Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Bougie ou Stylet, qual o melhor para intubar pacientes graves na emergência?

Bougie ou Stylet, qual o melhor para intubar pacientes graves na emergência?
Academia Médica
dez. 15 - 4 min de leitura
000

Para adultos em estado crítico que são submetidos à intubação orotraqueal de emergência, a falha em intubar o paciente na primeira tentativa ocorre em até 20% dos casos e está associada a hipoxemia grave e parada cardiorrespiratória. No entanto, ainda permanece incerto se o uso de um introdutor de tubo traqueal mais flexível (“bougie”) aumenta a probabilidade de intubação bem-sucedida em comparação com o uso de um tubo endotraqueal mais rígido como o Stylet. Foi para elucidar essa questão que um grupo de pesquisadores realizou um ensaio clínico randomizado.

O estudo contou com mais de mil pacientes

O estudo Bougie ou Stylet em Pacientes Submetidos a Intubação de emergência (BOUGIE) foi um ensaio clínico randomizado multicêntrico que incluiu 1.102 adultos gravemente enfermos e que foram submetidos a intubação orotraqueal em 7 departamentos de emergência e 8 unidades de terapia intensiva nos EUA entre 29 de abril de 2019 e 14 de fevereiro de 2021. O desfecho primário foi a intubação bem-sucedida na primeira tentativa. O desfecho secundário foi a incidência de hipoxemia grave, definida como saturação periférica de oxigênio inferior a 80%.

80% dos pacientes foram intubados com sucesso na primeira tentativa

Entre os 1.106 pacientes randomizados, 1.102 (99,6%) completaram o ensaio e foram incluídos na análise primária (idade média de 58 anos e 41,0% dos pacientes eram mulheres).

A intubação bem-sucedida na primeira tentativa ocorreu em 80,4% no grupo bougie e em 83,0% no grupo Stylet. Um total de 58 pacientes (11,0%) no grupo bougie experimentou hipoxemia grave, em comparação com 46 pacientes (8,8%) no grupo Stylet.

A intubação esofágica ocorreu em 4 pacientes (0,7%) no grupo bougie e 5 pacientes (0,9%) no grupo estilete, o pneumotórax estava presente após a intubação em 14 pacientes (2,5%) no grupo bougie e 15 pacientes (2,7%) no grupo Stylet e lesão das estruturas orais, glóticas ou torácicas ocorreram em 0 pacientes no grupo do bougie e em 3 pacientes (0,5%) no grupo do Stylet (não esquecer da técnica utilizada pelo médico na hora de intubar o paciente - atenção para o basculamento).

Diante dos dados expostos no ensaio clínico randomizado, os autores concluíram que o uso de um bougie para intubação orotraqueal em adultos gravemente enfermos não aumentou significativamente a incidência de intubação bem-sucedida na primeira tentativa, em comparação com o uso de um tubo endotraqueal com Stylet. Não devemos esquecer que o treinamento e a experiência de um operador em realizar a intubação, em geral ou com um dispositivo específico, devem ter influenciado a probabilidade de uma intubação bem-sucedida na primeira tentativa.

E você, prezado leitor. Tem algum dispositivo preferido na hora de passar o famoso "tubo"? Conta para a gente nos comentários.

Médicos recém-formados, acadêmicos de medicina e aqueles que querem se atualizar na arte de intubar o paciente, não se esqueçam de conferir o nosso CURSO DE INTUBAÇÃO OROTRAQUEAL com a Dra Roberta Fittipaldi. Clique aqui e saiba mais"!

Artigos relacionados


Quer escrever?
Publique seu artigo na Academia Médica. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!


Referências

1. Driver BE, Semler MW, Self WH, et al. Effect of Use of a Bougie vs Endotracheal Tube With Stylet on Successful Intubation on the First Attempt Among Critically Ill Patients Undergoing Tracheal Intubation: A Randomized Clinical Trial. JAMA. Published online December 08, 2021. doi:10.1001/jama.2021.22002 ‌

Conteúdo traduzido e adaptado por Diego Arthur Castro Cabral


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você