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Considerações sobre saúde mental e psicossocial durante o surto de COVID-19

Considerações sobre saúde mental e psicossocial durante o surto de COVID-19

A OMS e as autoridades de saúde pública de todo o mundo estão agindo para conter o surto de COVID-19. No entanto, momento críticos como esse podem gerar situações de estresse na população. Por isso, o Departamento de Saúde Mental e Uso de Substâncias da OMS desenvolveu um documento para apoiar o bem-estar mental e psicossocial durante o surto de COVID-19 a diferentes grupos.

Abaixo você confere a tradução livre deste documento.
Para acessá-lo na íntegra, clique aqui.

 

População geral

1. O COVID-19 afetou e provavelmente ainda vai afetar afete pessoas de muitos países, em muitas localizações geográficas. Não o vincule a nenhuma etnia ou nacionalidade. Seja empático com todos aqueles que são afetados, em e de qualquer país. As pessoas afetadas pelo Covid-19 não fizeram nada de errado e merecem nosso apoio, compaixão e bondade.

2. Não se refira às pessoas com a doença como "casos COVID-19", "vítimas" "famílias COVID-19" ou "doentes". Eles são “pessoas que têm COVID-19”, “pessoas que estão sendo tratadas por COVID-19”, “pessoas que estão se recuperando de COVID-19” e depois de se recuperar de COVID-19, sua vida continuará com seus trabalhos, famílias e amores. É importante evitar definir a identidade de uma pessoa pelo COVID-19, para reduzir o estigma.

3. Minimize assistir, ler ou ouvir notícias que fazem com que você se sinta ansioso ou angustiado; procure informações apenas de fontes confiáveis ​​e, principalmente, tome medidas práticas para preparar seus planos e proteger a si mesmo e a seus entes queridos. Procure atualizações de informações em horários específicos durante o dia, uma ou duas vezes. O repentino e quase constante fluxo de notícias sobre um surto pode fazer com que alguém se sinta preocupado. Obtenha os fatos; não os rumores e desinformação. Colete informações regularmente, no site da OMS e nas plataformas das autoridades locais de saúde, para ajudá-lo a distinguir fatos de rumores. Os fatos podem ajudar a minimizar os medos.

4. Proteja-se e seja solidário com os outros. Ajudar outras pessoas em seu momento de necessidade pode beneficiar a pessoa que recebe apoio e também o ajudante. Por exemplo, faça o check-in por telefone em vizinhos ou pessoas da sua comunidade que possam precisar de assistência extra. Trabalhar juntos como uma comunidade pode ajudar a criar solidariedade na abordagem do Covid-19.

5. Encontre oportunidades para amplificar histórias positivas e esperançosas e imagens positivas de pessoas locais que experimentaram o COVID-19. Por exemplo, histórias de pessoas que se recuperaram ou que apoiaram um ente querido e estão dispostas a compartilhar sua experiência.

6. Honre os cuidadores e profissionais de saúde que apoiam as pessoas afetadas pelo COVID-19 em sua comunidade. Reconheça o papel que desempenham para salvar vidas e manter seus entes queridos em segurança.

 

Profissionais de saúde

7. Para os profissionais de saúde, sentir-se pressionado é uma experiência provável para você e muitos de seus colegas. É bastante normal estar se sentindo assim na situação atual. Estresse e os sentimentos associados a ele não são de forma alguma um reflexo de que você não pode fazer seu trabalho ou que é fraco. Gerenciar sua saúde mental e bem-estar psicossocial durante esse período é tão importante quanto gerenciar sua saúde física.

8. Cuide-se neste momento. Tente usar estratégias úteis de enfrentamento, como garantir descanso e descanso suficiente durante o trabalho ou entre turnos, comer alimentos suficientes e saudáveis, praticar atividades físicas e manter contato com a família e os amigos. Evite usar estratégias inúteis de enfrentamento, como tabaco, álcool ou outras drogas. A longo prazo, isso pode piorar o seu bem-estar físico e mental. Este é um cenário único e sem precedentes para muitos trabalhadores, principalmente se eles não estiverem envolvidos em respostas semelhantes. Mesmo assim, o uso de estratégias que funcionaram para você no passado para gerenciar momentos de estresse pode beneficiar você agora. É mais provável que você saiba como aliviar o estresse e não deve hesitar em se manter psicologicamente bem. Isso não é um sprint; é uma maratona.

9. Infelizmente, alguns profissionais de saúde podem evitar a família ou a comunidade devido a estigma ou medo. Isso pode tornar uma situação já desafiadora muito mais difícil. Se possível, permanecer conectado com seus entes queridos, inclusive através de métodos digitais, é uma maneira de manter contato. Volte para seus colegas, seu gerente ou outras pessoas confiáveis ​​para obter apoio social - seus colegas podem estar tendo experiências semelhantes às suas.

10. Use maneiras compreensíveis de compartilhar mensagens com pessoas com deficiências intelectuais, cognitivas e psicossociais. Formas de comunicação que não dependem apenas de informações escritas devem ser utilizadas. Se você é líder ou gerente de uma unidade de saúde.

11. Saiba como fornecer suporte para as pessoas afetadas pelo COVID-19 e saiba como vinculá-las aos recursos disponíveis. Isso é especialmente importante para aqueles que necessitam de saúde mental e apoio psicossocial. O estigma associado a problemas de saúde mental pode causar relutância em buscar apoio para as condições de saúde mental e COVID-19. O Guia de Intervenção Humanitária mhGAP inclui orientação clínica para abordar as condições prioritárias de saúde mental e foi desenvolvido para uso por profissionais de saúde em geral.

 

Líderes de equipe ou gerentes em unidade de saúde

12. Manter todos os funcionários protegidos contra o estresse crônico e problemas de saúde mental durante essa resposta significa que eles terão uma capacidade melhor para desempenhar suas funções. Lembre-se de que a situação atual não desaparecerá da noite para o dia e você deve se concentrar na capacidade ocupacional de longo prazo, em vez de repetidas respostas a crises de curto prazo.

13. Garanta uma comunicação de boa qualidade e que as atualizações precisas de informações sejam fornecidas a todos os funcionários. Mude os trabalhadores das funções de maior estresse para menos estresse. Associe trabalhadores inexperientes com seus colegas mais experientes. O sistema de amigos ajuda a fornecer suporte, monitorar o estresse e reforçar os procedimentos de segurança. Assegure-se de que o pessoal de extensão entre na comunidade em pares. Iniciar, incentivar e monitorar as interrupções do trabalho. Implemente horários flexíveis para os trabalhadores diretamente afetados ou que tenham um membro da família afetado por um evento estressante. Garanta que seus colegas criem tempo a fim de fornecer apoio social um ao outro.

14. Se você é líder ou gerente de uma unidade de saúde, facilite o acesso e garanta que a equipe esteja ciente de onde eles podem acessar os serviços de saúde mental e de apoio psicossocial. Gerentes e líderes de equipe também estão enfrentando estresse semelhante ao de sua equipe e potencialmente pressão adicional no nível de responsabilidade de sua função. É importante que as disposições e estratégias acima estejam em vigor para trabalhadores e gerentes, e que os gerentes possam ser um modelo de estratégias de autocuidado para mitigar o estresse.

15. Oriente os responsáveis, incluindo enfermeiros, motoristas de ambulância, voluntários, identificadores de casos, professores e líderes comunitários e trabalhadores em quarentena, sobre como fornecer apoio emocional e prático básico para as pessoas afetadas que usam primeiros socorros psicológicos

16. Gerencie saúde mental urgente e queixas neurológicas (por exemplo, delírio, psicose, ansiedade ou depressão severa) em unidades de atendimento de emergência ou gerais. Talvez seja necessário empregar pessoal treinado e qualificado adequado nesses locais quando o tempo permitir, a capacidade da equipe geral de saúde em saúde mental e apoio psicossocial deve ser aumentada (consulte o Guia de Intervenção Humanitária mhGAP)

17. Garantir a disponibilidade de medicamentos psicotrópicos genéricos essenciais em todos os níveis de assistência à saúde. As pessoas que vivem com problemas de saúde mental a longo prazo ou convulsões epilépticas precisarão de acesso ininterrupto aos medicamentos, e a interrupção repentina deve ser evitada.

 

Prestadores de cuidados para crianças

18. Ajude as crianças a encontrar maneiras positivas de expressar sentimentos como medo e tristeza. Toda criança tem seu próprio jeito de expressar emoções. Às vezes, participar de uma atividade criativa, como brincar e desenhar, pode facilitar esse processo. As crianças sentem-se aliviadas se puderem expressar e comunicar seus sentimentos em um ambiente seguro e solidário.

19. Mantenha as crianças próximas aos pais e à família, se consideradas seguras para a criança, e evite separar as crianças e seus cuidadores o máximo possível. Se uma criança precisar ser separada de seu cuidador principal, assegure-se de que sejam oferecidos cuidados alternativos apropriados e que um assistente social, ou equivalente, acompanhe regularmente a criança. Além disso, verifique se, durante os períodos de separação, é mantido um contato regular com pais e responsáveis, como telefonemas ou videochamadas agendadas duas vezes ao dia ou outra comunicação apropriada à idade (por exemplo, mídias sociais dependendo da idade da criança).

20. Mantenha rotinas familiares na vida diária, tanto quanto possível, ou crie novas rotinas, especialmente se as crianças precisarem ficar em casa. Forneça atividades apropriadas para a idade das crianças, incluindo atividades para a sua aprendizagem. Na medida do possível, incentive as crianças a continuarem a brincar e socializar com os outros, mesmo que apenas dentro da família, quando aconselhados a restringir o contrato social.

21. Em tempos de estresse e crise, é comum que as crianças busquem mais apego e sejam mais exigentes com os pais. Discuta o COVID-19 com seus filhos de maneira honesta e apropriada. Se seus filhos tiverem preocupações, abordá-lospode aliviar sua ansiedade. As crianças observam o comportamento e as emoções dos adultos em busca de dicas sobre como gerenciar suas próprias emoções em momentos difíceis. Conselhos adicionais disponíveis aqui

 

Adultos mais velhos, prestadores de cuidados e pessoas com problemas de saúde subjacentes

22. Os adultos mais velhos, especialmente isolados e com declínio cognitivo / demência, podem ficar mais ansiosos, zangados, estressados, agitados e retraídos durante o surto / em quarentena. Fornecer apoio prático e emocional por meio de redes informais (famílias) e profissionais de saúde.

23. Compartilhe fatos simples sobre o que está acontecendo e forneça informações claras sobre como reduzir o risco de infecção em palavras que os idosos com / sem comprometimento cognitivo possam entender. Repita as informações sempre que necessário. As instruções precisam ser comunicadas de maneira clara, concisa, respeitosa e paciente. Também pode ser útil que as informações sejam exibidas por escrito ou em imagens. Envolver a família e outras redes de apoio no fornecimento de informações e na ajuda a praticar medidas de prevenção (por exemplo, lavagem das mãos etc.)

24. Se você tem uma condição de saúde subjacente, certifique-se de ter acesso a qualquer medicamento que esteja usando no momento. Ative seus contatos sociais para fornecer assistência, se necessário.

25. Esteja preparado e saiba com antecedência onde e como obter ajuda prática, se necessário, como ligar para um táxi, entregar comida e solicitar atendimento médico. Certifique-se de ter até 2 semanas de todos os seus medicamentos regulares que possa exigir.

26. Aprenda exercícios físicos diários simples para realizar em casa, em quarentena ou isolamento, para manter a mobilidade e reduzir o tédio.

27. Mantenha rotinas e horários regulares o máximo possível ou ajude a criar novos em um novo ambiente, incluindo exercícios regulares, limpeza, tarefas diárias, canto, pintura ou outras atividades. Ajude outras pessoas, por meio de apoio de colegas, verificação de vizinhos e assistência infantil a pessoal médico restrito em hospitais que lutam contra o COVID-19 quando for seguro. de acordo com os anteriores. Mantenha contato regular com os entes queridos (por exemplo, por telefone ou outros acessos).

 

Pessoas isoladas

28. Mantenha-se conectado e mantenha suas redes sociais. Mesmo quando isolado, tente ao máximo manter suas rotinas diárias pessoais ou criar novas rotinas. Se as autoridades de saúde recomendaram limitar seu contato social físico para conter o surto, você pode permanecer conectado por e-mail, mídia social, videoconferência e telefone.

29. Durante os períodos de estresse, preste atenção às suas próprias necessidades e sentimentos. Envolva-se em atividades saudáveis ​​que você goste e acha relaxante. Faça exercícios regularmente, mantenha rotinas regulares de sono e coma alimentos saudáveis. Mantenha as coisas em perspectiva. Agências de saúde pública e especialistas em todos os países estão trabalhando no surto para garantir a disponibilidade dos melhores cuidados às pessoas afetadas.

30. Um fluxo quase constante de notícias sobre um surto pode fazer com que alguém se sinta ansioso ou angustiado. Busque atualizações de informações e orientações práticas em horários específicos do dia nos profissionais de saúde e no site da OMS e evite ouvir ou seguir rumores que o deixem desconfortável.

 

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Juliana Karpinski
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Community Manager na Academia Médica, jornalista por formação e designer por paixão, cursa especialização em Gestão Estratégica e é acadêmica de Medicina na Universidade Federal do Paraná.

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