[ editar artigo]

Aplicativos para médicos - MemRise

Aplicativos para médicos - MemRise

Aplicativos para médicos - MemRise

Na medicina, um dos maiores fatores limitantes para atualização científica é a língua estrangeira, principalmente a língua inglesa. O baixo rendimento em línguas estrangeiras dificulta o acesso a periódicos médicos mais importantes e também ao aprendizado online, já que hoje várias disciplinas médicas já estão disponíveis em plataformas de aprendizado gratuito, como a Edx (www.edx.org), Coursera (www.coursera.org), Khan Academy (www.khanacademy.org) e Udacity (www.udacity.com).  Hoje, há diversos aplicativos disponíveis nas lojas virtuais da Google e Apple que permitem aprimorar o conhecimento das principais línguas estrangeiras. O Duolingo é o aplicativo atualmente mais utilizado, com mais de 10 milhões de downloads e ótima avaliação dos usuários. Este aplicativo utiliza a estratégia de gamificação (gamification, em inglês), que é a utilização de elementos e métodos de design de jogos em outros contextos, como o aprendizado.

Uma novidade neste ramo de aplicativos é o aplicativo Memrise. Numa primeira vista, o Memrise utiliza uma plataforma semelhante a do Duolingo, mas vai além ao utilizar de métodos mneumônicos para facilitar o aprendizado. Essa estratégia é bem útil para línguas com elementos gráficos, como o mandarim e japonês. O que faz desse aplicativo especialmente interessante para estudantes de medicina é que ele não se limita ao aprendizado de línguas. Ao clicar em +Tópicos, abrem opções para o aprendizado de outras áreas. Na opção "Profissões e Carreira", existem diversos minicursos na área médica, como anatomia e fisiologia e até um curso para todo o primeiro ano do curso de medicina. Você estabelece metas diárias de aprendizado e com a repetição de perguntas em períodos específicos, você acaba retendo as informações. O aplicativo é gratuito para download, com opção de assinatura. A versão gratuita permite utilizar praticamente todas as opções, sem restringir o bom uso de aplicativo.

Prós


OK Aplicativo gratuito, sem a necessidade de obter a versão paga
OK Ajuda veementemente o aprendizado de diversos conhecimentos
OK Gamifica o aprendizado, que o faz gravar mais facilmente os conhecimentos estudados.

Contras


X Aplicativo totalmente em inglês. Mas isso não é ruim de verdade, pois você acaba aprendendo a linguagem médica internacional com app.
X Versão para android é um pouco lenta.

Baixe o app na Apple Store ou no Google Play



appstoregoogleplay

Academia Médica
Getúlio Bernardo Morato Filho
Getúlio Bernardo Morato Filho Seguir

Médico Pediatra, com área de atuação em Medicina do Adolescente, e Médico do Esporte. Docente do Curso de Medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde.

Ler matéria completa
Indicados para você