O Hospital Israelita Albert Einstein, em parceria com o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, através de seu curso online Coronavírus (COVID-19): Manejo dos Casos Suspeitos, fez o levantamento das recomendações para isolamento domiciliar de pacientes que tiveram seus casos confirmados, sendo estas:
Permanecer em isolamento domiciliar voluntário (em casa) durante 14 dias (a partir da data do inicio dos seus sintomas).
Procurar assistência médica imediata se piora clínica.
Mantenha distância dos demais familiares, permanecendo em ambiente privativo.
Mantenha o ambiente da sua casa com ventilação natural.
Utilizar a máscara cirúrgica descartável durante este período enquanto estiver sintomático respiratório na presença de outras pessoas, as quais devem ser trocadas quando estiverem úmidas.
Não frequentar a escola, local de trabalho ou locais públicos e só sair de casa em situações de emergência durante o isolamento utilizando máscara cirúrgica.
Cobrir o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar.
Higienizar as mãos frequentemente friccionando gel alcoólico por 20 a 30 segundos ou água e sabonete por 30 a 40 segundos.
Evitar tocar boca, olhos e nariz sem higienizar as mãos.
Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.
Após o descarte das máscaras cirúrgicas no domicílio, retirara o lixo imediatamente .
Observação: Para suspensão do isolamento respiratório domiciliar após os 14 dias de atestado, o paciente deve apresentar ao menos 72h de resolução da febre sem a utilização de antitérmicos e melhora dos sintomas respiratórios (Centers for Disease Control and Prevention - CDC).
Quer escrever?
Publique seu artigo na Academia Médica e faça parte de uma comunidade crescente de mais de 150 mil médicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da saúde. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!