[ editar artigo]

Aplicativos Médicos - Whitebook: Guia de prescrição médica

Aplicativos Médicos - Whitebook: Guia de prescrição médica

Aplicativos Médicos - Whitebook: Guia de prescrição médica

Um médico não é nada sem sua caneta e seu receituário. Não importa quantos exames ele peça, ou se ele utiliza de ferramentas das marcas mais prestigiadas, no fim das contas toda a ação, instrução e resolutividade para um agravo será dado pelo médico e sua prescrição.

É na prescrição que podemos encontrar alguns obstáculos. Se a receita médica não estiver corretamente redigida ou preenchida de acordo com as normas do CFM, nossos pacientes podem não conseguir dar resolutividade para o motivo que os fez procurar pelo médico. As peculiaridades dos diferentes tipos de receitas médicas devem ser entendidas e respeitadas por todos os profissionais de saúde. Sendo o médico o prescritor, ele tem de dar o exemplo.

Conhecer como funciona cada tipo de receituário (simples, simples carbonado, B1, B2, C1, C2 e prescrição hospitalar).

Além das inúmeras regras, por vezes esquecemos de alguma medicação, sua dosagem por Kg, posologia e via de administração. Por vezes precisamos de algo para consultar, sendo a internet o mais usado pelos médicos.

Além da parte burocrática, precisamos conhecer todos os medicamentos disponíveis na rede pública, seus preços e as alternativas presentes na indústria, assim como sua ordem de escolha para o uso em determinadas patologias. Suas doses ajustada para crianças, ou para o peso, ou para pacientes com insuficiência renal. Sabendo desse complicado dilema diário do médico, a startup carioca, PEBmed Apps criou o Whitebook - Guia de Prescrição .

Lançado a mais de um ano, o aplicativo funciona muito bem no auxílio deste cenário que envolve o médico, a sua caneta e seu receituário. O Guia de Prescrição é, portanto, um material desenvolvido por médicos para facilitar o dia-a-dia de seus colegas de profissão. Com uma interface simples e funcional, agrega diversas funções essenciais de se ter "no bolso" nos mais diversos contextos clínicos. É um guia de prescrição médica que me ajudou muito neste pouco tempo de formado.

Sua funcionalidade é em muito aumentada para estudantes que estão no internato, médicos recém formados, residentes e para aqueles que por vez ou outra necessitam prescrever algum medicamento que não é da sua rotina diária.

Utilizei o Choque hemorrágico para exemplificar o que

Choque hemorrágicochoque 4 choque 3 choque 2

Guia de Prescrições: O amplo guia de prescrições conta com mais de 100 modelos de prescrições comentadas, incluindo os seguintes:

  •  Cardiologia: Bradiarritmias, HAS; Discrasia por anticoagulante, Dissecção Aórtica; EAP Hipertensivo e não-hipertensivo; FA; ICC descompensada, Intoxicação Digitálica e por Warfarin; Insuficiência cardíaca aguda, Pericardite, Pseudocrise Hipertensiva,  SCA, CSST ou SSST; TVP;
  •  Cirurgia: Colecistite; Obstrução Intestinal Aguda; Pré e pós-operatórios abdominal, PO torácico e Pós Paratireoidectomias
  •   Endocrinologia: Tireotoxicose; Cetoacidose/EHH; DM; Coma Mixedematoso, DM insulido dependente, insuficiência adrenal
  •   Gastroenterologia: Cirrose Hepática, Colite Pseudomembranosa; Diarréia Infecciosa; Pancreatite Aguda; Hemorragia Digestiva Alta;Hemorragia digestiva varicosa PBE/Encefalopatia hepática; Hepatite B, Hep-C, Hepatopatia alcoolica, Pancreatite aguda, Peritonite bacteriana espontânea.
  •  Ginecologia e Obstetrícia: Abortamento; abuso sexual, anticoncepção hormonal, Pré-natal; Hemorragia pós-parto; Mastite; Pré-Eclâmpsia; Trabalho de Parto Prematuro, reposição hormonal;
  •  Infectologia: Mordedura; Acidente Perfurocortante; artrite séptica, Dengue, HIV, Infecção de Pele e Partes Moles; ITU; Sd. Febril; Sepse;
  •  Nefrologia: Doença renal crônica , DHE; Nefrolitíase; Rabdomiólise; Sd. Nefrótica;hipo e hiper calemia calcemia e natremia
  • Neurologia: AVE isquemico e hemorrágico; Crise Convulsiva; Cefaleia; Tonteira; Delirium; Hipertensão intracraniana, Meningite; TCE; Guillian-Barré, Trombose venosa encefálica
  • Otorrino e Oftalmologia: Glaucoma agudo, Epistaxe, Faringoamigdalites, Otite média no adulto, Rinite Alérgica, Rinossinusite, Síndrome vestibular aguda
  •  Pediatria: Anafilaxia; Asma; Desnutrição; Diarréia; Hidratação; Doença de Kawasaki; Meningite; OMA; PTI; Sd. Torácica Aguda; Sd. Febril Aguda; Sd. Nefrítica; Prematuridade; Pneumonia, Sindrome Febril; Síndrome nefrítica, TB, Prematuridade, Prevenção de anafilaxia.
  •  Pneumologia: Asma; Broncoespasmo grave, Crise asmática, DPOC; Hemoptise; Pneumocistose; Tuberculose Pulmonar;; Pneumonia no Adulto.
  •  Reumatologia: Artrite Reumatóide; Lúpus Eritematoso Sistêmico;
  •  Preparo para exames, queixas ambulatoriais e suporte ao paciente crítico.
  • Toxicologia: Abuso de Álcool; Acidente Ofídico; Anafilaxia; Intoxicação por Carbamato; Sd. Abstinência;
  • Prescrições ambulatoriais: Anemia; Ansiedade; Asma; Cefaléia; Conjuntivites; Contratura Muscular; Diarréia, Dermatite de contato; Desmame de corticoidde, Diabetes Mellitus, Disfunção erétil, Dislipidemia; Doença arterial periférica; Dor Crônica; DPOC; Escabiose e pediculose; Estomatite Aftosa; Glaucoma; Gripe e resfriado; HPB; HAS; Hiper e hipotireoidismo; Indigestão e Constipação; Intertrigo; Insônia; Insuficiência Venosa; Onicomicose; Osteoporose; Parasitoses Intestinais; Soluço; Tonteira; Tosse; Xeroftalmia.
  • Reumatologia: AR; Lupus; Pulsoterapia; Síndrome do dedo azul
  • Suporte ao Paciente Grave: Choques, Controle glicemico; paliativo; Cuidados pós-PCR; Doação de órgãos; Estado Agônico; Hemoterápicos; Hipotermia; Neutropenia febril; politrauma; Quimio; sedação; sepse grave; Síndrome de lise Tumoral; Ventilação mecânica.

As prescrições médicas são acompanhadas de calculadora integrada que permite o cálculo rápido de posologias de drogas para o peso de seu paciente. Além de calculadoras exclusivas para conversão de unidades e cálculos de infusão contínua, fundamentais para a prática de terapia intensiva. Além orientar quanto as medicações a serem utilizadas nos agravos mais frequentes, o aplicativo possui uma seção de extras que orientam quanto a parte legal, burocrática e propedêutica da prescrição médica.

  •  Evolução: ambulatório, enfermaria e CTI;
  •  Direito médico: orientações ao prescritor; 
  •  Guia DIP: Para complementar as prescrições, o aplicativo conta com um guia exclusivo de terapêutica antimicrobiana/antiparasitária específica. 
  •  Orientações aos Pacientes: para as queixas ambulatoriais mais frequentes; 
  •  Manuais de Manejo Clínico: Guia de anticoagulação, nutrição e dieta, e controle da dor; 
  •  Medicamentos da Farmácia Popular: lista de apresentações e preço médio.

Como recurso extra, o Whitebook conta com uma lista de medicamentos disponíveis e preços do programa “Farmácia Popular” do SUS, ferramenta fundamental para a prática ambulatorial em unidades do SUS ou em hospitais filantrópicos.

Prós

OK Aplicativo em português.
OKA interatividade é um ponto forte. No meio do texto você encontra as calculadoras para ajuste de doses, tanto para o peso quanto para a função renal.
OKObjetivo: o aplicativo foi feito para quem sabe diagnosticar. A partir dessa premissa básica ele fornece a conduta terapêutica
OKFidedigno: o app segue os principais guidelines atualizados para os agravos mais frequentes, tanto para atenção básica, quanto para a atenção hospitalar terciária.

Contras

XAplicativo pago

Baixe o app na Apple Store ou no Google Play

appstoregoogleplay

Academia Médica
Fernando Carbonieri
Fernando Carbonieri Seguir

Empreendedor serial em saúde com cases de transformação digital reais que já impactam milhões de vidas. Crio uma arena de discussões para que o conhecimento seja compartilhado e construído para que a saúde e a medicina evoluam!

Ler conteúdo completo
Indicados para você