Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Avaliação do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (SAMU)

Avaliação do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (SAMU)
Academia Médica
mai. 27 - 2 min de leitura
010

A organização do trabalho, as relações socioprofissionais e condições de trabalho são fatores que compõem a Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho, para avaliação de risco potencial de dano à saúde ocupacional de diferentes categorias. No Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Fortaleza, Ceará, estes índices apresentaram índices críticos, que sinalizam um alerta para o risco de adoecimento.

Para melhoria nos três eixos fatoriais, recomenda-se que sejam efetivadas medidas. O estudo da saúde dos trabalhadores do SAMU desperta o interesse em função de peculiaridades referentes à estrutura física desse setor. Além disso, a dinâmica do processo de cuidar pode influenciar no processo saúde-doença desses profissionais.

Diante desse cenário, Regina Heloisa Maciel e equipe desenvolveram estudo com o objetivo de avaliar o contexto de trabalho no Samu da capital cearense, chegando aos índices apresentados.

Com o artigo Avaliação do contexto de trabalho do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, publicado no periódico Trabalho, Educação e Saúde, Regina e equipe observaram que más condições e falta de equipamentos podem ser geradoras de insegurança, uma vez que a precarização das condições de trabalho ocasiona adaptações e improvisações de materiais e de equipamentos.

Entre as medidas recomendadas no estudo, está a construção ou fortalecimento, nas instituições de saúde, de espaços de atenção emocional aos profissionais da saúde, para proporcionar a oportunidade de investigar as causas dos impactos nocivos em suas subjetividades e de tratamento a respeito das consequências de ser profissional da saúde no contexto do serviço pré-hospitalar móvel.

Fonte

MACIEL, Regina Heloisa et al. Avaliação do contexto de trabalho do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Trab. educ. saúde , Rio de Janeiro, v. 20, e00151177, 2022. Disponível em <http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462022000100511&lng=en&nrm=iso>. acesso em 26 de maio de 2022. Epub em 20 de maio de 2022.  https://doi.org/10.1590/1981-7746-ojs00151 .


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você