Para os que me conhecem, eu não sou nenhum apple maniaco. Não tenho Apple nem como smart thing, mas, nem por isso, deixo de me encantar pelo o que a empresa apresenta de soluções para o mundo.
Ontem tivemos o lançamento da nova série "iQualquer coisa" no evento global da Apple, com o fantástico iWatch, que agora pode realizar eletrocardiogramas e diagnosticar arritmias. A marca, pela primeira vez, conta com certificação do FDA como dispositivo médico (post AQUI). Esse acontecimento foi mais um motivo para eu pesquisar o que mais a gigante de 1 Trilhão de Dólares está fazendo para a saúde.
Me deparei com o Apple Healthcare e, tudo aquilo que eu vinha dizendo nos últimos anos nas inúmeras palestras e conferências que participei, está a cada dia mais perto de ser realidade. Um hospital rodando o iOS em todos os seus devices e nos devices de seus clientes pode ser o ponto de apoio para um sistema de saúde 360º real.
São soluções para hospitais, Clínicas, empresas de Saúde Suplementar, pesquisa clínica e, principalmente, pacientes.
A transformação digital que a "Gigante Maçã" está proporcionando seria absurda se não estivessemos já tão integrados com o mundo digital. Hoje podemos realmente afirmar que não tratamos as possibilidades como ficção científica.
O exemplo acima é de um hospital de uma pequena cidade na pensilvânia. É realmente fantástico vislumbrar uma saúde tão transparente como o vídeo acima demonstra.
Como podemos observar ainda tem muito pouco feito para o centro cirúrgico. Aqui eu tenho o maior prazer de falar sobre a empresa do Anestesista Brasileiro Diógenes Silva, a Anestech, que poderá em breve ser integrada a todos aqueles sistemas de EHR que você viu no vídeo anterior. O próximo vídeo é um apanhado sobre anestesiologia 4.0 que o Diógenes produziu. Vale a pena ver como ele funciona.
O interessante são os resultados que a Anestech está colhetando e transformando em inteligência. Hoje de manhã recebi esse report deles sobre o uso de uma droga anestésica e o quanto o hospital pagou pela droga em um período de 37 dias.
O interessante de estudar essas atividades da Apple na Indústria da saúde é observar que ainda ha um espaço enorme para a criação de empresas que aumentem a confiabilidade dos dados intra e extra hospitalares. Isso pode ser feito em qualquer lugar do mundo pois as diferenças entre os sistemas de saúde permitem a criação de soluções individualizadas para culturas diferentes.
Ter um sistema em comum, rodando aplicativos diferentes, em gadgets presentes em todos os lugares do mundo e no bolso de todos os pacientes e médicos pode ser a chave da interoperabilidade, diminuição de gastos, aumento do bem estar e da segurança dos profissionais e pacientes.
Isso proporciona um terceiro ponto. Os gadgets da Apple podem ser uma importante ferramenta de coleta de dados para pesquisas médicas. O Research Kit é a plataforma base da apple para otimizar e melhorar a inteligência sobre a coleta de dados e seu processamento. Ainda com muito espaço para desenvolvimento para a plataforma, é um excelente caminho para criação de soluções nesse campo.
Estamos aqui para isso. Para te ajudar a desbravar esse mundo novo onde o médico e demais profissionais de saúde devem se envolver na criação das novas soluções.
Fique a vontade para usar a Academia Médica e a Health Innovation League para isso.
Um abraço a todos e até a próxima.
Referências:
Apple Healthcare
Anestech Innovation Rising
Health Innovation League - HIL