[ editar artigo]

Precisamos falar sobre Autismo

Precisamos falar sobre Autismo

Atualmente muito se debate sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), uma condição neuropsiquiátrica descrita há tempos pelo Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM), porém ainda existe muita desinformação sobre o tema. 

O TEA se caracteriza principalmente por interações sociais únicas, formas distintas de aprendizagem, dificuldades típicas de comunicação, entre outros fatores. Sua incidência é grande no mundo todo e independe de condição financeira ou gênero (Fonte: ONU).

Em nosso país, estima-se que mais de 2 milhões de brasileiros possuam o transtorno e falta de informações sobre o tema, bem como dificuldades de acesso ao tratamento, impactam negativamente no indivíduo e nas família envolvidas, dificultando o acesso e busca ao tratamento precoce, primordial ao quadro.

Para que sejam desenvolvidas campanhas anuais de conscientização sobre o autismo, a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu o dia 2 de abril como Dia Mundial de Conscientização do Autismo. 

Em 2012, foi sansionada a Lei nº 12.764 sobre os Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista – uma grande conquista para o país. A Lei instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e estabelece diretrizes para sua consecução (Fonte: Planalto).

É importante sempre buscar ajuda dos serviços de saúde e envolver toda a família nesse processo. Em nosso país existem profissionais capacitados, tanto na rede pública quanto na particular, para melhor atender as crianças e buscar o acompanhamento adequado para a questão. O início precoce do acompanhamento é recomendado para melhor seguimento do caso.  

Acompanhe abaixo um vídeo sobre o tema, exibido pela da TV Brasil:

 

 

Academia Médica
Eduardo Alcantara
Eduardo Alcantara Seguir

Médico Residente (R3) em Psiquiatria. Formação em Dependência Química pela USP-SP. Estudioso do comportamento humano e suas implicâncias na sociedade. Idealizador do I Congresso Paranaense Acadêmico de Psiquiatria. Membro-Fundador do GERP.

Ler matéria completa
Indicados para você