Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Câncer: a importância da prevenção e orientação em tempos de pandemia

Câncer: a importância da prevenção e orientação em tempos de pandemia
Felipe Teles de Arruda
mai. 5 - 4 min de leitura
000

Prevenção e engajamento do paciente com o próprio cuidado são tão importantes quando o tratamento e a cura

Enquanto a curva de contaminação do novo coronavírus (COVID-19) não atinge uma velocidade considerada segura, os órgãos oficiais de Saúde recomendam o distanciamento social e medidas de prevenção. Porém, para quem já está com a imunidade baixa e o psicológico afetado, como os pacientes com câncer, a pandemia pode ser um monstro ceifador. Mas não é bem assim. É preciso mudar a forma como as pessoas lidam com essa nova doença e adotar medidas de prevenção, mantendo o bem estar e a continuidade do tratamento oncológico.

Essa é uma das principais recomendações que faço durante as imersões realizadas pelo projeto "Oncotour: Prevenir o Câncer é Melhor que Remediar", finalista no Prêmio Euro - Inovação em Saúde. Em muitos casos, o paciente com câncer em tratamento se encontra em uma situação de afastamento das atividades e relacionamentos sociais. Isso se deve, em parte, aos medicamentos e procedimentos como a radioterapia. Assim, temos uma pessoa que já está se sentindo isolada. Por isso, é preciso orientar familiares e pacientes sobre como se comportar diante da pandemia do coronavírus.

E mudar a forma como as pessoas lidam com as doenças, principalmente o câncer, é o objetivo central da equipe multidisciplinar que integra a Oncotour. O paciente oncológico precisa de cuidados específicos com relação à pandemia. Mas na questão psicológica, ele pode se valer das redes sociais e aplicativos de comunicação para manter o contato com amigos e familiares. A tecnologia, inclusive, pode ser um recurso para a comunicação entre médico e paciente.

No caso dos pacientes oncológicos, as principais recomendações de prevenção contra o coronavírus são:

  • Não interrompa seu tratamento oncológico
  • Caso haja suspeita de infecção, a consulta deve ser priorizada e o paciente, enquanto aguarda, precisa usar máscara cirúrgica e ficar em ambiente arejado
  • Se estiver na fase de seguimento, contate sua equipe médica para avaliar se é seguro adiar seus retornos para um período com menor disseminação do coronavírus
  • Evite contato com qualquer pessoa que tenha sintomas gripais, que esteja em investigação para possível infecção Covid-19, ou que tenha chegado do exterior (com ou sem sintomas gripais)
  • Se apresentar quadros como, febre, coriza, tosse seca, falta de ar, contate seu médico
  • Permaneça somente o tempo necessário em ambiente de clínicas e hospitais. Dentro do possível, evite contato físico direto, mesmo com o seu médico e a equipe de saúde
  • Só leve, no máximo, um acompanhante para um centro de tratamento oncológico. Essa pessoa não pode apresentar qualquer sintoma respiratório ou febre
  • Restrinja visitas hospitalares ao que for estritamente necessário

Prêmio Euro

O Oncotour é um dos finalistas do Prêmio Euro - Inovação na Saúde. O objetivo da premiação é reconhecer e incentivar a comunidade médica do Brasil na busca por soluções inovadoras em produtos, serviços e ações que resultem em ganhos potenciais e/ou efetivos para a qualidade de vida e bem-estar dos brasileiros.

O Prêmio Euro é exclusivamente voltado a médicos(as), devidamente registrados em seus conselhos regionais de medicina. Conheça outros projetos finalistas aqui.

 

Felipe Teles

Médico radioncologista do instituto do câncer de Curvelo - CRM 78977

 


Quer escrever?
Publique seu artigo na Academia Médica e faça parte de uma comunidade crescente de mais de 175 mil médicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da saúde. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você