Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Caso de poliomielite é detectado nos Estados Unidos depois de 30 anos

Caso de poliomielite é detectado nos Estados Unidos depois de 30 anos
Academia Médica
jul. 22 - 2 min de leitura
000

Nesta última quinta-feira (21), o Departamento de Saúde do estado de Nova York confirmou um caso de poliomielite no Condado de Rockland, subúrbio da cidade. Conforme o que foi divulgado em nota, o vírus pode ter se originado fora do país.

Consoante o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) esse é o primeiro caso de pólio nos Estados Unidos desde 1979. Além disso, em 1993, foi a última vez que o vírus foi trazido para dentro do país por viajantes com a doença.

Poliomielite no Brasil 

Em 5 de maio de 2022, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) emitiu uma nota alertando para o forte risco para o retorno da doença no país.  Segundo as autoridades da Fiocruz, a poliomelite pode retornar por vários motivos, sendo o principal deles a baixa cobertura vacinal.

Desde 2015, de acordo com a Fiocruz, a meta de vacinar  95% do público-alvo não é cumprida no Brasil.  Fernando Verani, pesquisador e epidemiologista da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), explica que o vírus da pólio é perigoso e de alta transmissibilidade, mais transmissível do que o Sars-CoV-2.

O epidemiologia ainda teme que o sistema de saúde brasileiro não consiga ser ágil para conter e reprimir a disseminação do vírus caso ele atinja novamente o país. 

"Se o vírus for reintroduzido e não houver uma notificação rápida do caso, podemos ter uma epidemia. Com as baixas coberturas vacinais que temos hoje, as crianças estão desprotegidas. Podemos ter centenas ou milhares de crianças paralíticas como consequência”, ressaltou o pesquisador da ENSP/Fiocruz. 

 

Artigos relacionados 

Poliomelite no Brasil: risco do retorno da doença é alto, alerta Fiocruz

"Nêmesis" de Philip Roth: ler em língua estrangeira, surtos de pólio e sentimentos de culpa

A vida de Frida Kahlo: a pólio, o acidente e a pintura como terapia

Referências 

  1. BRENDAN O'BRIEN (ed.). Primeiro caso de poliomielite em décadas é detectado em Nova York. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/primeiro-caso-de-poliomielite-em-decadas-e-detectado-em-nova-york/. Acesso em: 22 jul. 2022.
  2. BRUNA MARTINS OLIVEIRA (ed.). Poliomelite no Brasil: risco do retorno da doença é alto, alerta Fiocruz. Disponível em: https://academiamedica.com.br/blog/poliomelite-no-brasil-risco-do-retorno-da-doenca-e-alto-alerta-fiocruz. Acesso em: 22 jul. 2022.

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você