Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Testes buscam avaliar capacidade dos cães em detectar câncer de mama

Testes buscam avaliar capacidade dos cães em detectar câncer de mama
Janine Diniz Fortuna
jun. 15 - 2 min de leitura
010

Diversas pesquisas indicam que o olfato dos cães é capaz de detectar tumores. O Institut Curie França está realizando uma série de testes para demonstrar a capacidade dos animais em identificar o câncer de mama.

O ensaio clínico científico, que teve início no ano de 2020, deve ser concluído em 2022. Chamado de KDog, ele envolve a participação de 450 mulheres (metade delas com a doença diagnosticada) e cinco cães – batizados de Nykios, Nougaro, Odin, Oups e Owen. Eles estão sendo treinados para detectar o câncer de mama apenas pelo cheiro do suor.  

“O Instituto Curie quer passar da prova de conceito ao método. Sabemos que o cão é capaz de farejar o câncer, mas será que ele pode fazê-lo de uma maneira constante e repetida? É isso que temos que demonstrar cientificamente”, disse o engenheiro e chefe do estudo Pierre Bauer, ao jornal diário francês Le Parisien.

Durante o teste, as mulheres não entram em contato com os cães. Os animais trabalham com compressas que as envolvidas mantêm nos seios durante a noite para carregá-los com suor. Os realizadores dizem que a ideia do estudo não é substituir as mamografias pelo teste com os cães, mas este poderia ser usado como pré-teste para pacientes que relutam em se submeter ao exame radiológico ou têm dificuldade de se submeter ao mesmo devido a isolamento geográfico.

Brasil

A iniciativa chega também ao Brasil, sendo liderada pelo responsável técnico e cinotécnico Leandro Lopes; pela médica oncologista Carla Ismael, presidente da Sociedade Franco Brasileira de Oncologia (SFBO); e pelo médico oncologista Christian Domenge, vice-presidente da SFBO. Na KDog Brasil, são utilizados cães das raças pastor holandês, pastor belga malinois e pastor alemão. A iniciativa tem como patrocinadora oficial a Royal Canin.

Referências:

https://bra.mars.com/not%C3%ADcias-e-histórias/press-releases/inedito-no-brasil-projeto-kdog-treina-caes-para-detectarem-mais?language_content_entity=pt-br

https://www.facebook.com/watch/?v=383549083830193 🐶

https://curie.fr

https://www.leparisien.fr/societe/sante/cancer-les-chiens-renifleurs-de-tumeurs-au-coeur-d-un-essai-clinique-21-02-2020-8264049.php

Leia também 

Cãoterapia pode reduzir a dor e a ansiedade dos pacientes de emergência

 

 

 

 

 


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você