Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

ChatGPT apresenta bom desempenho em exame de licenciamento médico nos EUA

ChatGPT apresenta bom desempenho em exame de licenciamento médico nos EUA
Academia Médica
fev. 10 - 2 min de leitura
000

O ChatGPT vem se tornando cada vez mais popular. Na área da saúde, ele pode ter diversas aplicabilidades, sendo utilizado por profissionais médicos em diferentes cenários (clique aqui e confira algumas utilidades).

De acordo com estudo publicado na revista PLOS Digital Health, a eficácia das respostas apresentadas pelo sistema de inteligência artificial é tão precisa que faz com que ele quase possa ser aprovado no exame de licenciamento médico dos Estados Unidos, o United States Medical Licensing Examination (USMLE).

O desempenho do ChatGPT no USMLE foi testado em uma série padronizada e regulamentada de três exames (etapas 1, 2CK e 3), normalmente realizada por acadêmicos de Medicina e médicos em treinamento.  Foram removidas perguntas baseadas em imagens, sendo utilizadas 350 de 376 questões públicas disponíveis no USMLE de junho de 2022.

Sem qualquer auxílio humano, o ChatGPT obteve pontuação entre 52,4% e 75,0% nos três exames, sendo que o limite de aprovação a cada ano é de aproximadamente 60%. Segundo o estudo, o sistema também demonstrou 94,6% de concordância em todas as respostas geradas e produziu pelo menos um insight significativo para 88,9% delas.

O resultado confirma o potencial do ChatGPT no aprimoramento da educação médica e auxílio da prática clínica.

Referência:

Performance of ChatGPT on USMLE: Potential for AI-assisted medical education using large language models, PLOS Digital Health (2023). DOI: 10.1371/journal.pdig.0000198

Leia também:




Denunciar publicação
    000

    Indicados para você