Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Como a Telemedicina pode mudar a sua rotina de atendimento?

Como a Telemedicina pode mudar a sua rotina de atendimento?
Academia Médica
set. 28 - 4 min de leitura
000

A Telemedicina sempre foi um recurso indispensável para a área da saúde. Antes dos anos 50 a realidade que enfrentávamos era outra, muitos hospitais utilizavam televisões, telégrafos, telefones fixos e fax para estar mais próximo dos seus pacientes, e hoje, com o avanço da Telemedicina o cenário se transformou — é interessante pensar em como ela vem se introduzindo e ajudando os médicos a salvarem vidas, através dos seus recursos tecnológicos. 

A telemedicina em um passado não muito distante 

A necessidade dos profissionais da saúde em chegar de forma rápida até os seus pacientes não é de agora, sempre foi uma preocupação discutida — aproximação essa que foi evoluindo com o tempo, e que começou a ser mais perceptível de como essa tecnologia poderia auxiliar o mundo da Medicina mais do que imaginamos — em prognósticos positivos e contribuindo com soluções mais assertivas dos variados problemas de saúde. 

Introduzindo a relevância desse recurso, o contexto histórico da Medicina se dá ao fato de que sem a tecnologia a expectativa de vida dos pacientes era baixa, os procedimentos médicos e cirúrgicos, por exemplo, eram realizados com instrumentos que hoje consideramos obsoletos, antiquados mas que foram essenciais para chegarmos no conhecimento que temos hoje.

Transformação tecnológica: o que diferencia a Medicina dos séculos anteriores?

Embora a preocupação dos processos ágeis fossem reais, muitos profissionais ainda consideravam a Telemedicina uma conveniência. Com o cenário da COVID-19, entretanto, a Telemedicina deixou de ser apenas uma novidade, mas sim uma necessidade, tornando-se diferencial competitivo para médicos e empresas de saúde. 

Os benefícios são muitos, mas separamos os principais para você não deixar de acreditar que sim! Precisamos falar sobre a Telemedicina. Aliás, nunca mais iremos de deixar de falar sobre telemedicina.

Atendimento flexível em tempos de pandemia e maior alcance da população

Estamos acompanhando um cenário nada favorável, e mesmo diante das dificuldades causadas pelo Coronavírus. Os profissionais da saúde conseguem agir com mais flexibilidade para atender as pessoas que foram infectadas pelo vírus. Já passamos por outras pandemias em nossa história e o que aprendemos com isso?

Mesmo com as origens distintas das pandemias, podemos estudar o comportamento humano mediante a essas enfermidades, e chegar em uma conclusão que a semelhança entre os casos sociais, as mudanças no comportamento e a disseminação de informações falsas evidenciam. Quando olhamos para trás, fica fácil notar o quanto a medicina precisa da tecnologia para capacitação dos profissionais e para impedir que esse fenômeno possa impactar de forma ainda mais fatal à humanidade.

Integração de dados facilitando processos burocráticos 

Um dos principais benefícios da Telemedicina é a integração de dados e a possibilidade de usufruir das maravilhas da internet para: envio de laudos, economia com equipamentos de aluguéis, possibilidade de oferecer especialidades e exames de acordo com a necessidade dos pacientes. 

Todos esses pontos facilitam que os atendimentos sejam realizados em qualquer lugar, com as informações necessárias na mão. Além disso, contribui para oferecer ao paciente serviços de alta qualidade e diminui o risco de infecções hospitalares. 

Segurança

A Telemedicina se mostra útil e segura quando tratamos sobre dados dos pacientes. Uma das suas vantagens que é oferecer atendimento e laudos à distância é a segurança das operações, que somente os profissionais com validação e identificação podem acessar. Esse procedimento é realizado através de um software ou um site que possui login e senha, certificação e criptografia de conteúdo. 

E o que podemos aprender com isso? 

No Brasil, a Telemedicina ainda está em desenvolvimento comparado com outros países, mas já vem mudando a nossa realidade histórica das dificuldades e procedimentos tradicionais. E foi pensando nisso que a Academia Médica preparou um evento especial para você!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você