Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

As 12 inovações mais importantes em Saúde no ano de 2016

As 12 inovações mais importantes em Saúde no ano de 2016
Fernando Carbonieri
out. 25 - 8 min de leitura
000

As inovações em medicina acontecem todos os dias. Diferentemente dos outros textos que já veiculamos no Academia Médica, este iremos trazer as principais inovações da indústria de medicamentos e de hardwares que apareceram durante o ano de 2016.

Vacina para Dengue, finalmente - Sanofi-Pasteur

Sanofi Pasteur's Dengvaxia

A Dengue afeta em torno de 400 milhões de pessoas todos os anos. Transmitido pelo Aedes aegypti ela é um problema de saúde pública mundial, mas que se concentra principalmente nos países mais pobres. Ela causa febre, dores de cabeça severas e pode levar a morte na sua forma hemorrágica. Por volta de 40% da população mundial vive sob o risco da doença. Este ano, a Organização Mundial de Saúde começou a recomendar a vacina para a prevenção da Dengue. Aqui no Brasil, o paraná foi o primeiro Estado a colocar a vacina em seu calendário, de forma gratuita. A vacina em questão protege contra os 4 sorotipos do vírus e tem durabilidade de 20 anos. Os pesquisadores afirmam que se 20% da população se vacinar, o número de novos casos deve cair em 50% nos próximos 5 anos. Controlar a Dengue deve reduzir um custo de 9 Bilhões de Dólares gastos anualmente no mundo inteiro apenas com a doença.

Terapia para cessamento do uso de opióides - Braeburn Pharmacêuticals Probuphine Implant

probuphine implant

Perder uma ou duas doses durante o tratamento para a adição de opióides pode desencadear um relapso no uso das drogas. Uma vez debaixo da pele (assim como alguns anticoncepcionais), o implante de probuphina disponibiliza uma dose constante do medicamente durante 6 meses de tratamento. O medicamento é um derivado dos opióides que, em baixas doses, auxilia no controle dos sintomas decorrentes da retirada dos opióides. O implante acabou de receber a autorização do FDA para os pacientes que estão em recuperação da adição por opióides.

Amgen's IMLYGIC: Um vírus que combate o câncer

Amgen's IMLYGIC

Amgen

Sabemos ha muito tempo que os vírurs podem acionar o sistema imunde para atacar o câncer, mas modificar os vírus para que eles possam realmente fazer isso leva tempo. No fim de 2015 a IMLYGIC foi a primeira droga aprovada pelo FDA com esse mecanismo de ação. As implicações das modificações nos vírus podem auxiliam positivamente no tratamento do Melanoma e em tumores sólidos e ativam uma resposta inflamatória ao Câncer.

Stent cardíaco absorvível - Abbot

Abbott's Absorb

Abbott

Stents metálicos são usados frequentemente na cirurgia cardíaca, na imageologia intervencionista e na cirurgia vascular. Devido ao fato da persistência de um corpo estranho metálico a placa pode se formar novamente. O Absorb é um stent totalmente bioabsorvível que faz o mesmo papel na hora de tratar a oclusão arterial, mas dissolve-se completamente após algum tempo. Feito de um polímero de Poliactida, o dispositivo tem provas para ser comparado em eficácia com seu concorrente de metal nos testes clínicos.

Withings Termo - um termometro amigável

Withings Thermo thermometer

Sam Kaplan

Os termômetros caseiros demoram pelo menos 3 minutos para a correta leitura da temperatura corporal. O Thermo demora apenas 2 segundos para fazer mais de 4000 leituras com seus 16 sensores infravermelho, sem mesmo tocar a pele.

STAR: Robô autonômico para a reparação de tecidos - Children’s National Medical Center's

STAR autonomous robotic surgeon

Children's National Medical Center

O Smart Tissue Autonomous Robot (STAR) pode suturar as áreas mais difíceis do corpo humano: o intestino. Um sistema sensorial nas ferramentas presentes nos STAR reage a mínimas alterações de tensão e pressão, melhorando a precisão dos procedimentos robóticos. Nos testes com porcos, o STAR pode performar os espaçamentos das suturas melhor e mais precisamente que os médicos sem qualquer assistência robótica ou mesmo melhor que os procedimentos que utilizaram outros robôs cirúrgicos.

Stick on Skincare - Segunda pele do Olivo Labs

second skin olivo labs

Melanie Gonick/MIT

Queimaduras solares, rugas e descoloração da pele agora podem ser escondidas ou até prevenidas com esse polímero elástico. o Second Skin, ou XPL, pode ser aplicado diretamente sobre a pele como uma vestimenta. Ele mimetiza as propriedades das peles mais jovens, como a elasticidade. Pode ser usado inclusive como veículo para a aplicação de medicamentos ou cosméticos, sem que perca as propriedades devido a fricção diária.

Nima : detector de glúten de bolso

Nima gluten detector

Nima

Pessoas com doença celíaca normalmente precisam acreditar na palavra do cozinheiro a respeito da ausência de glúten em suas refeições. O Nima permite que os celíacos possam testar seus medicamentos por sí mesmos. Sensores presentes neste dispositivo do tamanho de um cartão são feitos para reagirem a valores ínfimos de glúten (20 partes por milhão), como preconiza o FDA para afirmar que uma comida é livre de glúten. No futuro a empresa afirma que poderá ampliar a detecção de alérgenos para outras antígenos alimentares, como amendoim. Custa atualmente 199 dólares.

Glucosímetro sem agulha: Abbott's FreeStyle Libre

Abbott's Freestyle Libre

Abbott

Pessoas com diabetes insulino dependente acabam espetando seus dedos mais de 10 vezes ao dia para checar a glicemia sérica. Um sensor pequeno que fica preso ao braço elimina a dor da espetada. O funcionamento do sistema decorre da inserção de um pequeno filamento abaixo da pele, que continuamente monitora a glicemia. A leitura é feita pelo smartphone do usuário que pode monitorar continuamente sua glicemia. As pessoas que utilizaram o dispositivo apresentaram 38% menos episódios de hipoglicemia.

Há duas versões do dispositivo. A profissional que deve ser utilizada sob a supervisão médica, já foi aprovada pelo FDA em Setembro, enquanto a que pode ser utilizada sem a supervisão dos médicos está sob revisão do  FDA.

Teste Rápido para ZICA do MIT - um teste para zica barato

MIT low-cost zika test

Courtesy of MIT

O Zica é uma ameaça pandêmica devido ao seu potencial de provocar defeitos na formação dos fetos em gestantes. Testes laboratoriais convencionais ainda necessitam de tecnologia laboratorial indisponível nas áreas rurais. Pesquisadores do MIT criaram um teste em papel que pode fornecer o resultado em 3 horas. Quando exposto a um sangue infectado pelo ZICA vírus, os pontos amarelos presentes no papel mudam de cor para o roxo. Os pesquisadores ainda acreditam que com a mesma abordagem, em breve poderão identificar outras doenças, como a malária.

Anestesia odontológica livre de agulhas - St. Renatus' Kovanaze Nasal Spray

Kovanaze nasal spray

Courtesy St. Renatus

A inoculação do anestésico, normalmente, é a pior parte do tratamento das cáries. Kovanaze faz a mesma função que a agulha só que pela cavidade nasal. Ao aspergir duas vezes a substância na cavidade nasal ipsilateral ao dente que deve ser tratado, faz o preenchimento da cavitação livre de dor.

Assistente de gotejamento de infusões: Shift Labs' DripAssist

Shift Labs' DripAssist: Simpler IV Control

Sam Kaplan

Em países em desenvolvimento ou em hospitais de campanha, enfermeir@s contam gota a gota a infusão de líquidos em uma veia. Bombas de infusão presentes nos hospitais são normalmente caras, grandes e requerem eletricidade. O DripAssist é um dispositivo sem fios, compacto, que monitora a qualidade da infusão utilizando apenas duas pilhas tamanho AA. Acoplado na parte proximal do equipo, o dispositivo de 10cm monitora o fluxo por apenas uma fração de uma bomba infusora. Nos EUA custa 395 dólares, enquanto a mais barata que achamos na internet (sem avaliar a qualidade) custa no mpinimo 3900 reais.

 Fonte: Popular Science

Denunciar publicação
    000

    Indicados para você