções essenciais de se ter "no bolso" nos mais diversos contextos clínicos. É um guia de prescrição médica que me ajudou muito neste pouco tempo de formado.

Sua funcionalidade é em muito aumentada para estudantes que estão no internato, médicos recém formados, residentes e para aqueles que por vez ou outra necessitam prescrever algum medicamento que não é da sua rotina diária.

Utilizei o Choque hemorrágico para exemplificar o que

Choque hemorrágicochoque 4 choque 3 choque 2

Guia de Prescrições: O amplo guia de prescrições conta com mais de 100 modelos de prescrições comentadas, incluindo os seguintes:

  •  Cardiologia: Bradiarritmias, HAS; Discrasia por anticoagulante, Dissecção Aórtica; EAP Hipertensivo e não-hipertensivo; FA; ICC descompensada, Intoxicação Digitálica e por Warfarin; Insuficiência cardíaca aguda, Pericardite, Pseudocrise Hipertensiva,  SCA, CSST ou SSST; TVP;
  •  Cirurgia: Colecistite; Obstrução Intestinal Aguda; Pré e pós-operatórios abdominal, PO torácico e Pós Paratireoidectomias
  •   Endocrinologia: Tireotoxicose; Cetoacidose/EHH; DM; Coma Mixedematoso, DM insulido dependente, insuficiência adrenal
  •   Gastroenterologia: Cirrose Hepática, Colite Pseudomembranosa; Diarréia Infecciosa; Pancreatite Aguda; Hemorragia Digestiva Alta;Hemorragia digestiva varicosa PBE/Encefalopatia hepática; Hepatite B, Hep-C, Hepatopatia alcoolica, Pancreatite aguda, Peritonite bacteriana espontânea.
  •  Ginecologia e Obstetrícia: Abortamento; abuso sexual, anticoncepção hormonal, Pré-natal; Hemorragia pós-parto; Mastite; Pré-Eclâmpsia; Trabalho de Parto Prematuro, reposição hormonal;
  •  Infectologia: Mordedura; Acidente Perfurocortante; artrite séptica, Dengue, HIV, Infecção de Pele e Partes Moles; ITU; Sd. Febril; Sepse;
  •  Nefrologia: Doença renal crônica , DHE; Nefrolitíase; Rabdomiólise; Sd. Nefrótica;hipo e hiper calemia calcemia e natremia
  • Neurologia: AVE isquemico e hemorrágico; Crise Convulsiva; Cefaleia; Tonteira; Delirium; Hipertensão intracraniana, Meningite; TCE; Guillian-Barré, Trombose venosa encefálica
  • Otorrino e Oftalmologia: Glaucoma agudo, Epistaxe, Faringoamigdalites, Otite média no adulto, Rinite Alérgica, Rinossinusite, Síndrome vestibular aguda
  •  Pediatria: Anafilaxia; Asma; Desnutrição; Diarréia; Hidratação; Doença de Kawasaki; Meningite; OMA; PTI; Sd. Torácica Aguda; Sd. Febril Aguda; Sd. Nefrítica; Prematuridade; Pneumonia, Sindrome Febril; Síndrome nefrítica, TB, Prematuridade, Prevenção de anafilaxia.
  •  Pneumologia: Asma; Broncoespasmo grave, Crise asmática, DPOC; Hemoptise; Pneumocistose; Tuberculose Pulmonar;; Pneumonia no Adulto.
  •  Reumatologia: Artrite Reumatóide; Lúpus Eritematoso Sistêmico;
  •  Preparo para exames, queixas ambulatoriais e suporte ao paciente crítico.
  • Toxicologia: Abuso de Álcool; Acidente Ofídico; Anafilaxia; Intoxicação por Carbamato; Sd. Abstinência;
  • Prescrições ambulatoriais: Anemia; Ansiedade; Asma; Cefaléia; Conjuntivites; Contratura Muscular; Diarréia, Dermatite de contato; Desmame de corticoidde, Diabetes Mellitus, Disfunção erétil, Dislipidemia; Doença arterial periférica; Dor Crônica; DPOC; Escabiose e pediculose; Estomatite Aftosa; Glaucoma; Gripe e resfriado; HPB; HAS; Hiper e hipotireoidismo; Indigestão e Constipação; Intertrigo; Insônia; Insuficiência Venosa; Onicomicose; Osteoporose; Parasitoses Intestinais; Soluço; Tonteira; Tosse; Xeroftalmia.
  • Reumatologia: AR; Lupus; Pulsoterapia; Síndrome do dedo azul
  • Suporte ao Paciente Grave: Choques, Controle glicemico; paliativo; Cuidados pós-PCR; Doação de órgãos; Estado Agônico; Hemoterápicos; Hipotermia; Neutropenia febril; politrauma; Quimio; sedação; sepse grave; Síndrome de lise Tumoral; Ventilação mecânica.

As prescrições médicas são acompanhadas de calculadora integrada que permite o cálculo rápido de posologias de drogas para o peso de seu paciente. Além de calculadoras exclusivas para conversão de unidades e cálculos de infusão contínua, fundamentais para a prática de terapia intensiva. Além orientar quanto as medicações a serem utilizadas nos agravos mais frequentes, o aplicativo possui uma seção de extras que orientam quanto a parte legal, burocrática e propedêutica da prescrição médica.

  •  Evolução: ambulatório, enfermaria e CTI;
  •  Direito médico: orientações ao prescritor; 
  •  Guia DIP: Para complementar as prescrições, o aplicativo conta com um guia exclusivo de terapêutica antimicrobiana/antiparasitária específica. 
  •  Orientações aos Pacientes: para as queixas ambulatoriais mais frequentes; 
  •  Manuais de Manejo Clínico: Guia de anticoagulação, nutrição e dieta, e controle da dor; 
  •  Medicamentos da Farmácia Popular: lista de apresentações e preço médio.

Como recurso extra, o Whitebook conta com uma lista de medicamentos disponíveis e preços do programa “Farmácia Popular” do SUS, ferramenta fundamental para a prática ambulatorial em unidades do SUS ou em hospitais filantrópicos.

Prós

OK Aplicativo em português.
OKA interatividade é um ponto forte. No meio do texto você encontra as calculadoras para ajuste de doses, tanto para o peso quanto para a função renal.
OKObjetivo: o aplicativo foi feito para quem sabe diagnosticar. A partir dessa premissa básica ele fornece a conduta terapêutica
OKFidedigno: o app segue os principais guidelines atualizados para os agravos mais frequentes, tanto para atenção básica, quanto para a atenção hospitalar terciária.

Contras

XAplicativo pago

Baixe o app na Apple Store ou no Google Play

appstoregoogleplay


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você